A Visa possui ferramentas de segurança e autenticação online de última geração, seus executivos estão à disposição para falar sobre o novo protocolo 3DS 2.0 – que possibilita uma análise mais completa de dados, permitindo a verificação da identidade do portador do cartão sem a necessidade de pedido de senha ou dados adicionais.
Quando todos os envolvidos (o estabelecimento comercial, o emissor e o portador do cartão) fornecem mais contexto sobre uma transação, a finalização da compra é mais rápida, mais segura e gera uma melhor experiência para o cliente.
Do ponto de vista do consumidor, podem dar dicas de segurança para o uso dos meios de pagamentos eletrônicos em seu dia a dia.
Diretor sênior de risco da Visa no Brasil – Edson Ortega – traz dicas de como comprar online de forma segura e prática.
Confira abaixo no vídeo.
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É cada vez mais importante saber como se proteger e fazer compras online de maneira segura e confiável.
Neste Dia do Consumidor (15), a Visa traz algumas dicas de como você pode ficar atento a diversos detalhes que envolvem sua segurança e satisfação no final da compra.
1. Compare preços. Há diversos sites na internet que realizam esse serviço de maneira rápida e prática. Perder alguns minutos neste tipo de pesquisa pode garantir descontos consideráveis de uma loja para outra. Atente-se para o valor do frete que será acrescido a sua compra e também aos prazos de entrega. Muitos sites permitem que você simule com base no CEP do endereço de entrega e saiba antes de finalizar a compra qual o prazo para receber o produto. Certifique-se de que atende às suas expectativas.
2. Prefira o e-Commerce com sistema moderno de segurança, certificando-se de que o site protege seus dados e possuem selos específicos. Antes de inserir seus dados pessoais e de seu cartão, veja se há um ícone de cadeado no rodapé ou ao lado do endereço da página. Ao clicar, você verá o certificado de segurança do site.
3. Recomenda-se solicitar ao seu banco o serviço de “alertas de transação”. Esta funcionalidade envia notificações sobre as compras realizadas por meio de SMS ou e-mail e permite que você saiba, em tempo real, sobre possíveis fraudes no uso de seu cartão.
4. Para o preenchimento rápido de dados, já existem ferramentas que, por meio de um único cadastro, gravam seus dados, cartões e suas informações de entrega. A partir daí você conseguirá finalizar suas compras com poucos cliques e de forma mais segura. Além de poder registrar quantos cartões quiser e não precisar sair do site para finalizar a compra. Certifique-se sempre de que você está inserindo os dados no site da loja, evite preencher dados em pop-ups, telas ou páginas com características muito diferentes das apresentadas pelo site da loja. Em caso de dúvida, não hesite em falar com o atendimento do site e confirme se as telas apresentadas fazem parte do fluxo de venda.
5. Prefira lojas que disponibilizem recursos variados para tornar mais fácil a sua decisão de compra, como, por exemplo, uma boa variedade de fotos e vídeos dos produtos, descrições detalhadas e chat online para esclarecimento de dúvidas. Vale checar se existem reclamações e insatisfações em sites como o Reclame Aqui e Procon.
6. Opções alternativas ao boleto, mais rápidas e seguras para pagamento de compras online, são os cartões de débito, crédito e pré-pago. Autorizado o pagamento com o cartão, sua compra é confirmada na hora e não é preciso imprimir para pagar ou esperar a liberação da compra. Com isso, o produto chega mais rápido. Com o cartão pré-pago – por exemplo, você tem controle sobre a flutuação da moeda (dólar), além de ser uma ótima maneira de você acompanhar seus gastos.
7. Observe as condições de pagamento e tenha clareza de quais opções têm juros inclusos. Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.
8. Avalie a política de troca da loja, pois em caso de defeitos ou desacordo comercial, você deve entrar em contato diretamente para negociar o reembolso ou o envio de um novo produto. Por isso, é também fundamental guardar todos os comprovantes de pagamentos.
9. Para comprar roupas, calçados e acessórios, confirme se as medidas seguem o padrão brasileiro, ou consulte o tamanho correspondente. Tire suas medidas e compare com as tabelas de tamanhos informadas nos sites pela maioria dos vendedores.
10. Sites internacionais exigem cartões internacionais. Uma opção é o cartão pré-pago Travel Money, pois não é necessário comprovar renda, nem ter conta no banco para usá-lo.
11. Ainda em sites internacionais, verifique se o produto é compatível com as tecnologias e padrões disponíveis no Brasil, especialmente no caso de tomadas, voltagens de equipamentos eletrônicos, aparelhos celulares, TVs e outros. Certifique-se também se a loja entrega o seu produto no Brasil, ou se eles possuem restrição de comercialização no País.
12. Leia com atenção as características do produto antes de finalizar a compra e compare com outras marcas. Alguns produtos exigem registro em órgãos específicos, no caso dos telefones celulares e tablets, eles devem ter registro na Anatel. Já produtos e serviços de saúde, estética e alimentação, precisam de registro na Anvisa. As agências de viagens devem ter registro na Embratur.
13. Lembre-se sempre dessas regrinhas básicas do dia-a-dia: atualizar sempre seu software de proteção e antivírus; criar senhas difíceis de serem descobertas; ignorar e-mails de remetentes desconhecidos e não responder a mensagens suspeitas.
14. Por último, mas não menos importante, se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no Internet-banking ou no site que está – não siga em frente e entre em contato com os responsáveis. Prevenção é a melhor forma de segurança.
No mês do Consumidor, fique atento à ação de golpistas – Ouça