Hospital Unimed Volta Redonda ingressa no grupo de elite mundial dos hospitais com EMRAM nível 6
O Hospital Unimed Volta Redonda, localizado no Estado do Rio de Janeiro, recebeu na última quarta-feira (04) o certificado da Healthcare Information and Management Systems Society HIMSS Analytics, subsidiária da organização que lidera os esforços globais para otimizar a saúde e a assistência médica por meio da TI.
Em cerimônia realizada durante o HIMSS Latin America Conference and Exhibition 2015, que ocorre até esta sexta-feira (05) em São Paulo, o Hospital Unimed Volta Redonda foi oficialmente inserido no grupo de elite mundial dos hospitais com a certificação Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) nível 6.
A instituição de saúde teve a estrutura de TI avaliada e, pela adoção de documentações médicas eletrônicas, sistema completo de suporte à decisão clínica e circuito fechado de medicação, conquistou o estágio 6 da certificação. No processo de auditoria, houve acompanhamento do uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em todo o fluxo de atendimento – desde a entrada do paciente no pronto-socorro, passando pelo atendimento ambulatorial até a internação com checagem à beira-leito, em que, com o apoio de tablets, a equipe de enfermagem garante a medicação correta, na dose certa, no paciente certo e na hora certa.
Reunindo informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos, oo Prontuário Eletrônico do Paciente simplifica o armazenamento de dados e facilita a rotina dos profissionais de saúde. Além de garantir a legibilidade das informações, ainda possibilita análises estatísticas e integração com outras áreas. Segundo o superintendente de TI e Administração do Hospital Unimed Volta Redonda, Luiz Carlos Guimarães Jr., não foram necessárias adaptações para que a instituição atendesse aos padrões da HIMSS Analytics. “O hospital obteve o reconhecimento com base no modelo que já adotava.
“Essa certificação não só confirma a qualidade do sistema, como também atesta o uso adequado da tecnologia por parte da instituição”.
Como a certificação EMRAM é composta por oito estágios (de 0 a 7), o próximo passo para o Hospital Unimed Volta Redonda é a definição do plano de ação para que em 2017 conquiste o estágio 7 e o selo de hospital digital, dispensando completamente o uso de papel. Além do PEP, outras soluções MV são utilizadas pelo hospital para integrar setores, agilizar processos e gerenciar 145 leitos, uma média de 105 mil atendimentos no pronto-socorro por ano e mais de 9 mil internações anuais.
Essa é a segunda instituição de saúde cliente da MV no Brasil a conquistar a certificação EMRAM nível 6.“Em 2014, o Hospital Unimed Recife III se tornou um dos primeiros do País a receber o certificado da maior associação de informática em saúde. Considerado um nativo digital, o hospital foi inaugurado em 2012 com registros de atendimentos eletrônico e assinatura digital, padronização de processos e integração de áreas, mensuração eficiente de indicadores e facilidades para a tomada de decisões.