O mercado financeiro mundial sempre se cercou de muitos recursos de segurança a começar pela segurança do transporte de valores e os cofres especiais. Além dessa segurança física, as instituições financeiras sempre tiveram muita atenção com a identificação precisa de seus clientes correntistas e o sigilo das transações realizadas.
Um artigo escrito por AC Qualitycert
A evolução é contínua no setor financeiro
Muitas formas de cadastramento das assinaturas manuscritas dos correntistas e do reconhecimento dessas assinaturas foram evoluindo ao longo do tempo.
No Brasil, que é um dos sistemas financeiros mais evoluídos do mundo, há aproximadamente três ou quatro décadas atrás só era possível o correntista sacar dinheiro em espécie em sua própria agência bancária e hoje o correntista saca valores da sua conta em qualquer lugar do Brasil e nas principais capitais mundiais. Isso só é possível pelo uso da tecnologia.
Atualmente as agências físicas continuam sendo importantes para as pessoas e para as instituições financeiras, mas a tecnologia proporciona a mobilidade ao correntista que pode utilizar a agência mais conveniente para ele.
Segundo estudo publicado em 2022 pela Federação Brasileira dos Bancos – Febraban, em 2021 foram registradas pelas instituições financeiras 119,5 bilhões de transações e sete em cada dez transações bancárias foram realizadas pelos canais digitais.
As transações com movimentação financeira por mobile banking tiveram um salto de 75%, puxado pela forte adesão de clientes ao Pix sendo a tecnologia de identificação digital fundamental para o uso desses canais. No entanto, a presença da ICP-Brasil não se limita apenas aos canais digitais e sim a 100% das transações financeiras.
Todas as transações entre os bancos brasileiros e outros tipos de instituições financeiras utilizam a tecnologia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP-Brasil, tanto para assinar digitalmente as transações entre as instituições como para criptografar os canais de comunicação e os acessos aos servidores web.
As transações que ocorrem dentro do SPB – Sistema de Pagamento Brasileiro que por determinação do BACEN – Banco Central do Brasil utilizam os certificados de pessoa jurídica e mais 16 outros tipos de certificados digitais ICP-Brasil para a proteção dos servidores e dos canais digitais.
Como cita o estudo, 120 bilhões de transações financeiras foram realizadas no Brasil no ano de 2021 e todas, sem exceção, foram possíveis por conta da criptografia e identificação digital proporcionada pelos Certificados Digitais ICP-Brasil.
A relação de confiança do sistema financeiro do Brasil com a ICP-Brasil demonstra mais uma vez a robustez da infraestrutura brasileira perante as outras formas de assinaturas eletrônicas.
O BACEN utiliza a ICP-Brasil para assinar e criptografar as transações do sistema financeiro brasileiro pela robustez técnica e regulatória da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e desde então – 2001 – nunca houve nenhum incidente envolvendo a infraestrutura financeira protegida pela ICP-Brasil.
A Qualitycert – Autoridade Certificadora, é uma organização de tecnologia e segurança especializada em Certificação e Identificação Digital.
Com destaque para seu crescimento acelerado nos últimos anos e completa estrutura, a empresa possui DNA jovem e através de muita inovação está revolucionando o segmento da identificação digital para pessoas e empresas de forma ágil e segura.
Presente em todo território nacional, a AC Qualitycert oferece um portfólio com soluções abrangentes, produtos altamente eficazes, equipe técnica especializada e gestão humanizada.
Parceria para Autoridades de Registro
Saiba mais sobre a AC Qualitycert clicando aqui.
Outros artigos da AC Qualitycert você pode acessar aqui