Últimas notícias

Fique informado

Alan Turing é homenageado pelo Banco da Inglaterra

30 de março de 2021

Spotlight

O que é PKI? Definição e guia para infraestrutura de chaves públicas.

A infraestrutura de chave pública – PKI, em português ICP – gerencia a identidade e a segurança nas comunicações da Internet para proteger pessoas, dispositivos e dados.

13 de maio de 2021

GlobalSign anuncia mudanças no comprimento da chave de assinatura de código

Os clientes TSA devem migrar para os novos URLs até 1º de junho de 2021.

12 de maio de 2021

Entrevista com Daniela Costa – VP da Arcserve LATAM – sobre Proteção de dados e soluções de backup

Daniela Costa, VP Arcserve Latam, fala sobre o porque as corporações precisam repensar suas estratégias de backup.

7 de maio de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

O que o futuro da segurança na Internet mantém em 2019 segundo especialistas da Sectigo – Ouça

Especialistas em identificação digital e criptografia da Sectigo se reúnem para traçar as principais questões sobre segurança na internet em 2019

21 de janeiro de 2019

O Banco da Inglaterra apresentou a nova nota de £ 50, que homenageia Alan Turing por seus trabalhos nas áreas de matemática e ciência da computação, bem como por seu papel na quebra do código Enigma usado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.

Por Vivaldo José Breternitz

Vivaldo José Breternitz – Doutor em Ciências pela USP e professor no Mackenzie

A cédula entrará em circulação em junho, e além de ressaltar sua produção científica, é um reconhecimento das perseguições que Turing sofreu em função de sua homossexualidade. Ele era abertamente gay entre amigos, mas em 1952 foi preso e acusado de “indecência” por relações homossexuais, que eram ilegais na Inglaterra e no País de Gales até 1967.

Turing não negou as acusações e foi condenado à castração química; morreu dois anos depois, aos 41 anos, após comer uma maçã em que fora injetado cianeto. Os historiadores ainda discordam se foi suicídio ou um caso de envenenamento acidental. Turing e outros condenados por razões semelhantes foram perdoados postumamente em 2017.

Turing é considerado o pai da ciência da computação, mas seus trabalhos foram além: estima-se que a quebra dos códigos nazistas encurtou a guerra em quatro anos e salvou 21 milhões de vidas. Homenageá-lo agora é uma forma de reconhecer sua contribuição para a sociedade e para a ciência, porém, mais importante, serve como um lembrete claro e doloroso do que perdemos com a perseguição e morte de Turing, e do que poderemos perder se as ideias que o levaram à prisão prevalecerem.

Em entrevista à BBC, seu sobrinho, Sir Dermot Turing, disse que ainda há muito trabalho a ser feito para honrar o legado de Turing, citando o incentivo à participação de mulheres nas áreas técnico-científicas e o incentivo para que crianças pertencentes a minorias étnicas sejam encaminhadas para essas áreas; disse também que se a sociedade não se conscientizar da necessidade de que isso seja feito, será ruim para todos.

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Crypto ID Indica: O Jogo da Imitação

Fingerprint technique could help prevent banknote fraud

Accenture lista ‘digital twins’ como uma das cinco principais tendências de tecnologia em 2021

O que é Criptografia?

Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original.

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e  soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.

Explore a coluna sobre Criptografia aqui no Crypto ID!