Últimas notícias

Fique informado

Topaz lidera discussões sobre nova regulamentação bancária para atender a resolução 4966

28 de setembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A partir de 2025, as instituições bancárias começarão a se adequar à resolução 4966, que trata das prestações contábeis

Em 2027, entrará em vigor a resolução nº 4.966/21, nova norma contábil para instituições bancárias do Conselho Monetário Nacional (CMN), que trará significativas mudanças para o setor financeiro.

A recomendação do Banco Central do Brasil (Bacen) é que os testes comecem a partir de janeiro de 2025, dois anos antes do início oficial da vigência. Nesse cenário, a Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras digitais e com atuação em mais de 25 países, destaca-se por liderar a adaptação das soluções oferecidas aos clientes ao novo modelo com agilidade e eficiência.

A mudança aproxima o Brasil das normas mundiais, em especial o Padrão Internacional de Relato Financeiro – IFRS 9, que classifica, reconhece, mensura e provisiona instrumentos financeiros. É esperado que a medida dê mais segurança aos investidores, órgãos reguladores internacionais e agentes do mercado ao proporcionar maior transparência de resultados, lucros e prejuízos.

Essa medida impacta diretamente quase todos os serviços financeiros vigentes, exigindo que o setor foque nas adaptações necessárias. Isso pode incluir revisão de políticas e até mesmo uma reorganização da estrutura de operações monetárias. Estamos transformando nossos produtos e nos adaptando conforme necessário para auxiliar nossos clientes nesse momento e, assim, ter um produto sólido pronto para os testes em janeiro“, comenta Frank Fujisawa, Diretor da Topaz

Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

“Essa conformidade representa um avanço significativo para o país, aproximando-o das normas contábeis globais e reduzindo o Risco Brasil. Nossos produtos de core bancário já estão um passo à frente, pois contemplam as normas de outros países da América Latina que também atendemos”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

Para os bancos, o desafio é compreender como operacionalizar de maneira adequada e em larga escala o risco de crédito, considerando novas variáveis que não eram levadas em conta anteriormente.

Tudo isso deve ser realizado em uma esteira produtiva que garanta governança e segurança com o mínimo de esforço.

A Topaz não apenas oferece produtos que atendem a grande parte da regulamentação, mas também está na vanguarda no que diz respeito ao entendimento e aplicação das orientações do BC. A empresa está prestando consultoria às maiores instituições financeiras do país e estabelecendo parcerias com outras empresas do setor para acelerar as mudanças previstas.

Sobre a Topaz

A Topaz é uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, com a plataforma tecnológica mais completa e aderente do mercado e parte do Grupo Stefanini. Com mais de 30 anos de experiência, está presente em mais de 25 países, com mais de 280 clientes de diversos portes e segmentos. Oferece a plataforma Full Banking, End To End, que concede o melhor Time to Market ao mercado com soluções de core bancário à efetivação das transações com segurança. Focada em pessoas e na tecnologia feita por elas, tem como propósito ser o principal alicerce para a evolução dos negócios e das conexões digitais no mundo financeiro.

Informações para imprensa – Grupo Stefanini

Temos excelentes artigos sobre o Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. Conheça e acompanhe nossa coluna aqui! Também você pode se interessar por Criptoativos.

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!