O cenário do varejo está em constante evolução e os lojistas enfrentam desafios cada vez mais complexos para se manterem competitivos
Por Gustavo Maciel
O cenário do varejo está em constante evolução e os lojistas enfrentam desafios cada vez mais complexos para se manterem competitivos.
A pressão para oferecer atendimento ao cliente excepcional, otimizar operações e manter a relevância no mercado impulsionam a busca por soluções inovadoras. Nesse contexto, a tecnologia desempenha papel fundamental na transformação do setor.
Segundo o provedor de plataforma de comércio eletrônico Shopify, alguns dos obstáculos incluem encontrar o equilíbrio certo quando se trata de níveis de estoque, experiência de compra personalizada e automação de processos para melhorar a eficiência e obter vantagem frente à concorrência. Assim,a convergência entre a inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), conhecida como AIoT, emerge como ponto-chave.
Essa combinação permite que os varejistas coletem e analisem dados em tempo real, gerando insights valiosos para melhorar operações e atender às demandas dos clientes. Entre os principais benefícios estão a integração de câmeras de segurança de alta definição com análises de IA, monitoramento de comportamento, otimização do layout da loja e melhoria da segurança. Além disso, soluções de auditoria remota simplificam a conformidade e reduzem os custos operacionais.
Impacto na jornada do cliente
O varejo inteligente visa aprimorar a experiência dos consumidores por meio dessas tecnologias. Isso permite aos comerciantes personalizar ofertas, antecipar necessidades e criar ações envolventes, aumentando a satisfação e a fidelidade à marca.
Os recursos modernos proporcionam oportunidades para favorecer a eficiência operacional, incluindo análise de padrões de tráfego, gerenciamento de filas e monitoramento em tempo real do inventário, resultando em redução de custos e melhorias na precisão das previsões de demanda.
A tecnologia AIoT é aplicável em diversas áreas, desde auditoria remota de lojas até gestão de estacionamentos, auxiliando os varejistas a superarem os principais desafios.
À medida que essas soluções evoluem, permitem oferecer jornadas de compra de excelência, otimizar processos e destacar uma marca no competitivo mundo dos negócios.
Sobre a Hikvision:
Com ampla gama de produtos de segurança físicos, que abrangem vídeo, controle de acesso e sistemas de alarme, a Hikvision também fornece soluções integradas à IA para oferecer suporte aos usuários finais com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento de segurança e inteligência de negócios. A companhia está comprometida a servir vários setores por meio de tecnologias de percepção de máquina, inteligência artificial e Big Data, liderando o futuro da IoT. Composta por 66 subsidiárias e filiais em todo o mundo, os produtos da Hikvision destinam-se a vários mercados verticais que abrangem mais de 150 países. A empresa abriu capital em maio de 2010 e está listada no SMEs Board da Bolsa de Valores de Shenzhen.
Flamengo revoluciona área de compras com SAP Ariba
Solução da Visa aumenta taxa de autorização de transações no e-commerce
Muitos artigos interessantes sobre soluções para segurança e identificação digital aplicadas no segmento do Varejo e e-commerce são publicadas aqui no Crypto ID. Confira aqui!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.