Últimas notícias

Fique informado

Você sabe o que é Low Code?

16 de maio de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

O desenvolvimento em plataforma Low Code é um processo que visa tornar o desenvolvimento de software mais fácil e mais rápido

Você já ouviu falar de Low Code?

Podemos dizer que o desenvolvimento em plataforma Low Code é um processo que visa tornar o desenvolvimento de software mais fácil e mais rápido do que o método tradicional de codificação.

Essa abordagem minimiza a codificação por meio do uso de modelos pré-definidos, técnicas de design gráfico e ferramentas de arrastar e soltar para criar um software.

A seguir, explicaremos o que é Low Code. Não perca!

Como surgiu o Low Code?

O termo “Low Code” foi criado em 2014 para denotar plataformas que tinham interfaces de desenvolvimento baseadas em GUI (Graphical User Interface). Assim, elas permitem um trabalho de codificação tradicional sem a necessidade de conhecer explicitamente a linguagem de programação em si.

Além de usar uma interface gráfica para o usuário, a ferramenta também eliminou a necessidade de criar estruturas, vincular diferentes bancos de dados e realizar outras tarefas que normalmente são necessárias para codificar um software ou um aplicativo.

Além disso, todo esse processo tornou o desenvolvimento mais simples e fácil. Ou seja, de tal forma que até mesmo pessoas sem conhecimento em codificação poderiam desenvolver aplicativos usando o Low Code.

Por que as empresas estão migrando para plataformas Low Code?

Uma das maiores razões pelas quais as empresas estão migrando para plataformas de desenvolvimento de aplicativos Low Code se deve ao fato de os departamentos de TI terem grandes gargalos para serem resolvidos antes que um novo software seja criado e implementado.

Com o desenvolvimento dessa ferramenta, é possível a uma empresa receba um programa ou software rapidamente. Isto é, isso tudo sem esperar anos para o desenvolvimento do sistema.

Quais recursos o desenvolvimento em plataforma Low Code tem?

O Low Code é funcionalmente diferente da codificação tradicional. Ela utiliza vários métodos para tornar mais fácil e rápido o desenvolvimento de aplicativos.

Dessa forma, usando esses recursos, é possível criar aplicativos em dias, não em meses.

Plataformas Low Code contam normalmente com os seguintes recursos

– Interfaces de arrastar e soltar: um dos maiores benefícios dessa plataforma de desenvolvimento é possuir uma interface de usuário fácil e intuitiva, na qual os módulos podem ser arrastados e soltos, conforme necessário para criar um software. Isso significa que é preciso usar muito pouco de codificação para fazer os módulos funcionarem.

– Modelagem Visual: é a capacidade de representar visualmente processos e modelos em código antes de finalizar a implementação. Com um modelo visual para guiar o desenvolvedor, a criação de softwares por meio dessa ferramenta é um processo fácil. Assim, até mesmo para pessoas que não estão familiarizadas com o código rígido conseguem criar sistemas.

– Segurança e escalabilidade: embora um novo aplicativo possa apresentar alguns problemas de escalonamento e segurança, uma plataforma Low Code facilita a criação de um software corporativo seguro e escalável.

Como as plataformas ajudam na transformação de negócios?

Essa é uma nova tendência em crescimento. Segundo um relatório recente, o mercado de plataformas Low Code vai se tornar uma indústria de US $ 10 bilhões até 2019. E existem boas razões para isso.

– Economia de tempo: a ferramenta usa modelos e sintaxes visuais. Isso permite que menos tempo seja gasto para a criação de uma aplicação ou software.

– Flexibilidade para atender às necessidades da sua empresa: soluções prontas não funcionam tão bem quanto deveriam. Isso por que nenhuma empresa é exatamente igual à outra. E também é por isso que soluções personalizadas são o grande trunfo. Essa ferramenta atenderá aos requisitos da sua empresa e, ao mesmo tempo, são extremamente flexíveis e rápidas.

– Agiliza processos de negócios: usando essa ferramenta, as empresas estão percebendo como é fácil manter processos de negócios simplificados e otimizados. Isso significa menos tempo desperdiçado na tentativa de fazer as coisas funcionarem e mais tempo gasto para realmente fazê-las funcionar.

Sem dúvida, o Low Code é uma tendência no mundo dos negócios. Uma vez que essas plataformas tornaram o desenvolvimento de software muito mais acessível para todas as empresas.

Fonte: Blend IT

Low-code e a urgência na modernização de legados

Por que o low-code é a bola da vez: um passo a passo para implementá-lo

Low-code aumenta protagonismo da TI em prol dos negócios e da inovação

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!