Últimas notícias

Fique informado

Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia

7 de julho de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Quais são os tipos de computação em nuvem?

Existem basicamente três tipos de computação em nuvem, que são de extrema importância para o seu conhecimento

23 de janeiro de 2023

Cibersegurança na busca por trabalho: 5 sinais de que uma oferta de emprego é falsa

A ESET analisa os sinais que podem ajudar a identificar falsas ofertas de emprego que chegam por inúmeras plataformas e como evitar fraudes

23 de janeiro de 2023

Ransomware, nuvem e hacktivismo: confira tendências de cibersegurança para 2023

Supply Chain da SonicWall garante entrega de soluções de segurança baseadas em appliances num período entre 20 e 30 dias após o pedido  

18 de janeiro de 2023

Oito em cada dez empresas investirão em cibersegurança

De cada 10 empresas no Brasil, 8 afirmam que investirão em segurança cibernética, em termos percentuais, a demanda representa 80%

16 de janeiro de 2023

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem pode gerar redução de custos para a operação das empresas, já que é possível pagar apenas pelo espaço utilizado

16 de janeiro de 2023

Estudo do IEEE aponta que Computação em nuvem, 5G, Metaverso e Veículos Elétricos estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023

O IEEE, divulgou os resultados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”

11 de novembro de 2022

Encontro vai debater como a computação em nuvem revolucionou o mercado da tecnologia

Evento da Online Applications quer disseminar sobre o que é a tecnologia cloud e mostrar como ela está impactando o nosso dia a dia

30 de agosto de 2021

Os 4 maiores mitos sobre computação em nuvem

A tecnologia em nuvem vem sendo aderida por empresas devido a sua solução que possibilita o uso de recursos da computação por meio da internet

27 de julho de 2021

A tecnologia avança rapidamente nos mais diversos segmentos, proporcionando não apenas uma transformação digital, mas também cultural

Por Andréia Andreatta

tecnolgia
Andreia Andreatta é Diretora de Marketing e Customer Success da Preâmbulo Tech

Independente de qual seja a área, o profissional precisa acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e se atualizar para se manter em sintonia com o mercado e clientes.

Na área do Direito, as soluções tecnológicas são cada vez mais frequentes nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Além de ferramentas como, por exemplo, os softwares jurídicos, o profissional precisa acompanhar e dominar os atuais conceitos tecnológicos e de gestão.

Eles impactam na comunicação, no atendimento, nas relações sociais, nos negócios, nos processos de trabalho, no meio ambiente e na economia.

Importante lembrar que a tecnologia não substitui o trabalho humano na advocacia, mas pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o trabalho dos advogados e tornar a justiça mais acessível e eficiente.

Nas minhas pesquisas diárias das movimentações no mercado jurídico, acompanhamento nas mudanças tecnológicas e cenário apresentando por clientes, venho apontar algumas tendências para o atual panorama da advocacia.

Dividi estas tendências em categorias, como veremos a seguir:

Busca por personalização

Foi-se a época em que o atendimento era padronizado. Clientes têm expectativas cada vez mais altas, pouco tempo e muitas ofertas de produtos e serviços no mercado.

Falar com bots, por exemplo, para resolver problemas e tirar dúvidas simples é muito bem-vindo, mas quando se trata de questões mais complexas e direcionadas, o agente humano é a preferência.

O estudo global CX Trends, apresentado pela Zendesk, revela que os consumidores esperam ter cada vez mais experiências imersivas.

De acordo com o relatório, focado em tendências de Customer Experience (CX, ou Experiência do Cliente), 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, o que inclui o
atendimento pós-venda.

Legal Design

Com uma abordagem que combina o Design Thinking e a tecnologia, a proposta é facilitar a comunicação.

No Direito, esta prática é chamada de Legal Design, que consiste na utilização de elementos visuais como gráficos, ícones, imagens, cores diferenciadas, e outros recursos na concepção e elaboração de documentos.

Um complemento valioso são as plataformas de geração de documentos, em que modelos ficam centralizados, seguros, colaborativos e facilmente acessíveis.

Personalização e padronização é resultado.

A era do User Experience (UX)

O conceito de User Experience (UX) foca em práticas e estratégias para melhorar a experiência dos usuários em plataformas digitais.

A implementação e utilização de softwares jurídicos é um exemplo disso. Eles permitem que documentos sejam criados adotando práticas de Legal Design, bem como dashboards e relatórios possam ser cada vez mais completos, interativos e visuais.

Além disso, possibilitam, também, a implementação de um portal para acesso exclusivo aos clientes do
escritório, proporcionando personalização e um canal de comunicação eficiente.

Talentos

Employee experience ou experiência do colaborador está em alta quando falamos em gestão de talentos. Portanto, pensar em como serão os pontos de contato desde o processo seletivo, contratação, onboarding, treinamentos, até o crescimento podem oferecer uma ótima experiência para novos colaboradores.

