Últimas notícias

Fique informado
Transformação Digital ou Digitalização, eis a questão! Por Airton de Souza Filho, CTO da Safeweb

Transformação Digital ou Digitalização, eis a questão! Por Airton de Souza Filho, CTO da Safeweb

11 de setembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O principal objetivo de um processo de digitalização é tornar os dados acessíveis e processáveis por sistemas eletrônicos

Por Airton de Souza Filho – CTO da Safeweb

A tecnologia é uma força que impulsiona a evolução constante das operações e dos modelos de negócios.

Não há dúvidas que a pandemia da Covid-19 contribuiu para a acelerar a adoção de novas tecnologias, tornando essencial o processo de inovação nas empresas, seja por uma questão de sobrevivência ou de aumento da performance (produtividade, competitividade, qualidade etc.).

Dois termos que frequentemente surgem nesse contexto são “Digitalização” e “Transformação Digital”. Embora esses conceitos possam parecer semelhantes, na verdade representam abordagens distintas para aproveitar as oportunidades digitais.

A Digitalização é o ponto de partida em direção a um ambiente digital. Envolve a transformação de informações analógicas em formato digital. Isso pode incluir a digitalização de documentos, registros e processos específicos.

O principal objetivo de um processo de digitalização é tornar os dados acessíveis e processáveis por sistemas eletrônicos, eliminando a necessidade de documentos em papel e simplificando o fluxo de informações.

Já a Transformação Digital, por outro lado, é um processo mais amplo que envolve a reestruturação fundamental de uma organização para integrar tecnologias digitais em todas as áreas de negócios, resultando em mudanças culturais, operacionais e estratégicas.

A Transformação Digital não se limita apenas à automação de tarefas existentes, mas busca a inovação e a criação de novos modelos de negócios que atendam às demandas do mercado digital em constante evolução.

Entender a diferença entre Digitalização e Transformação Digital é essencial para o sucesso das empresas na nova economia.

A Digitalização pode melhorar a eficiência operacional e o acesso às informações, enquanto a Transformação Digital habilita as organizações a se adaptarem e prosperarem em um ambiente de negócios digital.

Considerando o escopo da ICP-Brasil são inúmeras as oportunidades a serem exploradas, em ambos os campos, seja através da Digitalização ou da Transformação Digital, possibilitando a criação de novos modelos de negócios, o aumento da produtividade, a diminuição da burocracia, assim como, o acréscimo da confiança e segurança nas transações em um ambiente cada vez mais digital e competitivo.

Sobre o Autor – Airton de Souza Filho é CTO da Safeweb é Diretor de Tecnologia e Produtos na Safeweb. Ele iniciou sua carreira na empresa em 2010, como Analista de Suporte Técnico. Em seguida, ingressou no time de Desenvolvimento, onde foi promovido a Coordenador de Projeto. Depois, assumiu a gerência das áreas de Desenvolvimento e Qualidade de Software, Produtos e Infraestrutura. Em 2023, foi promovido a Diretor, com o objetivo de evoluir e desenvolver novos produtos para a empresa.

Como liderança em uma das maiores autoridades certificadoras do país, ele tem como principal motivação descobrir, estudar e pôr em prática novas metodologias e frameworks para gestão de projetos/produtos e times ágeis. Ele também é apaixonado por atuar no desenvolvimento de pessoas.

Ele é entusiasta de Transformação Digital e ao longo de sua trajetória desenvolveu a capacidade de se adaptar rapidamente a cenários diversos. Além disso, ele percebeu a importância de desenvolver habilidades interpessoais e não somente qualidades técnicas.

Sua formação acadêmica inclui Bacharelado em Sistemas de Informação, pós-graduação em Gestão, Empreendedorismo e Marketing e estudante de MBA em Gestão de Projetos.

Safeweb anuncia a aquisição da Autoridade Certificadora Link

Entrevista com Dra Gisele Strey sobre a 1ª multa aplicada no Brasil por descumprimento à LGPD

Sobre Safeweb

A Safeweb, é uma empresa do Grupo Safepar, com expertise em soluções inovadoras em certificação digital, dedicada em proporcionar a melhor experiência e segurança aos seus parceiros e clientes. 

Presente no mercado há quase 30 anos, garante a operação de 12 Autoridades Certificadoras e uma rede com mais de 680 Autoridades de Registro e 4.000 locais de atendimento em todo o Brasil e exterior.  

Leia aqui outros artigos sobre a Safeweb publicados no Crypto ID.

Sobre Grupo Safepar

O Grupo Safepar é um ecossistema de empresas líderes nos seus segmentos, de certificação digital, carimbo do tempo, portal de assinaturas eletrônicas, meios de pagamento, documentos fiscais eletrônicos e soluções para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.