Últimas notícias

Fique informado

Tecnologias em Reality Shows: importância delas em programas para atender demanda e proteção contra ataques

28 de fevereiro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Como a Lei Geral de Proteção de Dados pode influenciar os sistemas de videomonitoramento nas empresas

É preciso considerar o planejamento e gestão de incidentes de segurança, caso ocorra um vazamento ou perda de dados

1 de fevereiro de 2023

80% das empresas não se adequaram à Lei Geral de Proteção de Dados

Levantamento feito pelo Grupo DARYUS também mostra que 35% das empresas estão parcialmente adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados

8 de dezembro de 2022

Proteção de dados integrada, dedicada ou flexível, qual a melhor opção?

As soluções DLP também garantem proteção contínua de dados, independentemente de um funcionário estar no local ou remoto.

21 de setembro de 2022

Diversas tecnologias têm de trabalhar em conjunto para que a estrutura digital suporte o número de acessos durante as votações do programa

Número de acessos na internet e demanda de dados no streaming são brechas para potenciais ataques hacker. São necessárias soluções baseadas em inteligência artificial para entender o comportamento da rede e dos usuários.

Tudo que envolve um programa de TV do porte do Big Brother Brasil é grande. Principalmente no que diz respeito à quantidade de votos que os participantes recebem, e à quantidade de profissionais e sistemas que devem funcionar perfeitamente para que a atração continue a atrair patrocinadores.

A edição brasileira é tão “vigiada” que uma das votações da edição 2020 chegou ao Guinness World Records, ao somar mais de 1,5 bilhão de votos. Foi a maior votação de um programa de televisão no mundo.

Além da transmissão ao vivo 24h por dia, acessível por meio de diversas plataformas (TV aberta, cabo, streaming, computadores, celulares), é necessária toda uma estrutura digital para lidar com a quantidade de acessos e votos em dias decisivos do programa.

É preciso planejamento para que a infraestrutura seja dimensionada corretamente e provisionada de modo a evitar imprevistos durante toda a programação. Assim, os investimentos feitos terão o resultado econômico esperado e/ou superado.

“Muitas tecnologias precisam trabalhar juntas, e devido à sazonalidade da demanda, muitas empresas optam por utilizar tecnologias e infraestruturas com capacidades elásticas, que flutuam de acordo com a demanda, crescendo e retraindo após os picos de consumo. Desta forma evita-se custos desnecessários de infraestrutura”, comenta Yana Azevedo, sales account executive da Asper, companhia que fornece tecnologias de observabilidade e inteligência artificial, entre outras.

No jargão de tecnologia, a observabilidade é um tipo de função desempenhada por soluções tecnológicas que acompanham o funcionamento de um sistema (como, por exemplo, a votação do BBB) e alertam para anomalias, caso elas surjam, com uma capacidade de monitoramento impossível de ser feita apenas por humanos – como no caso de milhares de votos simultâneos oriundos de diversos lugares do país e do mundo.

“É preciso que as emissoras tenham consciência de que os hackers estão aguardando sempre a melhor oportunidade para atacar, e por isso esperam um momento de grande impacto financeiro ou dano reputacional, no entanto algumas redes já investem bastante em segurança. Investir em soluções de cibersegurança é essencial para barrar o maior número possível de tentativas de invasões. São necessárias soluções baseadas em inteligência artificial para entender o comportamento da rede e dos usuários”, diz Azevedo.

Programas de gestão de vulnerabilidade, soluções de gestão de identidades e acessos, detecção e resposta de rede e estratégias de microssegmentação da rede são elementos cruciais para uma infraestrutura moderna de segurança cibernética nessa área.

E são importantes para que as emissoras possam ampliar a visibilidade, proteção e inteligência para detectar ameaças e para estabelecer um sistema cada vez mais integrado, a fim de manter a segurança e evitar ataques.

Outro ponto importante são as estruturas de datacenter e arquitetura em nuvem para garantir agilidade na transmissão, frequentemente ao vivo.

“A parceria com as afiliadas locais de cada região também ajuda nesse ponto, principalmente pela proximidade com os espectadores. É um ecossistema de soluções e equipamentos que envolve muitas áreas tanto das emissoras quanto dos patrocinadores, que também precisam estar com um ambiente pronto e bem estruturado para receber um grande volume de visitas”, conclui a especialista.

Sobre a Asper

A Asper é uma das mais promissoras MSPs (Managed Service Provider) do Brasil, com ampla atuação em segurança cibernética, observabilidade, cloud e infraestrutura no mercado público e privado.

Com operações baseadas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, a empresa oferece serviços gerenciados de segurança para ajudar as organizações a proteger seus ativos mais valiosos, independentemente do ambiente de risco atual.

Tecnologias do futuro: 3 tendências do universo hight-tech para 2023

Dia do empresário contábil: 3 tecnologias que facilitam a vida do profissional e beneficiam os seus clientes

Tecnologias emergentes devem ser a aposta para o presente e futuro dos negócios em 2023

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!