Saiba quais são os tipos de Certificados SSL que podem ser utilizados para a segurança do sistema Open Finance
Escrito por Trustcert
Nos dias de hoje, ter segurança dentro da internet é um dos principais pontos para navegar pelo mundo digital sem preocupações, e é para isso que existem o Certificado SSL.
O certificado digital é usado para garantir a segurança e sigilo – criptografia – das comunicações entre os diferentes sistemas e serviços envolvidos. Portanto, as informações são codificadas e entregues apenas aos destinatários corretos, evitando que hackers tenham acesso aos dados ali presentes.
SSL no Open Finance
O Open Finance é um sistema criado pelo Banco Central do Brasil, que permite com que você compartilhe os seus dados financeiros e realize transações de pagamentos a partir de diferentes plataformas.
O uso do Certificado SSL no sistema de Open Finance é fundamental para garantir a segurança e proteção dos dados compartilhados. Para atender as exigências do Banco Central do Brasil, as empresas participantes do Open Finance precisam adquirir 4 tipos diferentes de certificados SSL. Três da cadeia de confiança ICP-Brasil que vão atender os serviços internos e um ou mais certificados SSL- de acordo com a estrutura de sites da instituição – da cadeia internacional por causa da interoperabilidade do certificado com os navegadores no acesso dos usuários finais.
Confira os certificados necessários
Certificado de Servidor (Server Certificate): É o tipo mais comum de certificado SSL usado em aplicações web. Ele é usado para autenticar e criptografar a comunicação entre um servidor e um cliente. Geralmente, é emitido por uma Autoridade Certificadora (CA) confiável.
Certificado de Cliente (Client Certificate): Também conhecido como certificado de autenticação do cliente, é usado para autenticar o cliente em uma conexão SSL. Ele é emitido para um cliente específico e é usado para verificar a identidade do cliente junto ao servidor.
Certificado de Assinatura Digital (Digital Signature Certificate): É usado para adicionar uma assinatura digital em documentos ou transações eletrônicas. Esses certificados são emitidos por uma Autoridade de Certificação confiável e garantem a autenticidade e integridade dos dados assinados.
Certificado digital SSL EV – Certificado Digital SSL Raiz Internacional: São os certificados mais indicados para o Open Finance. Eles precisam ser do tipo EV – Extended Validation ou OV – Organization Validation e devem ser gerados seguindo as regras definidas na RFC 5280 e RFC 2818, em conformidade com os princípios e critérios WebTrust.
Todos esses certificados podem ser adquiridos na Trustcert.
O que é confiança digital? Por Trustcert
Trustcert orienta sobre principais ações frente a vulnerabilidade crítica do OpenSSL anunciada hoje
SSL/TLS: Conheça os certificados utilizados pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro do BACEN
Sobre TrustCert
O principal objetivo do lobo é proteger aqueles que estão sob sua guarda!
Sua postura inspira confiança, respeito e segurança da mesma forma que o certificado Trustcert, que com astúcia, inteligência e sociabilidade protege o seu site como um lobo faz com sua alcateia
Trustcert – O certificado SSL com tudo que você precisa, direto ao ponto!
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.