Últimas notícias

Fique informado

Uso da computação em nuvem deve crescer 10% nos próximos dois anos

12 de outubro de 2023

Spotlight

Resiliência cibernética: Insights para o Board, CEO, CIO e CISOs

Leonardo Ferreira nesse artigo oferece uma visão abrangente e atualizada sobre o cenário da segurança cibernética.

28 de fevereiro de 2024

Como o Tether (USDT) se tornou a principal criptomoeda no Brasil 

No dinâmico cenário das criptomoedas em 2023, o Tether (USDT) conquistou a posição de destaque como a principal escolha entre os brasileiros.

23 de fevereiro de 2024

Entrevista com Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, sobre sigilo e assinatura digital

O CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, destacou o sigilo e as assinaturas digitais, além de abordar os principais marcos de 2023 e expectativas para 2024

19 de fevereiro de 2024

FIDO redefine a segurança online com a autenticação sem senhas

As senhas perduram, apesar do crescente consenso de que seu uso precisa ser reduzido, se não substituído.

16 de fevereiro de 2024

1º Insurance Mega Trends

O evento Insurance Mega Trends trará as principais tendências em seguros com personalidades nacionais e internacionais.

15 de fevereiro de 2024

Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, e suas variações por setor econômico. Por Susana Taboas

Sistema Financeiro Aberto permite que as empresas e os indivíduos acessem dados financeiros de diversas fontes em um único lugar.

6 de fevereiro de 2024

Uso de assinaturas eletrônicas cresce 140% e deve chegar a 2 milhões/mês

Dados da ZapSign mostram ainda que adoção de assinaturas eletrônicas por empresas quase dobrou no ano de 2023

29 de janeiro de 2024

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20 de outubro de 2020

Segurança Nativa: armazenamento em nuvem e a melhor forma de proteger dados

A migração das empresas para o armazenamento em nuvem é uma realidade e é importante que se atentem às medidas de segurança desse universo

16 de maio de 2023

Oracle traz a revolução da nuvem para o universo bancário

O pacote SaaS nativo da nuvem oferece aos bancos corporativos e de varejo a agilidade para modernizar suas aplicações rapidamente para atender às demandas dos clientes e aproveitar novas oportunidades.

24 de abril de 2023

A importância da nuvem em um sistema de softwares de gestão

Mais segurança contra sinistros, proteção dos dados e informações, e mais agilidade são algumas das vantagens da nuvem

20 de dezembro de 2022

Check Point Software anuncia solução nativa da nuvem para segurança de ambiente AWS

A solução CloudGuard Network Security as a Service (NSaaS) aprimora a proteção da AWS e reduz a sobrecarga operacional; além de bloquear preventivamente o Log4j e ameaças similares

1 de dezembro de 2022

Gartner prevê que os gastos mundiais de usuários finais com serviços de Nuvem Pública atingirão US$ 600 bilhões em 2023

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que os gastos mundiais de usuários finais com serviços de Nuvem Pública crescerão 20,7% em 2023, totalizando US$ 591,8 bilhões.

3 de novembro de 2022

Segurança e economia são vantagens apontadas para a escolha do modelo de computação em nuvem pelas empresas

A computação em nuvem já deixou de ser uma tendência e se consolida, cada dia mais, como uma realidade. Uma pesquisa, divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), confirma essa transformação digital.

Segundo o levantamento, 42% do processamento nas empresas brasileiras já é feito em nuvem. Além de ser inédito em 34 anos, esse percentual também vem acompanhado de uma expectativa de crescimento. Estima-se que, apenas nos próximos dois anos, a utilização desse modelo aumente mais 10%.

Também chamada de cloud computing, a computação em nuvem fornece serviços que permitem o acesso sob demanda a recursos compartilhados, como servidores, banco de dados, armazenamento e softwares.

Davis Pereira
Davis Pereira, gerente comercial da IN4

A segurança está entre as principais justificativas das empresas para a escolha do uso da nuvem. “Há hackers que invadem os servidores das empresas, fazem uma criptografia das informações e pedem um resgate. Após o pagamento, eles dão uma contra-senha que devolve os arquivos. Mas, o processo de descriptografia nunca é 100% e, geralmente, os executáveis ficam danificados“, explica Davis Pereira, gerente comercial da IN4, empresa especializada em sistemas de gestão para indústrias.

Pereira afirma que os dados no sistema são o que há de mais importante nos ambientes corporativos, daí a necessidade de garantir a segurança dessas informações.

Provedores de nuvem oferecem, ainda, recursos de backup e recuperação para aqueles que escolhem virtualizar esse acesso.

Sistemas de gestão podem, por exemplo, ser implementados criando um ambiente nuvem, sem a necessidade de instalação na infraestrutura das empresas. Entre os nossos novos clientes, 80% já optam por essa solução, que, além de segurança, traz mais comodidade e tem suporte facilitado“, completa o gerente.

Redução de custos

A economia com a instalação de recursos físicos é outra vantagem que explica a popularização dessa tecnologia. “Quando precisam de uma atualização do servidor próprio, muitas empresas se veem diante da decisão de ir para a nuvem. Se isso é feito, elas ficam livres da necessidade de fazer investimentos em máquinas e na infraestrutura para que esses equipamentos possam funcionar adequadamente“, detalha.

O gerente destaca que essa redução de estrutura física também permite que os profissionais de TI possam ter outras atribuições e não fiquem exclusivamente restritos às questões que envolvem os servidores.

Se uma empresa opta pela virtualização do acesso a sistemas e dados, ela deve analisar os provedores e modelos de contratação disponíveis.

Pereira frisa que o uso da nuvem é uma solução democrática. “É um modelo para todos os tipos e necessidades de empresas, que se ajusta à realidade de cada uma”, diz.

Estabilidade na conexão

Para garantir o acesso à nuvem, é ideal que as empresas contratem um serviço de internet, que, além de velocidade, também garanta a estabilidade do sinal. “Esse já foi um ponto de grande preocupação. Hoje, não é mais pelo fato de os fornecedores de internet terem um certo padrão de entrega“, conta Pereira.

Mesmo assim, o gerente aponta que as empresas sempre devem contar com mais de um serviço que garanta a conexão. “É preciso ter internet, um plano B de internet e, dependendo do caso, um plano C“, completa.

Na utilização da nuvem em um sistema de gestão, por exemplo, não é bom ter uma internet com muitas interrupções. Isso causa problemas de performance, de usabilidade mesmo“, finaliza o gerente da IN4.

Cinco ações para consolidar a segurança na nuvem e reduzir custos

Nuvem híbrida: como a estratégia impacta a evolução digital dos negócios

Alta em ataques cibernéticos impulsiona a necessidade de soluções de segurança na nuvem