Soluções para organizar, aprimorar e automatizar a jornada também fazem parte deste contexto.

Dessa maneira, adotar políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos, investir em plataformas de feedback e engajamento são boas alternativas.

Sustentabilidade

Em alta no ambiente empresarial, o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) já influencia na escolha das marcas que consomem bem como nos
serviços que contratam.

Esse conjunto de boas-práticas, que se traduz para o português como governança ambiental, social e corporativa, vem causando impacto positivo em empresas que assumem compromisso com a sustentabilidade.

Esta pauta impacta tanto nas estruturas dos escritórios, na advocacia moderna, quanto
no surgimento de uma nova área de atuação.

Metodologias ágeis

Inicialmente criadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ficaram muito populares no mundo corporativo e há algum tempo ocupam um espaço relevante na advocacia.

Essas metodologias têm como prioridade o trabalho em equipe. Entre as mais utilizadas no ambiente jurídico estão Lean, Kanban e Scrum.

Pode ajudar muito as empresas a melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente.

Inteligência Artificial

Novas tecnologias ganham cada vez mais espaço em vários setores, e na advocacia esse cenário não é diferente.

Com um potencial significativo, ferramentas são criadas baseadas nestas tecnologias. A aplicação de inteligência artificial atualmente já é um recurso oferecido nos softwares jurídicos com bastante ênfase
na otimização das tarefas repetitivas, no aumento de assertividade e na redução de riscos.

Automação

Aumento na eficiência e produtividade são pré-requisitos para escritórios que estão em crescimento e a automação é um fator fundamental no alcance destes objetivos.

O crescimento do negócio muitas vezes depende disto e muitos softwares jurídicos oferecem formas de automação.

O ideal é buscar soluções que automatizem desde o recebimento das publicações, gestão dos prazos, gestão financeira, elaboração de peças processuais até o protocolo.

Marketing jurídico

Fortalecimento da marca do escritório, atrair novos clientes, estabelecer autoridade, credibilidade e melhorar a relação com os clientes, são resultado de estratégias bem elaboradas de marketing. A competição na área jurídica não é diferente das demais e aumenta a cada dia.

Investir em marketing significa estar no jogo e ganhar cada vez mais relevância no mercado garantindo crescimento do negócio.

Aqui vão algumas dicas: invista em marketing de conteúdo e divulgue nas redes sociais respeitando o perfil de usuários de cada rede, mais do que participar, faça palestras em eventos da área, promova cursos e treinamentos.

O marketing de relacionamento é indispensável, estruture, se possível, um time interno para
trabalhar com agências especializadas.

Legal Operations

O termo Legal Operations é mais uma importante tendência que vem ganhando espaço no meio jurídico. Ele refere-se às atividades e processos relacionados à gestão e operações de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

É uma área que combina elementos de gestão, tecnologia, processos e estratégia para otimizar o desempenho das atividades e melhorar a eficiência e eficácia dos serviços legais.

O objetivo principal da área é transformar a atuação jurídica em uma função estratégica dentro do negócio, fornecendo suporte eficiente e eficaz às necessidades legais.

Os profissionais do Direito precisam olhar para o futuro e compreender que inovação, tendência e tecnologia também fazem parte do ofício do advogado. Foi isso que fizemos na quinta-feira do dia 06 de julho, no Doc9 Summit.

O evento reuniu profissionais de todo o Brasil, e abordou conteúdos exclusivos para a área jurídica, tratando das principais temáticas e tendências de mercado para o futuro do Direito.

A Preâmbulo Tech, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado jurídico, marcou presença neste encontro e participou do debate junto a grandes nomes do mercado sobre como as ferramentas tecnológicas estão no centro da evolução e transformação jurídica.

DOC9 SUMMIT 2023

Lawtech organiza evento híbrido para profissionais do Direito em Julho

Sobre a Preâmbulo Tech

Somos apaixonados por Tecnologia e Advocacia. Há mais de 35 anos no mercado jurídico, nosso negócio é desenvolver soluções inovadores para ajudar advogados a superar os desafios de suas operações.

Sobre a autora

Andreia Andreatta é Diretora de Marketing e Customer Success da Preâmbulo Tech, Administradora de Empresas. Ajuda os profissionais da área jurídica no uso da tecnologia como aliada na transformação digital e na gestão de alta performance.

Sobre doc9

A doc9 é uma das maiores startups de tecnologia jurídica do Brasil. Responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a otimização da rotina jurídica, como o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil.

A doc9 possui uma plataforma centralizada de serviços como audiências, cálculos e outras diligências, por meio da qual atende mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todo o país.

Nossa missão é tornar a vida mais leve, por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.

Acompanhe a Doc9 no Site, no Blog nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.

Leia outros artigos da Doc9 publicados no Crypto ID aqui!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!