Com mais de 250 casos de uso em operação em 100 clientes, Stefanini Group se destaca como parceira tecnológica orientada a resultados
Não é nenhum exagero dizer que a Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento no mundo da tecnologia. Tem sido assim desde novembro de 2022, quando o ChatGPT ganhou fama, e continuará assim por algum tempo.
Para o Gartner, cerca de 60% dos serviços de TI serão impulsionados por IA Generativa e hiperautomação até 2027 – o que levará a uma enorme aceleração da transformação digital e do uso de Inteligência Artificial.
Uma vez que 53% dos CEOs entrevistados pelo Gartner dizem que a jornada de transformação digital de seus negócios ainda está em seus primeiros passos, ainda há muito a avançar. Mas esse avanço não irá acontecer com sucesso se as empresas investirem em IA por causa do hype, com medo de ficar para trás.
Com a experiência de quem transformou seu negócio nos últimos 14 anos, quando passou a utilizar Inteligência Artificial, e que desde 2018 explora Large Language Models (LLMs), o Stefanini Group conta com mais de 100 clientes de diferentes setores utilizando soluções de IA desenvolvidas pelo grupo, em mais de 250 casos de Inteligência Artificial aplicada aos negócios.
Entre esses exemplos de sucesso, o grupo desenvolveu um projeto em parceria com um dos maiores bancos privados do Brasil, para que a instituição colocasse seus clientes no centro das decisões de negócios. O mesmo banco, em outra iniciativa, dobrou a meta de geração de receita com a comercialização de um novo produto e se posicionou como o principal canal de vendas de uma grande marca de tecnologia.
Já em uma instituição financeira 100% digital, o uso de IA Generativa diminuiu em cerca de 76% o tempo para realizar as demandas jurídicas. A automatização das tarefas permitiu uma execução rápida e eficiente do trabalho, resultando em uma redução de 45% na quantidade de comunicações relacionadas ao atendimento de ofícios e na elevação do NPS do banco.
Já para uma empresa de perfumaria e cosméticos, o uso de IA na campanha publicitária de relançamento de uma fragrância nostálgica no Brasil resultou em um engajamento significativo da comunidade: 42% acima da meta de desempenho em apenas 10 dias, com uma média de 17 produtos vendidos por minuto.
Com uma solução que abrange variáveis ambientais como a qualidade do ar e da água, além da detecção de incêndios florestais, o Stefanini Group ajudou uma empresa de mineração, por meio da análise de dados, tecnologia IoT e algoritmos de aprendizado de máquina, a reduzir o impacto ambiental negativo proveniente de eventos adversos na Amazônia.
Na mesma empresa, a coleta de dados em tempo real reduziu os deslocamentos em campo de 600 km para 200 km, diminuindo a exposição dos colaboradores a riscos. Se antes eram necessários 7 dias para coletar os dados de 35 estações, hoje as informações são atualizadas a cada 5 minutos. Com isso, a operação da empresa foi otimizada e a gestão ambiental se tornou mais eficiente, alinhada às melhores práticas mundiais de sustentabilidade.
Esses são exemplos que mostram que o uso de IA nas empresas pode ir muito além do hype – desde que os investimentos sejam feitos para solucionar problemas reais do negócio. “Uma tecnologia, qualquer que seja, não deve ser adotada por medo de perder oportunidades, e sim para trazer ganhos efetivos. É por isso que os executivos devem procurar parceiros que possam auxiliar em todo o processo“, explica Marco Stefanini.
Sobre o Stefanini Group
Stefanini Group é um grupo global de origem brasileira com 37 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo é reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua com um sólido portfólio de soluções que abrange Data & Analytics, Cibersegurança, Finanças, IA, Manufatura (Indústria), Marketing e Tecnologia. Presente em 41 países e com 38 mil colaboradores, o Stefanini Group é apontado como o grupo que mais cria valor internacional, segundo o Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.
IA Generativa: O novo aliado invisível que está transformando o e-commerce
Dynatrace apresenta novos recursos de análise de logs baseados em Inteligência Artificial
NVIDIA anuncia o Quantum Day, evento sobre Computação Quântica, que acontecerá no GTC 2025
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!