O phishing é um tipo de ataque que tenta roubar seus dados através de uma “pescaria” de informações, essa invasão é feita de várias maneiras
Por Karoliny Gouveia Sabino – Equipe de redação
O phishing é um tipo de ataque que tenta roubar seus dados através de uma “pescaria” de informações. Essa invasão é feita de várias maneiras para fazer com que o usuário acredite na mensagem, clique e compartilhe seus dados.
É sempre bom ter cuidado e ficar bem atento ao cadastrar algo pessoal em algum site, porque podemos ser “pescados” a qualquer momento!
Esse ataque tem muitos tipos e é isso que iremos reforçar para que você saiba de tudo e fique em alerta.
– Spear Phishing
Esse tipo de ataque tem como alvo um grupo específico ou um indivíduo, como administradores de uma empresa, usando um conteúdo personalizado, para que a pessoa ou organização caia no golpe.
Geralmente o atacante precisa de um conhecimento anterior ao ataque para descobrir os nomes, cargos em empresas e o endereço de e-mail.
O invasor pesquisa a relação entre os funcionários para que o “phisher” (quem executa o phishing), faça um e-mail plausível.
A mensagem é enviada de acordo com as características das pessoas, caso seja em um ambiente corporativo, o invasor manda um e-mail como se fosse um funcionário pedindo a execução de um pagamento, solicitando uma quantia de dinheiro.
Na verdade, esse link em que é efetuado o pagamento vai direto para o phisher.
– Clone Phishing
Neste tipo de invasão, o phisher escolhe um e-mail que foi enviado recentemente que tenha algum anexo ou link. Após isso, o invasor substitui o link por um conteúdo malicioso fazendo com que ele se passe por um verdadeiro.
Ele pode falsificar sua própria identidade para que as pessoas acreditem que ele é confiável.
A maioria dos usuários acabam clicando e perdendo suas informações para o invasor. Por isso, temos que ficar atentos com as comunicações que chegam no nosso e-mail e sempre se certificar se aquilo é realmente verdadeiro.
– Phone phishing
Essa tentativa de ataque é feita através de ligações em que o invasor se passa por algum membro do seu banco ou até mesmo da polícia.
Eles afirmam que está acontecendo um enorme problema na conta bancária e que a vítima precisa pagar uma taxa, fornecendo os dados da sua conta, para que seja resolvido imediatamente. Depois eles pedem que você faça uma transferência bancária com cartões que são impossíveis de rastrear.
Esses são apenas alguns dos principais tipos de phishing que as pessoas sofrem diariamente. Por isso, é extremamente necessário estar em alerta quando se trata desse assunto, para nos proteger de qualquer ameaça.
Em nosso portal, temos vários outros artigos em que falamos sobre phishing. Não se esqueça de dar uma olhada e se informar.
5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia
3 Tecnologias revolucionárias na Copa do Mundo de 2022
É possível roubar NFTs? Conheça os golpes que envolvem as NFTs!
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!