Uma grave falha técnica causou sérios problemas para a TV Record na manhã de sábado 8 de outubro. O sistema digital da emissora para a edição e transmissão de reportagens caiu, em rede utilizada no Brasil inteiro e adicionalmente a emissora enfrenta outros problemas funcionais
A TV Record, principal empresa integrante do Grupo Record, sediada na cidade de São Paulo é uma rede de televisão comercial aberta brasileira com cobertura nacional. Em dezembro de 2021, ocupou a segunda colocação dentre os canais mais assistidos do país no Painel Nacional de Televisão, atrás apenas da TV Globo.
Foi então que o programa o Fala Brasil, que deveria ir ao ar de 7h35 a 12h, foi tirado do ar às 9h06
Na emissora, a suspeita é de ataque hacker
Apesar da emissora não ter se pronunciado oficialmente, fontes internas não identificadas revelam que os problemas começaram no início da manhã. Todo o sistema utilizado nacionalmente pelas sedes controladas pela emissora ficou fora do ar, o que impossibilitou os profissionais de incluírem e trabalharem em suas reportagens para que fossem levadas ao ar.
A Record utiliza dois sistemas para viabilizar a exibição de reportagens, e ambos deram defeito. Sinal de internet também caiu. As produções de telejornais locais e nacionais deste sábado ficaram sob análise, mas o Balanço Geral SP começou normalmente às 13h20. Alguns profissionais da sede de São Paulo chegaram a ser dispensados pela manhã, porém as afiliadas que transmites programas para outras cidades não foram afetadas.
Diante da emergência, o Fala Brasil foi interrompido, e episódios da série Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) foram exibidos no lugar. Toda a equipe técnica da emissora foi chamada com urgência para tentar resolver o problema. A programação ao vivo foi retomada ao meio-dia, com o programa A Escola do Amor, da Igreja Universal do Reino de Deus.
A Record enfrenta outros problemas funcionais
Segundo o jornalista Ricardo Feltrin em sua coluna no UOL os hackers “sequestraram” todos os seus arquivos. Também está sem acesso ao seu acervo gravado (com quadros, reportagens, pilotos, material histórico etc.), funcionários da emissora também não conseguem mais acessar nem sequer os números do ibope pelos celulares.
Os celulares da emissora de funcionários com cargos de confiança (editores, diretores, vice-presidentes etc.), não conseguem mais abrir o aplicativo de audiência da Kantar Media.
A Record não divulgou nenhuma nota a respeito da invasão. Não há nenhuma previsão de quando o problema será solucionado.
A direção da Record montou uma verdadeira operação de guerra para manter a programação no ar até agora. Sem poder usar material pré-gravado, editado ou em estado bruto, as equipes correm para preencher os “buracos” dos programas do jeito que dá. Por exemplo, todos estão usando conteúdos que conseguem encontrar em discos, cards, “cartões”, pen-drives e outras mídias “físicas”, como esta coluna divulgou ontem com exclusividade.
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Além desses problemas já ventilados pela mídia, mas não confirmados da emissora, ainda podem surgir outros problemas relacionados a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e quanto a isso a emissora terá que se reportar a ANPD Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Com informações de reportagens do UOL
A equipe de redação do Crypto ID escreveu a TV RECORD para saber do ocorrido, mas até publicação deste artigo não recebemos respostas. Caso haja pronunciamento, ele será atualizado.
Crypto ID Entrevista: Sergio Muniz sobre Ransomware, Gestão de Acessos e MFA – Thales Brasil
Ransomware: Backup é uma das maneiras mais eficientes de garantir a continuidade das operações
Cibersegurança e Internet das Coisas na era do ransomware
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é transformada em autarquia de natureza especial