Para preencher uma lacuna no mercado nacional, a Locaweb lança o primeiro VPS 100% brasileiro
VPS | Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado
O novo serviço do portfólio Cloud da empresa garante uma infraestrutura com SLA de 99,9% e conta com processadores Intel E5 V4 e tecnologia SSD de armazenamento de dados.
Para contornar o problema com o custo do serviço, considerado o maior obstáculo no fornecimento de um VPS no Brasil, a Locaweb firmou parceria com a Intel e a Dell, a fim de conseguir preços inferiores aos praticados pelos concorrentes estrangeiros.
“Foi essencial entender o poder de escolha do cliente, assim como quebrar a barreira do custo Brasil e manter altos padrões de qualidade, mas foi um diferencial contar com infraestrutura nacional da Locaweb para oferecer a baixa latência e alta segurança”, conta Cássio Scozzafave, especialista de Cloud Computing da Locaweb.
Segurança dos serviços da Locaweb
A segurança dos serviços da Locaweb é feita em comunhão com seus clientes. Neste sentido, é responsabilidade da Locaweb garantir a segurança de toda a infraestrutura física e lógica do seu datacenter, enquanto os clientes são corresponsáveis pela segurança das suas aplicações, dados e senhas.
Especificamente no caso do VPS, o cliente é também responsável pela adoção e implantação de boas práticas de segurança para o sistema operacional e outros serviços instalados.
Para garantir a segurança física do datacenter, a Locaweb conta com sistema de monitoração CFTV 24×7, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de climatização, sistemas de alimentação autossuficientes e redundantes, sistema biométrico e políticas restritas de acesso físico às suas dependências.
Além disso, submete-se anualmente à certificação ISAE 3402, padrão internacional que atesta a definição e implantação de processos de segurança física para datacenter.
Em relação à segurança lógica, a Locaweb adota medidas baseadas em normas e entidades de segurança reconhecidas internacionalmente. Possui desde 2013 a certificação PCI-DSS Service Provider, que especifica as melhores práticas para manipulação de cartões de crédito.
A Locaweb utiliza sistemas de criptografia simétricos e assimétricos, seguindo a característica técnica de cada sistema. Já os algoritmos e protocolos são constantemente monitorados e atualizados para aqueles reconhecidos como os mais seguros do momento, considerando a sua fragilização frente ao aumento constante de processamento e a medida em que novas falhas são descobertas.
“A segurança é responsabilidade de todos e deve ser aplicada em todas as etapas de um projeto, incluindo tecnologias e processos.” – Rafael Abdo, gerente de segurança da Locaweb.
Além disso, a Locaweb já planeja as próximas atualizações do seu VPS, que contará com solução de backup integrado, gerenciamento de DNS, upgrade de plano, balanceamento de carga, entre outros. A previsão é que as novidades sejam implementadas até o º1 semestre de 2017.
[toggles title=”Veja aqui as especificações técnicas do VPS da Locaweb”]
– Sistema operacional Linux, compatível com CentOS, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSUSE, todos em suas versões mais recentes;
– 20 a 80 GB de espaço de armazenamento, usando a tecnologia SSD da Intel;
– 512 MB a 8 GB de memória RAM, com processadores E5 V4 da Intel, com clock de 2,2GHz;
– Transferência de 1 a 7 TB;
– Proteção contra ataques DDoS;
– Baixa latência de rede;
– SLA de infraestrutura de 99,9%;
– Alta disponibilidade com caminhos redundantes em Gigabit e PTT (pontos de troca);
– Acesso Root diretamente pelo SSH ou painel de controle para facilitar gerenciamento e configuração do servidor;
– Acesso a imagens customizadas LAMP e WordPress, facilitando a configuração de novos servidores;
– Snapshot; – API; – Extrato de consumo;
– Gráfico de recursos
– Sistema operacional Linux, compatível com CentOS, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSUSE, todos em suas versões mais recentes;
– 20 a 80 GB de espaço de armazenamento, usando a tecnologia SSD da Intel;
– 512 MB a 8 GB de memória RAM, com processadores E5 V4 da Intel, com clock de 2,2GHz; – Transferência de 1 a 7 TB; – Proteção contra ataques DDoS; – Baixa latência de rede;
– SLA de infraestrutura de 99,9%;
– Alta disponibilidade com caminhos redundantes em Gigabit e PTT (pontos de troca);
– Acesso Root diretamente pelo SSH ou painel de controle para facilitar gerenciamento e configuração do servidor;
– Acesso a imagens customizadas LAMP e WordPress, facilitando a configuração de novos servidores; – Snapshot; – API; – Extrato de consumo;
– Gráfico de recursos[/toggles]
O que é VPS?
VPS é a sigla de Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado. Uma VPS é um servidor dedicado dividido em várias partes, cada qual atuando como um servidor individual. Em uma única máquina pode-se disponibilizar espaços exclusivos para usuários rodando diversas aplicações web (sites, softwares, entre outros).
Ilustrações: Site Locaweb