Pesquisa explora as implicações econômicas, benefícios e desafios da aceitação de pagamentos comerciais B2B na região
O cenário de pagamentos entre empresas (B2B) está passando por uma evolução notável, emergindo como um poderoso catalisador de mudanças, principalmente entre muitas empresas da América Latina e do Caribe.
Para entender a próxima janela de oportunidades nesse mercado, a Visa lançou hoje um novo estudo – realizado entre 762 empresas de fornecedores de 9 países da região – que descobriu que a adoção de pagamentos digitais B2B está ganhando significativo impulso na América Latina e no Caribe, com 80% dos fornecedores entrevistados já aceitando e desfrutando os benefícios dos cartões comerciais.
Mesmo com a forte transformação digital, as transações em dinheiro continuam sendo a principal forma de pagamento para muitos fornecedores que ainda não aceitam pagamentos digitais (31%), o que destaca a grande oportunidade que existe para digitalizar totalmente esse segmento e alavancar ainda mais o crescimento e a prosperidade do ecossistema empresarial na região.
“Os pagamentos digitais B2B estão provando ser fundamentais para ajudar os fornecedores de todos os portes e em todos os setores a modernizar suas operações, a fim de que permaneçam competitivos nesse sistema econômico sempre em expansão, interconectado e global”, disse José Luis Gonzales, head de Soluções Comerciais Visa para a Visa América Latina & Caribe.
“Na Visa, com nosso sólido histórico, insights e experiência no mercado B2B, continuamos na vanguarda, possibilitando soluções digitais inovadoras e agregando maior valor aos fornecedores. Essas soluções ajudam a atingir maior eficiência operacional, fluxo de caixa e crescimento, ajudando a atender às necessidades de nossos negócios na região.”
Maior crescimento e fidelidade do cliente
A pesquisa – que explorou as implicações econômicas, benefícios e desafios da aceitação de cartões comerciais B2B – descobriu que os fornecedores que já aceitam cartões comerciais tiveram clientes mais fiéis e oportunidades de maior crescimento.
Eles reconhecem os benefícios inegáveis dos pagamentos digitais, sendo o aumento nas receitas (42%) e a melhoria na eficiência dos processos (35%) as principais vantagens, seguidas pela redução nos dias de pendência das vendas (13%) e pela redução nas taxas de dívidas incobráveis e fraude (10%). Eis outros destaques importantes:
- Após aceitarem cartões comerciais, os fornecedores entrevistados em toda a região observaram um ganho médio esperado de 19% no volume anual de vendas. Desses fornecedores, 76% perceberam um aumento na receita incremental impulsionada principalmente por novas vendas (52%) e maior fidelidade do cliente (11%), enquanto 24% notaram um aumento no valor médio de pedido;
- Dos 35% dos fornecedores entrevistados que notaram uma melhoria nas eficiências dos processos, 92% observaram uma redução nas taxas de erro, 78% observaram melhorias nos pagamentos internacionais e de múltiplas moedas e 93% testemunharam uma melhoria na segurança e no cumprimento;
- Os fornecedores entrevistados que aceitam pagamentos digitais confirmaram uma redução média em dívidas incobráveis e fraude de 1,3% de seus recebíveis anuais, gerando muitos impactos positivos para o fornecedor.
Principais Desafios
A nova pesquisa da Visa destaca que, embora a grande maioria dos fornecedores já esteja se beneficiando da movimentação de dinheiro digital, os principais desafios continuam sendo o da não aceitação de pagamentos digitais, como por exemplo:
- As ineficiências no processo representam um desafio significativo para os fornecedores da América Latina e do Caribe que ainda dão preferência a dinheiro ou a outros métodos de pagamento. Aproximadamente 50% dos fornecedores entrevistados dizem que processos ineficientes/manuais são o principal ponto de dificuldade, são caros e superam as tarifas associadas à implementação e transações com cartões comerciais. Por exemplo, acompanhar o atraso nos pagamentos leva 67% mais tempo, sem mencionar o uso ineficiente de recursos que poderiam ser alocados para melhor uso em outros lugares1.
- Gerenciar os ciclos de capital de giro é outro desafio para os fornecedores regionais, com fornecedores observando alta ocorrência de faturas atrasadas ou não pagas (34%). Os atrasos na cobrança de contas a receber, os saldos apertando o capital de giro e impedindo o planejamento e gerenciamento do fluxo de caixa são fatores negativos para esses importantes contribuintes da economia.
- Os fornecedores entrevistados que não aceitavam cartões comerciais percebiam uma média de dívidas incobráveis e um índice de fraude de 2,5%, o que reduziu seu capital de giro e aumentou as tarifas e custos de cobrança de dívidas.
Os benefícios dos cartões comerciais e suas características inerentes de praticidade, segurança e velocidade são valiosos para ajudar muitas empresas da América Latina e Caribe, principalmente fornecedores, a superar os maiores desafios dos pagamentos B2B e aproveitar as oportunidades de crescimento.
Com o valor dos pagamentos B2B esperado para alcançar USD 124 trilhões em todo o mundo até 2028, representando um crescimento de 40% a partir de 2024, a perspectiva é animadora para as empresas e fornecedores da região continuarem impulsionando sua transformação para migrar efetivamente para a economia digital global do futuro.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Metodologia do relatório
A Visa contratou a RGX, uma empresa especializada no desenvolvimento de inteligência de mercado e pesquisa de mercado global, para realizar um estudo que incluiu entrevistas com um total de 762 empresas da Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, México, Panamá, Peru e Porto Rico.
As entrevistas foram divididas em dois painéis: empresas que aceitam e empresas que não aceitam cartões comerciais.
No caso das empresas que aceitam cartões comerciais, foi realizada uma análise do retorno sobre o investimento (ROI) para avaliar o benefício líquido da aceitação de cartões comerciais.
As informações foram coletadas por meio de entrevistas telefônicas utilizando o sistema CATI, com questionário semiestruturado com foco em empresas dos setores mais relevantes em cada país.
Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura – permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todas as pessoas em todos os lugares, elevam a todos, em todos os lugares, e vemos o acesso como algo fundamental para o futuro da movimentação de dinheiro.
Startup brasileira fundada por Heloísa Passos é finalista em concurso global da Visa
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!