Tenho acompanhado o mercado de serviços contábeis em todo o mundo para compreender a situação atual e as tendências globais do setor.
Por Roberto Dias Duarte
Na AccountexUSA, em Boston, o maior congresso independente de tecnologia contábil do mundo, pude constatar que as ameaças e as oportunidades são muito parecidas em todo planeta. Contadores da Europa, America do Norte, Oceania e, claro, do Brasil, estão passando por uma imensa transformação. Não é uma simples mudança, o conceito correto é transformação digital pois implica em uma revolução nos paradigmas, conceitos, modelo mental e comportamentos. Esse processo é muito mais profundo (e rápido) que as mudanças que tivemos nos últimos anos.
Necessidade de investimentos em inovação na contabilidade
Se no passado, o profissional formado em ciências contábeis tinha apenas a função de fazer os registros contábeis de uma empresa, atualmente, ele ganhou ainda mais importância e passou também a auxiliar o gestor na tomada de decisões. Detentor das informações contábeis da empresa, o trabalho deste profissional não está mais restrito à emissão de guia de impostos e à função de guarda-livros. Hoje, como evolução, ele faz análises financeiras e elabora relatórios.
Necessidade de investimentos em inovação na contabilidade e treinamento, diante de maior complexidade de regras, das entregas em formato digital, e pressão por menores custos levam empresários de todo o mundo a repensar os modelos de negócios.
Mercado contábil nos Estados Unidos
A realidade do mercado contábil nos Estados Unidos mostra que existem grandes redes de franquia de serviços contábeis, tributário, financeiro e de processamento de folha de pagamento. O sistema de franquias surge como alternativa para empreendedores como um modelo mais vantajoso e de expansão rápida. O fato é que o modelo de franquias se desenvolveu nos últimos anos e está amadurecendo, com expansão para inúmeros ramos atraindo empreendedores que buscam realizar o sonho do negócio próprio.
Em uma pesquisa realizada pela AICPA – Associação Americana de Contadores Públicos-, o mercado contábil nos Estados Unidos reflete as dificuldades enfrentadas pelos pequenos empresários, diante da maior necessidade de conhecimento técnico e de gestão e investimentos em tecnologia.
O cenário atual leva muitas empresas a buscar associações, parcerias, ou mesmo novos modelos de negócios.
Segmentação do mercado na contabilidade é imprescindível
Globalização, profissionalização, integração de canais de comunicação, segmentação e trabalho em rede. Estas são, as grandes tendências para o mercado contábil nos Estados Unidos. Não basta mais ser um bom técnico, o contador 2.0 tem que criar uma estrutura de gestão, pensando em estratégias, atuação em nichos, marketing e atendimento ao cliente. O empresário contábil percebe que o desafio na inovação na contabilidade é atuar em vários canais integrados de comunicação.
Outra tendência percebida no mercado contábil nos Estados Unidos é um envelhecimento da indústria com os chamados baby boomers (aqueles nascidos entre 1945 e 1964), prontos para se aposentar. Por outro lado, ao buscar um profissional para integrar os quadros da empresa contábil, muitos empresários americanos perceberam a falta de jovens no setor contábil.
Apesar do desemprego ameaçar trabalhadores de diversos setores da economia, empresas do mundo todo vêm enfrentando uma realidade completamente diferente, com dificuldades em encontrar profissionais para as áreas de contabilidade e finanças.
A contabilidade está entre as profissões com maior escassez de qualificações. Não existe negócio sem gestão ou planejamento financeiro. Por isso, mesmo com a escassez de mão de obra hoje, em curto e médio prazos este cenário tende a mudar.
Hoje, a realidade do mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Ele deve ser uma verdadeira “bússola” dos negócios e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista.
Para desempenhar essas funções com a máxima competência, a sua formação hoje deve conter não só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social. Não há mais espaço para profissionais que ainda resistem a transformação digital na contabilidade e não tratam como prioridade a inovação no escritório contábil.
Para equacionar essa situação entre envelhecimento dos profissionais e falta de mão de obra jovem e qualificada, é preciso pensar na introdução de inovações em processos e serviços. Portanto, a maior parte dessas organizações precisa se alinhar, com urgência, aos padrões globais de gestão. Sem isso, não há como esperar a valorização dos serviços contábeis e captação de jovens talentos. A inovação na contabilidade se reverte, necessariamente, em fortalecimento da competitividade, libertando as empresas da competição por preço. Para isso, o primeiro passo é a capacitação dos empreendedores do setor.
Outra tendência tem a ver tanto com as tecnologias tributárias quanto com esse processo de globalização, que é a profissionalização do setor. Hoje, as organizações contábeis estão passando por um processo de profissionalização. O dono da empresa contábil tem, necessariamente, que criar uma estrutura de gestão pensando em estratégias específicas. Deste modo, o contador 2.0 precisa também buscar inovação para seus serviços, conciliando formas inovadoras de atuar com as mega tendências da contabilidade.
As organizações contábeis devem caminhar para um novo conceito de gestão, mais estratégico, inovador, com foco no atendimento ao mercado, além da eficiência no cumprimento das obrigações legais e com forte base tecnológica.
A profissionalização e modernidade dos novos processos têm oferecido oportunidades às empresas de contabilidade se destacarem no mercado a partir da adoção de ferramentas antes disponíveis somente a grandes empresas. Consultorias de olho no futuro estão mudando seus conceitos, se adaptando e levando maior credibilidade aos seus clientes.
Todo esse movimento que acontece hoje nos Estados Unidos pode, de certa forma, ser sentido aqui também. A dificuldade em encontrar mão de obra, os desafios tecnológicos e a necessidade de alavancar a maturidade de gestão e adoção de novas tecnologias nos escritórios é notória no Brasil. Você está se preparando para acompanhar toda essa mudança?
* Roberto Dias Duarte – Conselheiro da Omiexperience, Fortes Tecnologia e Bizdocs (Portugal), evangelista tecnológico, mentor, professor e coordenador de MBA’s no IPOG.
“Acredito que o empreendedorismo pode transformar a realidade das pessoas melhorando signicativamente a qualidade de vida, o meio ambiente e o país. “
Realizou mais de 1.000 palestras e treinamentos no Brasil, USA e Europa. Mantém um blog com mais de 7 milhões de acessos.