Últimas notícias

Fique informado
Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores fala sobre vendas via WhatsApp. Como usar essa estratégia no seu e-commerce? 

Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores fala sobre vendas via WhatsApp. Como usar essa estratégia no seu e-commerce? 

14 de dezembro de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O app favorece a solução de pendências rapidamente, a criação de campanhas e a concretização de vendas diretas

Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores 

vendas
Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores 

Quem ainda não usa o WhatsApp na estratégia de vendas e atendimento está deixando de ganhar dinheiro.

No Brasil, o aplicativo é o mais utilizado, alcançando 96,4% dos usuários de redes sociais.

A tendência é que cada vez mais pessoas usem a ferramenta para conversar com empresas e fazer compras.  

O WhatsApp permite enviar mensagens de texto, áudio, vídeo, imagens, documentos, viabilizando contato em diferentes formatos que podem impulsionar uma comunicação proativa e eficiente.

Muito mais fácil do que se deslocar até um comércio ou acessar a uma loja virtual, o app favorece a solução de pendências rapidamente, a criação de campanhas e a concretização de vendas diretas.

Pelo WhatsApp, todas as dúvidas podem ser solucionadas rapidamente, até mesmo com mensagens automáticas.  

Mas como potencializar essa estratégia no seu e-commerce? O pontapé inicial é criar uma conta no WhatsApp Business.

Para isso, basta fazer o download do aplicativo com a versão dedicada às empresas. Entre as principais funcionalidades está a possibilidade de criar catálogos, adicionar informações oficiais e passar maior credibilidade aos clientes.  

Outro ponto importante é contar com a autorização do cliente para envio de informações.

Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular e à privacidade.

Por isso, é essencial ser bem-vindo, pois são grandes as chances de realizar um contato improdutivo, sem gerar retorno algum quando o envio é massivo e sem personalização. 

Nesse sentido, entra a cartela de clientes. É decisivo ter um mailing de contatos atualizado com pessoas reais e potenciais de vendas.

Para isso, a estratégia é a coleta de dados inteligente. 

Criar lista de transmissão em vez de grupos é outra dica importante.

A operação é bem fácil: cria-se a lista, seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto.

É só escrever a mensagem e enviar. Serve, por exemplo, para divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções. Se alguém responder, só a empresa irá receber. 

A qualidade do conteúdo é outro ponto decisivo. Não é proibido enviar propaganda pelo WhatsApp, mas não restrinja a sua estratégia a isso. Cada vez mais a oferta de conteúdo conquista públicos.

Dicas relacionadas aos itens do catálogo pode ser uma poderosa ação de marketing de conteúdo, por exemplo. Faça isso tanto no formato de texto quanto de vídeo e veja como ajuda no engajamento dos clientes. 

As possibilidades são muitas e cada dia que passa o WhatsApp cria mais funções.

É preciso estar sempre atento e antenado sobre as novidades do app, bem como sobre seu segmento de mercado para elaborar conteúdos inovadores e relevantes. 

Sobre o autor

Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 70% de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br. 

Sobre a Giuliana Flores 

Criada há mais de 31 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000.

Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento.

Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura,  Havanna,  Lindt,  Chandon,  Rommanel,  Vivedas,  Uatt?,  Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor.

Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades.

Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança

Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo

Web 3.0: como o e-commerce pode engajar mais seus consumidores?

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

E-commerce: maioria dos varejistas espera crescimento maior das vendas online no segundo semestre

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.