Últimas notícias

Fique informado

Transformação digital deve ser prioridade das empresas em 2024

21 de dezembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Grupo Pardini protagoniza transformação digital no mercado laboratorial com parceria da InterSystems

Um dos maiores laboratórios clínicos do mundo oferece resultados rápidos com a plataforma de dados InterSystems IRIS for Health

26 de abril de 2023

Demarest completa 75 anos e avança em processo de transformação digital

Foco no cliente e na inovação marcam a história do escritório e contribuem para o desenvolvimento de novos negócios e crescimento do país

24 de abril de 2023

Transformação digital na área de finanças: impactos da contabilidade em tempo real

Para CEO da Dattos o processo de transformação digital envolve, ainda, uso da tecnologia e mudanças culturais dentro das empresas

20 de abril de 2023

TIVIT é responsável por jornada de transformação digital do serviço de transporte público de passageiros da maior cidade da América Latina

Com uma equipe de transformação digital dedicada para a missão empresa será responsável pela migração de banco de dados e jornada para nuvem

10 de abril de 2023

Cibersegurança na Saúde: preocupações que surgiram com a transformação digital

O setor da Saúde tem o seu foco em outros riscos que podem surgir, como erros humanos ou problemas nos servidores

30 de março de 2023

Especialista traz dicas para empresas que desejam iniciar a digitalização e para aquelas que já são digitais, mas querem avançar no processo

A tecnologia surge como aliada na automação de processos ao aprimorar a eficiência, proporcionar atendimento personalizado ao cliente e explorar novos mercados.

Surpreendentemente, apenas 52,4% das empresas avaliadas pelo Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr), realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) e pela PwC Brasil, realizam investimentos modestos nessa transformação.

Essa estatística torna-se mais desafiadora ao compreender que a transformação digital não se trata apenas de adotar tecnologia, mas também redefinir a maneira de operar.

Segundo Fabio Neves, superintendente de relacionamento da SIS Innov & Tech, consultoria em inovação, transformação digital e Tech.

Hunting, a transformação digital é viável para qualquer empresa, independentemente de segmento, porte ou localização.

O crucial é compreender as necessidades específicas e identificar estratégias e tecnologias adequadas. Avaliar o estágio atual da empresa e determinar como iniciar ou progredir é fundamental.

Estágio inicial: planejamento estratégico

O processo inicia-se com uma avaliação abrangente da situação atual da empresa para identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à transformação digital.

Em seguida, desenvolve-se uma estratégia clara, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo, e então, identificam-se as tecnologias necessárias. 

Investir em treinamento é vital para garantir a preparação dos funcionários para as novas tecnologias, reforça o especialista.

Estágio moderado para avançado: aprimorando processos

Empresas que se encontram em estágios intermediários da transformação digital devem concentrar seus esforços na integração de tecnologias existentes e na adoção de novas ferramentas.

Passos cruciais incluem a implementação de machine learning para identificar tendências, o uso de Big Data na coleta e análise de dados, e a aplicação de blockchain para eficiência e segurança.

Ao avançar nesse estágio, a combinação de abordagens inovadoras com as tecnologias já implementadas torna-se crucial.

Essa união não apenas evidencia a capacidade de potencializar significativamente a eficiência operacional, mas também destaca a relevância de adotar uma abordagem holística para otimizar os resultados alcançados. 

Uma forma de exemplificar essa sinergia, é a combinação da Inteligência de Valor do Produto (PVI) com ferramentas de ponta, como Inteligência Artificial (Apache Spark) e Big Data (DataBricks).

A integração destas metodologias inovadoras com tecnologias avançadas destaca a capacidade de aprimorar eficiência operacional e realça a importância de uma abordagem abrangente para otimizar os resultados. Isso permite que as organizações alavanquem seu potencial de inovação, se destaquem no cenário digital, superem desafios e impulsionem o sucesso sustentável.

“Produtos e serviços que evoluem de maneira contínua e inteligente destacam-se entre os concorrentes, proporcionando benefícios como a prevenção de fraudes, a redução de desperdícios e a entrega de maior valor aos clientes”, afirma o especialista.

Para 2024, Neves destaca a importância de incluir a transformação digital nas pautas de liderança, garantindo colaboração entre departamentos e alinhamento com a estratégia da empresa.

A integração eficaz requer abordagem colaborativa entre equipes, estabelecendo um ciclo de feedback contínuo para avaliação e ajustes rápidos. Isso não só assegura melhoria contínua, mas também uma governança apropriada para a transformação.

Sobre a SIS Innov & Tech

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes.

2024 e os desafios da liderança em meio à era da Transformação Digital 

Três tendências para empresas em 2024

CTOs apontam tendências no mercado de tecnologia em 2024 e perfis dos profissionais mais valorizados

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

CATEGORIAS

Notícias