Últimas notícias

Fique informado

TV Record supostamente sofreu um Ransomware que prejudicou suas transmissões. A emissora enfrenta outros problemas funcionais

10 de outubro de 2022

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Uma grave falha técnica causou sérios problemas para a TV Record na manhã de sábado 8 de outubro. O sistema digital da emissora para a edição e transmissão de reportagens caiu, em rede utilizada no Brasil inteiro e adicionalmente a emissora enfrenta outros problemas funcionais

A TV Record, principal empresa integrante do Grupo Record, sediada na cidade de São Paulo é uma rede de televisão comercial aberta brasileira com cobertura nacional. Em dezembro de 2021, ocupou a segunda colocação dentre os canais mais assistidos do país no Painel Nacional de Televisão, atrás apenas da TV Globo.

Foi então que o programa o Fala Brasil, que deveria ir ao ar de 7h35 a 12h, foi tirado do ar às 9h06

Na emissora, a suspeita é de ataque hacker

Apesar da emissora não ter se pronunciado oficialmente, fontes internas não identificadas revelam que os problemas começaram no início da manhã. Todo o sistema utilizado nacionalmente pelas sedes controladas pela emissora ficou fora do ar, o que impossibilitou os profissionais de incluírem e trabalharem em suas reportagens para que fossem levadas ao ar.

A Record utiliza dois sistemas para viabilizar a exibição de reportagens, e ambos deram defeito. Sinal de internet também caiu. As produções de telejornais locais e nacionais deste sábado ficaram sob análise, mas o Balanço Geral SP começou normalmente às 13h20. Alguns profissionais da sede de São Paulo chegaram a ser dispensados pela manhã, porém as afiliadas que transmites programas para outras cidades não foram afetadas.

Diante da emergência, o Fala Brasil foi interrompido, e episódios da série Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) foram exibidos no lugar. Toda a equipe técnica da emissora foi chamada com urgência para tentar resolver o problema. A programação ao vivo foi retomada ao meio-dia, com o programa A Escola do Amor, da Igreja Universal do Reino de Deus.

A Record enfrenta outros problemas funcionais

Segundo o jornalista Ricardo Feltrin em sua coluna no UOL os hackers “sequestraram” todos os seus arquivos. Também está sem acesso ao seu acervo gravado (com quadros, reportagens, pilotos, material histórico etc.), funcionários da emissora também não conseguem mais acessar nem sequer os números do ibope pelos celulares.

Os celulares da emissora de funcionários com cargos de confiança (editores, diretores, vice-presidentes etc.), não conseguem mais abrir o aplicativo de audiência da Kantar Media.

A Record não divulgou nenhuma nota a respeito da invasão. Não há nenhuma previsão de quando o problema será solucionado.

A direção da Record montou uma verdadeira operação de guerra para manter a programação no ar até agora. Sem poder usar material pré-gravado, editado ou em estado bruto, as equipes correm para preencher os “buracos” dos programas do jeito que dá. Por exemplo, todos estão usando conteúdos que conseguem encontrar em discos, cards, “cartões”, pen-drives e outras mídias “físicas”, como esta coluna divulgou ontem com exclusividade.

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Além desses problemas já ventilados pela mídia, mas não confirmados da emissora, ainda podem surgir outros problemas relacionados a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e quanto a isso a emissora terá que se reportar a ANPD Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Com informações de reportagens do UOL

A equipe de redação do Crypto ID escreveu a TV RECORD para saber do ocorrido, mas até publicação deste artigo não recebemos respostas. Caso haja pronunciamento, ele será atualizado.

Crypto ID Entrevista: Sergio Muniz sobre Ransomware, Gestão de Acessos e MFA – Thales Brasil

Ransomware: Backup é uma das maneiras mais eficientes de garantir a continuidade das operações

Cibersegurança e Internet das Coisas na era do ransomware

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é transformada em autarquia de natureza especial


22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00