A tecnologia avança rapidamente nos mais diversos segmentos, proporcionando não apenas uma transformação digital, mas também cultural
Por Andréia Andreatta
Independente de qual seja a área, o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e se atualizar para se manter em sintonia com o mercado e clientes.
Na área do Direito, as soluções tecnológicas são cada vez mais frequentes nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.
Além de ferramentas como, por exemplo, os softwares jurídicos, o profissional precisa acompanhar e dominar os atuais conceitos tecnológicos e de gestão.
Eles impactam na comunicação, no atendimento, nas relações sociais, nos negócios, nos processos de trabalho, no meio ambiente e na economia.
Importante lembrar que a tecnologia não substitui o trabalho humano na advocacia, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o trabalho dos advogados e tornar a justiça mais acessível e eficiente.
Nas minhas pesquisas diárias das movimentações no mercado jurídico, acompanhamento nas mudanças tecnológicas e cenário apresentando por clientes, venho apontar algumas tendências para o atual panorama da advocacia.
Dividi estas tendências em categorias, como veremos a seguir:
Busca por personalização
Foi-se a época em que o atendimento era padronizado. Clientes têm expectativas cada vez mais altas, pouco tempo e muitas ofertas de produtos e serviços no mercado.
Falar com bots, por exemplo, para resolver problemas e tirar dúvidas simples é muito bem-vindo, mas quando se trata de questões mais complexas e direcionadas, o agente humano é a preferência.
O estudo global CX Trends, apresentado pela Zendesk, revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas.
De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o
atendimento pós-venda.
Legal Design
Com uma abordagem que combina o Design Thinking e a tecnologia, a proposta é facilitar a comunicação.
No Direito, esta prática é chamada de Legal Design, que consiste na utilização de elementos visuais como gráficos, ícones, imagens, cores diferenciadas, e outros recursos na concepção e elaboração de documentos.
Um complemento valioso são as plataformas de geração de documentos, em que modelos ficam centralizados, seguros, colaborativos e facilmente acessíveis.
Personalização e padronização é resultado.
A era do User Experience (UX)
O conceito de User Experience (UX) foca em práticas e estratégias para melhorar a experiência dos usuários em plataformas digitais.
A implementação e utilização de softwares jurídicos é um exemplo disso. Eles permitem que documentos sejam criados adotando práticas de Legal Design, bem como dashboards e relatórios possam ser cada vez mais completos, interativos e visuais.
Além disso, possibilitam, também, a implementação de um portal para acesso exclusivo aos clientes do
escritório, proporcionando personalização e um canal de comunicação eficiente.
Talentos
Employee experience ou experiência do colaborador está em alta quando falamos em gestão de talentos. Portanto, pensar em como serão os pontos de contato desde o processo seletivo, contratação, onboarding, treinamentos, até o crescimento podem oferecer uma ótima experiência para novos colaboradores.
Soluções para organizar, aprimorar e automatizar a jornada também fazem parte deste contexto.
Dessa maneira, adotar políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos, investir em plataformas de feedback e engajamento são boas alternativas.
Sustentabilidade
Em alta no ambiente empresarial, o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) já influencia na escolha das marcas que consomem bem como nos
serviços que contratam.
Esse conjunto de boas-práticas, que se traduz para o português como governança ambiental, social e corporativa, vem causando impacto positivo em empresas que assumem compromisso com a sustentabilidade.
Esta pauta impacta tanto nas estruturas dos escritórios, na advocacia moderna, quanto
no surgimento de uma nova área de atuação.
Metodologias ágeis
Inicialmente criadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ficaram muito populares no mundo corporativo e há algum tempo ocupam um espaço relevante na advocacia.
Essas metodologias têm como prioridade o trabalho em equipe. Entre as mais utilizadas no ambiente jurídico estão Lean, Kanban e Scrum.
Pode ajudar muito as empresas a melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente.
Inteligência Artificial
Novas tecnologias ganham cada vez mais espaço em vários setores, e na advocacia esse cenário não é diferente.
Com um potencial significativo, ferramentas são criadas baseadas nestas tecnologias. A aplicação de inteligência artificial atualmente já é um recurso oferecido nos softwares jurídicos com bastante ênfase
na otimização das tarefas repetitivas, no aumento de assertividade e na redução de riscos.
Automação
Aumento na eficiência e produtividade são pré-requisitos para escritórios que estão em crescimento e a automação é um fator fundamental no alcance destes objetivos.
O crescimento do negócio muitas vezes depende disto e muitos softwares jurídicos oferecem formas de automação.
O ideal é buscar soluções que automatizem desde o recebimento das publicações, gestão dos prazos, gestão financeira, elaboração de peças processuais até o protocolo.
Marketing jurídico
Fortalecimento da marca do escritório, atrair novos clientes, estabelecer autoridade, credibilidade e melhorar a relação com os clientes, são resultado de estratégias bem elaboradas de marketing. A competição na área jurídica não é diferente das demais e aumenta a cada dia.
Investir em marketing significa estar no jogo e ganhar cada vez mais relevância no mercado garantindo crescimento do negócio.
Aqui vão algumas dicas: invista em marketing de conteúdo e divulgue nas redes sociais respeitando o perfil de usuários de cada rede, mais do que participar, faça palestras em eventos da área, promova cursos e treinamentos.
O marketing de relacionamento é indispensável, estruture, se possível, um time interno para
trabalhar com agências especializadas.
Legal Operations
O termo Legal Operations é mais uma importante tendência que vem ganhando espaço no meio jurídico. Ele refere-se às atividades e processos relacionados à gestão e operações de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
É uma área que combina elementos de gestão, tecnologia, processos e estratégia para otimizar o desempenho das atividades e melhorar a eficiência e eficácia dos serviços legais.
O objetivo principal da área é transformar a atuação jurídica em uma função estratégica dentro do negócio, fornecendo suporte eficiente e eficaz às necessidades legais.
Os profissionais do Direito precisam olhar para o futuro e compreender que inovação, tendência e tecnologia também fazem parte do ofício do advogado. Foi isso que fizemos na quinta-feira do dia 06 de julho, no Doc9 Summit.
O evento reuniu profissionais de todo o Brasil, e abordou conteúdos exclusivos para a área jurídica, tratando das principais temáticas e tendências de mercado para o futuro do Direito.
A Preâmbulo Tech, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado jurídico, marcou presença neste encontro e participou do debate junto a grandes nomes do mercado sobre como as ferramentas tecnológicas estão no centro da evolução e transformação jurídica.
Lawtech organiza evento híbrido para profissionais do Direito em Julho
Sobre a Preâmbulo Tech
Somos apaixonados por Tecnologia e Advocacia. Há mais de 35 anos no mercado jurídico, nosso negócio é desenvolver soluções inovadores para ajudar advogados a superar os desafios de suas operações.
Sobre a autora
Andreia Andreatta é Diretora de Marketing e Customer Success da Preâmbulo Tech, Administradora de Empresas. Ajuda os profissionais da área jurídica no uso da tecnologia como aliada na transformação digital e na gestão de alta performance.
Sobre doc9
A doc9 é uma das maiores lawtechs do Brasil. A nossa missão é descomplicar a vida dos operadores do Direito com soluções inteligentes e inovadoras para o ramo.
A lawtech é a desenvolvedora do o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil, que já transformou a rotina e trouxe conformidade ao compartilhamento desses documentos em mais de 300 escritórios espalhados pelo Brasil.
Além disso, possui uma rede com mais de 4 mil prepostos e correspondentes, que atendem a mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todas as comarcas do país. Mais eficiência e produtividade para a gestão jurídica em todo o Brasil.
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