Este ambiente de compra, venda e crédito visa melhorar o relacionamento e o monitoramento da cadeia de fornecedores, assim como também dá a possibilidade de expansão da rede de suprimentos de uma companhia
Por Luciano Steinbruch
Manter uma rede de fornecedores eficiente, ampla, consistente e que opere de acordo com as políticas da empresa, sem deixar de realizar a sua gestão, sempre foi um desafio para as organizações que dependem de uma ampla cadeia de suprimentos.
Enquanto os softwares de gestão cuidam de todos os processos corporativos, na outra ponta, o gerenciamento da cadeia de fornecimento requer um controle paralelo que está intrinsicamente relacionado aos pagamentos dessa rede de suprimentos.
Essa gestão pode ser facilitada com a adoção de uma solução de e-procurement, um sistema de negociação via internet que facilita o gerenciamento de compras e possibilita organizar, automatizar, otimizar e controlar riscos e performances, além de preço, prazo e qualidade.
Quando todos os envolvidos estão conectados, é possível que os fornecedores acompanhem os seus pagamentos e prazos a receber, muitas vezes estendido em até 180 dias, enquanto o comprador controla suas compras e seu fluxo de caixa.
Se essa relação envolve quem compra e quem vende, que tal unirmos a esse processo a antecipação dos recebíveis aos fornecedores com um modelo que elimina a burocracia e viabiliza a circulação do crédito financeiro? Este é um novo alvo das fintechs, que estão se moldando para unir suas ofertas às soluções de gestão, permitindo a criação de novas oportunidade para que as empresas, especialmente as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), tenham acesso a um capital de giro sem que necessite do tradicional excesso de trâmites administrativos.
Nesse novo ecossistema, o fornecedor pode antecipar, por meio de uma solução única de e-procurement vinculada a uma financeira, o valor que tem a receber.
Este ambiente de compra, venda e crédito visa melhorar o relacionamento e o monitoramento da cadeia de fornecedores, assim como também dá a possibilidade de expansão da rede de suprimentos de uma companhia.
Em posse desse crédito, os fornecedores podem ampliar sua produção, oferecer melhore preços à sua rede de compradores e até aumentar seu quadro de funcionários, ou seja, com o dinheiro circulando é possível impulsionar essas empresas e, consequentemente, a economia.
Essa nova modalidade pode mudar a cultura financeira no Brasil e transformar nosso sistema empresarial.
Iniciativas como essa de crédito competitivo visam apoiar as empresas de pequeno e médio portes, que são a principal engrenagem do nosso País, e tentam evitar uma ruptura ainda maior na produção após o cenário de retração da indústria e dos estoques vividos durante a pandemia.
É um modelo que eleva a relação entre quem compra e quem vende, permitindo uma gestão saudável para ambos os lados.
E todos saem ganhando.
Sobre a Z7F4
A Z7F4 é uma spin-off do grupo Focus IT, consultoria SAP especializada em sustentação e fornecimento de soluções complementares para o ERP alemão, junto com o Zemobank, fintech que possui infraestrutura de pagamentos completa e integrada aos ERPs, focada na distribuição de crédito.
A Z7F4 detém uma solução inovadora no mercado, denominada ZF Portal de Fornecedores, que une soluções de SCM (Supply Chain Management) e de disponibilização de crédito financeiro de risco sacado, tudo de forma integrada e com o diferencial de oferecer crédito competitivo ao mercado de forma rápida e sem burocracia.
Biometria facial evita mais de R$ 8 bi em fraudes para as fintechs
LGPD e fintechs: como a segurança de dados é garantida no setor financeiro
Como as fintechs podem evitar cibercrimes e ações suspeitas de sequestro de dados pessoais?
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.