Conceito relativamente novo, a Web 3.0 tem impactos que vão além do desenvolvimento de produtos para o universo digital
Baseada nos pilares de descentralização, privacidade e virtualização, a terceira onda da Internet permite que o usuário tenha mais conexão com o que consome, em experiências hiper-realistas. Especialista aponta o que já está ao alcance das lojas virtuais
Conceito relativamente novo, a Web 3.0 tem impactos que vão além do desenvolvimento de produtos para o universo digital.
No contexto do consumo online, essa nova fase da internet é marcada pela descentralização (com bancos virtuais e novas formas de pagamento, por exemplo), maior privacidade de dados (com a LGPD) e experiências de compra através da virtualização.
Assim, quem quer apostar em um e-commerce que engaje e atraia os consumidores, a web 3.0 pode ser traduzida na aposta em experiências mais realistas.
Leonardo Gevaerd, coordenador de Inovação da Híbrido, consultoria especializada em soluções para desenvolvimento e posicionamento de e-commerces, diz que esse movimento está muito além do metaverso.
“É importante entender que para a web 3.0 ser realmente acessível à maioria do varejo virtual, ela precisa ser mais precisa em alguns aspectos, especialmente no custo-benefício. Por isso, hoje o metaverso, por exemplo, está muito distante de boa parte das empresas, mas há muitos outros fatores da web 3.0 para engajar o consumidor”, avalia.
A realidade aumentada, de acordo com o executivo, é um dos pontos que mais se destaca quando o assunto é web 3.0.
“A experiência de, por exemplo, ver como determinado objeto vai ficar na sua casa antes de comprar, ou aplicar virtualmente a tinta na parede antes de efetuar a compra são fatores que tornam a experiência de compra no e-commerce mais assertiva e resolutiva”, diz.
Além de um consumidor mais engajado e satisfeito, questões como devolução do item e desistência da compra devem ser reduzidas com esse tipo de aplicação.
O estudo Consumer Augmented Reality, da Delloite, reafirma o que o profissional da Híbrido aponta: a expectativa é de que investimentos em soluções de realidade aumentada em todo o mundo devem ir de US$ 12 bilhões em 2021 para US$ 72,8 bilhões em 2024.
Para além do status – é preciso converter vendas para alavancar a web 3.0
Enquanto alguns fatores da web 3.0 são vistos como investimentos fora da realidade – como o próprio metaverso, aplicações que façam mais sentido para o negócio no curto prazo já devem ser consideradas.
“Hoje já temos muitas empresas pensando em novas formas de pagamento, como em criptomoeda. Além disso , as NFTs estão se popularizando. Ainda assim, são realidades que nem sempre casam com o momento do e-commerce de uma média empresa”, destaca Leonardo.
Para o curto prazo, projetos da própria Híbrido para e-commerce de diferentes segmentos no país já mostram que é possível criar experiências hiper-realistas para os clientes.
Além da realidade aumentada, aplicações em 3D passam a ganhar espaço, garantindo a experiência sensorial para uma compra dentro da expectativa do consumidor, que tende a retornar à loja virtual em novos momentos de consumo.
Sobre a Híbrido
A Híbrido é uma agência com foco em soluções inovadoras para e-commerces, atuando desde o desenvolvimento de lojas virtuais a projetos de digital branding e mídia para o segmento.
A empresa foi fundada em 2013 e aposta em uma estratégia full para ampliar os resultados dos clientes – que crescem, em média, 70% ao ano.
Também investe em certificações e pessoas: atualmente mais de 80% do time de profissionais conta com certificações de alto nível para o desenvolvimento de projetos, além de reconhecimentos para a marca, vinda de parceiros como VTEX, Adobe Commerce, Meta e Google.
A empresa é ainda certificada GPTW e conta com mais de 90% de aprovação no portal de vagas Glassdoor.
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