Esse incidente afetou informações de clientes, funcionários e ex-funcionários do Santander nos países Uruguai, Chile e Espanha
O Grupo Santander emitiu um comunicado informando que os dados de um provedor externo foram acessados indevidamente.
Esse incidente afetou informações de clientes, funcionários e ex-funcionários do Santander nos países Uruguai, Chile e Espanha.
Felizmente, não foram comprometidas informações de transações bancárias nem credenciais de acesso à internet banking, uma vez que o provedor externo não possuía esses dados.
Embora o número exato de clientes afetados não tenha sido especificado, o Santander está tomando medidas proativas para informar os clientes e funcionários impactados. Além disso, o banco notificou os reguladores e entidades de segurança pública sobre o ocorrido.
Para mitigar a situação, o Santander bloqueou o acesso à base de dados comprometida e está investindo em reforços para prevenção de fraudes.
Essa violação de dados está inserida em um contexto mais amplo de crescentes preocupações com ameaças cibernéticas no setor financeiro, conforme destacado por organizações como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).
Entramos em contato com o Banco Santander, mas até o momento não recebemos as respostas aos nossos questionamentos.
Abordando a Crise de Talentos em Cibersegurança: Desafios e Soluções. Por Longinus Timochenco