O WhatsApp, adicionou indicadores de criptografia para mostrar aos usuários que suas conversas estão protegidas do acesso de terceiros.
Demostrar a existência de criptografia é uma boa prática por parte do WhatsApp porque despertará a atenção dos usuários para a questão da segurança e privacidade seja em aplicativos, emails ou sites.
É realmente inacreditável que a maioria das empresas ainda não utiliza soluções de email com criptografia e identificação com o uso do certificado digital.
Existem soluções de baixíssimo custos, rápida implementação e super amigáveis para usuários finais.
Não adotar criptografia é meio que um desleixo com a segurança da informação e também uma apatia em relação ao que está acontecendo em torno dessa questão mundialmente quando governos e agencias de inteligência tentam inibir o uso da criptografia para justamente ter acesso livre aos conteúdos circulados na internet.
Mas vamos a notícia sobre os indicadores de criptografia do WhatsApp.
Como o WhatsApp apresenta a criptografia aos seus usuários?
A criptografia disponível no aplicativo é end-to-end, o que significa que suas mensagens estão protegidas em todo o percurso até chegar ao destinatário.
Capturas de tela da versão beta da próxima atualização, divulgadas na página do desenvolvedor Javier Santos no Google+, mostram os indicadores em ação.
O serviço já utiliza a criptografia end-to-end por padrão, mas agora vai mostrar aos usuários que suas mensagens estão sendo protegidas de forma proativa.
A criptografia é uma técnica de segurança usada em todos os sistemas computacionais que requerem proteção das informações transmitidas e armazenada.
A Criptografia é um recurso matemático para cifrar e decifrar mensagens
O ato de cifrar consiste em transformar um texto normal em texto secreto e o ato de decodificar é a operação inversa, consiste em transformar um texto cifrado em texto normal.
A criptografia era utilizada na antiguidade por reis e generais que se preocupavam em proteger suas informações táticas dos adversários.
Ao longo dos séculos os métodos de se proteger segredos foram evoluindo de acordo com o conhecimento tecnológico de cada período. E evoluímos da criptografia simétrica na qual se conhece as chaves que cifravam os segredos para a criptografia assimétrica.
A criptografia assimétrica utiliza duas chaves distintas que se complementam e neste sistema, não se conhece o segredo.
Atualmente, os dois protocolos mais usados para proteção de dados na Internet, o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security) utilizam a criptografia assimétrica para proteger os dados transmitidos e armazenados e para proteger os e-mails são certificados digitais de usuários.
A criptografia não é exclusiva do mercado corporativo, qualquer usuário que tenha informações que não deseja que sejam expostas, deve criptografá-las.
Hoje dispomos de ferramentas que ajudam o usuário leigo a utilizar criptografia sem nenhum muito conhecimento sobre isso.
Com esse indicador o Whatsapp vai popularizar a criptografia e dar aos usuários o aculturamento sobre o tema.
Parabéns ao WhatsApp!
Com informações de http://www.itpro.co.uk/