Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia é aliada na retomada do crescimento das indústrias de alimentos

30 de novembro de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento

Por Áureo Bordignon

tecnologia
Áureo Bordignon, CEO da Golden IT

Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho, se comparado com o mês de junho.

Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%.

Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital.

Um processo de informatização pode aumentar muito a produtividade e reduzir as perdas em uma indústria.

A porcentagem varia de empresa para empresa, quanto de seu processo está automatizado e quanto pretende investir para aumentar a produtividade.

Dependendo da situação, a melhoria pode chegar, no mínimo, em 10% em produtividade, mas temos uma média de 30 a 40% na redução de perdas e aumento de efetividade.

Tudo começa na gestão. Muitos gestores, às vezes, caem em uma rotina e não têm tempo para fazer melhorias nos processos.

Para isso, é preciso ter ferramentas, como um ERP, que o permita “enxergar” onde estão os problemas nos processos.

É fundamental e faz uma diferença muito grande quando o gestor tem a informação que precisa na hora em que precisa. 

No caso de empresas de Food Service, existem processos e rotinas específicas para esse ramo, e o ERP e soluções implementadas devem levar isso em conta.

Quando você começa a fazer customizações para adequar o sistema ao processo é onde começam a aparecer os custos e as dores de cabeça.

Falando em indústrias alimentícias, temos cases cuja informatização está presente em 90% da empresa: isso significa redução de custos e tempo de implantação.

Um exemplo emblemático nesse sentido foi o da empresa assistida por nós da Golden IT, a Cymco Alimentos.

Mesmo com a pandemia, a empresa conseguiu bom crescimento nas vendas e precisava aumentar a capacidade produtiva, mas não sabia exatamente como.

Considerando que a construção de uma fábrica nova é um processo bem demorado, a Cymco precisava resolver problemas pontuais na fábrica atual.

Com uma empresa parceira, desenvolvemos a automatização do chão de fábrica, iniciando o processo de digitalização dos apontamentos.

Como a Cymco já tinha o ERP da Golden, buscar os dados e trabalhar em cima da automação cortou muitos caminhos.

Já na primeira fase, durante a análise, foram identificados os gargalos da produção e feito investimentos assertivos.

Resultado: desde o início do processo, a empresa teve crescimento de 30% das vendas, conseguindo atender com tranquilidade a demanda.

Com isso, a construção da nova fábrica pode ser feita com mais tranquilidade.

O uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento.

Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de produção das indústrias.

A nova realidade das compras de alimentos: seguras e por conveniência

CPqD e Safe Trace incorporam blockchain a solução de rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos

NEC apoia o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas com soluções de tecnologia biométrica

Blockchain pode reduzir casos de recall de alimentos e beneficiar consumidores, defende Freitag Laboratórios

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

tecnologia