A Transatel da NTT DATA permite o lançamento para Equador, Colômbia, Panamá, República Dominicana, Peru e Chile em 2025
A Toyota Motor Corp. colaborou com a Transatel, uma subsidiária da NTT DATA e fornecedora líder de soluções globais de conectividade celular, para impulsionar a implantação de serviços de veículos conectados na América Latina.
Como parte da colaboração, os cartões (e)SIM multinetwork da Transatel da NTT DATA agora estão integrados nos veículos Toyota produzidos para o mercado LATAM, permitindo serviços como telemática e hotspots Wi-Fi a bordo.
O lançamento, que já está em operação para clientes no Brasil e Argentina, se expandirá para Equador, Colômbia, Panamá, República Dominicana, Peru e Chile em 2025.
Após parcerias com Jaguar Land Rover, Stellantis e o Grupo BMW, a plataforma global de Internet dos Veículos (IoV) da Transatel da NTT DATA agora suporta os primeiros serviços de conectividade da Toyota na América Latina.
Esta colaboração melhorará a oferta digital no veículo da Toyota, incluindo aplicativos centrados no veículo, como telemática, controles remotos, status do veículo, atualizações over-the-air, serviços antirroubo e serviços para motoristas/passageiros, como Wi-Fi a bordo para entretenimento, através da própria marca de conectividade para consumidores da Transatel, Ubigi, melhorando a experiência dos seus motoristas.
“Selecionamos a Transatel por sua capacidade única de atender às necessidades de conectividade tanto de OEM quanto de clientes finais com uma única solução (e)SIM,” disse Martin Faigelbaum, Diretor de Tecnologias Conectadas, Toyota América Latina e Caribe.
“Seu alcance global e profunda experiência em tecnologias de carros conectados nos permite gerenciar a conectividade em toda uma região com um único fornecedor, alcançando eficiências de custo significativas e escalabilidade para esta implantação crítica.”
“Como parte da NTT, estamos entusiasmados em iniciar esta colaboração com a Toyota,” disse Jacques Bonifay, CEO da Transatel. “Desde 2018, estamos na vanguarda da conectividade automotiva e esperamos fortalecer nosso relacionamento com a Toyota e outros OEMs japoneses nos próximos anos.”
A Transatel da NTT DATA expandiu recentemente sua presença na América Latina ao se registrar como Operador Móvel Virtual Completo (“MVNO Autorizada”) no Brasil. Para garantir a qualidade premium do serviço, a empresa também instalou dois pontos de presença (POP) regionais em São Paulo e Rio de Janeiro.
Essa configuração permite que os parceiros automotivos da Transatel da NTT DATA utilizem completamente as tecnologias 4G e 5G, permitindo que eles forneçam serviços digitais únicos para seus clientes e uma conectividade no veículo sem interrupções que cumpre com as regulamentações locais.
“Oferecer soluções de ponta para a indústria automotiva latino-americana, como fazemos neste caso com a Toyota, é um avanço exponencial não apenas em termos de experiência dos motoristas, mas também em termos de segurança viária, conectividade e desenvolvimento de oportunidades na região,” destacou Pablo Mattioli, Diretor Automotivo Latam.
O MVNO global da Transatel da NTT DATA aproveita parcerias estratégicas com mais de 250 operadoras móveis em todo o mundo, incluindo TIM no Brasil e Telefónica na Argentina, para fornecer soluções de conectividade celular IoT multinacional para indústrias como manufatura, cidades inteligentes, mobilidade, energia, serviços públicos, agricultura e mineração.
As capacidades da empresa em redes LTE/5G privadas ampliam ainda mais sua liderança no mercado.
“Por meio de nossas soluções tecnológicas integradas e inovadoras para a indústria automotiva da América Latina, exemplificadas em nossa parceria com a Toyota, não apenas melhoramos a experiência do motorista, mas também aumentamos a segurança nas estradas e enfrentamos os desafios do tráfego nas áreas urbanas. Essa estratégia é essencial para abordar as questões críticas de mobilidade que a região enfrenta,” afirmou Pablo Mattioli, Diretor de Automotivo Latam.
A Transatel da NTT DATA também tem trabalhado em conjunto com a Toyota no desenvolvimento de seu aplicativo de engajamento do cliente. Este aplicativo atua como o único ponto de contato digital entre a Toyota e seus clientes, através do qual eles podem acessar todo o ecossistema digital da Toyota, o que não só melhora a experiência do cliente, mas também expande a cadeia de valor de seus serviços de mobilidade.
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA é uma consultoria global em negócios e tecnologia e provedora de serviços de TI com receitas superiores a US$30 bilhões. Atendemos 75% das empresas Fortune Global 100 e estamos comprometidos em ajudar os clientes a inovar, otimizar e transformar para o sucesso duradouro. Como um dos principais empregadores globais, temos especialistas das mais diversas áreas em mais de 50 países e um ecossistema robusto de parceiros, incluindo empresas consolidadas e startups.
Serpro detalha as novidades tecnológicas na Declaração de Imposto de Renda 2025
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!