Últimas notícias

Fique informado

Três principais tendências da identidade digital englobam IA, reutilização e privacidade de dados

14 de agosto de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Marco Americo D. Antonio é o novo CEO da CertiSign

“Há um espaço gigante para ocuparmos com as nossas soluções de certificação digital, plataformas de assinatura e biometria”, afirma Marco Américo.

30 de maio de 2023

CertiSign lança campanha institucional para reforçar protagonismo no setor de Certificação Digital

Segundo Leonardo Gonçalves a campanha aborda a questão do ganho de tempo e estão totalmente alinhadas com o propósito da CertiSign.

15 de maio de 2023

CertiSign é pioneira em tecnologia para Identidade Digital Descentralizada no Brasil

Segundo Bruno de Paula Ribeiro, Gerente de Inovação na Certisign, a identidade descentralizada deve diminuir os vetores de vazamento de dados

1 de novembro de 2022

CertiSign participa do CertForum e aborda os impactos da digitalização no atendimento hospitalar

Na ocasião, a CertiSign apresentará detalhes do projeto desenvolvido para Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM)

21 de junho de 2022

A necessidade por resoluções rápidas e acessos em tempo real são apenas alguns pontos que estão impulsionando a identidade digital

Por Bruno Ribeiro

identidade digital
Bruno Ribeiro é especialista no desenvolvimento de aplicações de segurança

O grande volume de dados em circulação, a necessidade por resoluções rápidas e acessos em tempo real são apenas alguns pontos que estão impulsionando a identidade digital, incluindo biometrias, soluções de assinatura e plataformas de credenciais verificáveis.

De acordo com um relatório publicado pela Liminal Strategy Partners, em 2022, o mercado de identidade digital deverá crescer de US$ 32,8 bilhões – registrados ano passado – para US$ 266,5 bilhões até 2027.

Diante disso e do surgimento de tecnologias cada vez mais avançadas e ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial, é possível apontar algumas das principais tendências que vão impactar o segmento, acompanhando um perfil de empresas e cidadãos mais conectados e exigentes em relação a questões como segurança e praticidade. São elas:

Identidade digital reutilizável e descentralizada

O modelo no qual as informações das pessoas são construídas por meio das chamadas credenciais verificáveis, emitidas por diferentes entes públicos e privados, é uma tendência.

Em suma, os usuários guardam seus dados em carteiras digitais e, dessa forma, ficam com o controle total sobre para quem ou para o quê concedê-los, liberando acesso somente àquilo que é necessário em cada contexto.

Deste modo, todos os setores que oferecem serviços e produtos (seja no físico ou digital), podem se beneficiar.

Um banco digital, por exemplo, pode definir quais são os documentos necessários para abrir uma conta. Dentro de sua carteira digital (aplicativo), o cliente registra as informações e compartilha – tudo já validado automaticamente pelos órgãos emissores, permitindo que a conta seja aberta rapidamente e com segurança.

Considerando esse exemplo e o mercado no geral, trata-se de uma evolução importante: de um lado, há os benefícios aos titulares com o controle de seus dados e comodidade de ter, em um único local, suas informações.

Do outro, há as empresas que, em vez de terem que investir em infraestrutura física e lógica para colher, tratar e armazenar dados, podem se beneficiar somente acessando o que for necessário para aquela determinada ação, sem o ônus do armazenamento e responsabilidades em torno dessa questão.

Inteligência artificial e regulamentação

Permitindo uma grande capacidade de análise de dados, a IA surge no segmento como uma aliada no combate a fraudes e para a manutenção da segurança.

Além disso, sendo uma ferramenta muito utilizada para personalização, no quesito identidade, ela pode auxiliar no monitoramento do comportamento do consumidor. Entretanto, questões como privacidade de dados e o próprio limite de uso precisam ser definidas.

Privacidade e controle das informações

O consumidor tem cada vez mais controle sobre suas informações pessoais. Exemplo disso é o open finance, que vem revolucionando o segmento financeiro e a independência do público atendido pelas instituições financeiras.

Nesta modalidade, as pessoas escolhem, por exemplo, para quais plataformas migrar e onde iniciar ou finalizar determinado processo. Essa é uma movimentação que deve ser vista com maior frequência nos próximos anos.

Em contrapartida, em relação à privacidade, as empresas deverão ser mais transparentes com o processo de identificação e autenticação, informando os clientes sobre cada etapa e utilização de dados – tendo em vista que todos estão mais conscientes sobre a importância e o valor dessas informações.

Sobre o autor

Bruno Ribeiro é especialista no desenvolvimento de aplicações de segurança e gerente de inovação na CertiSign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil.

Sobre a CertiSign

CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Entrevista com Marco Américo, CEO da CertiSign sobre nova política do Google para certificados TLS

CertiSign inicia operação em Roma 

Marco Americo D. Antonio é o novo CEO da CertiSign

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!