DINAMO Networks lança o primeiro HSM com algoritmos PQC aprovados pelo NIST e destaca inovações em identidade digital, pagamentos biométricos, custódia cripto institucional e combate à fraude com IA
Empresa lança o primeiro HSM com criptografia pós-quântica do Brasil e apresenta solução de custódia cripto institucional, identidade descentralizada (DID), pagamento com biometria e IA no combate à fraude e Pix, além de uma programação de podcast com importantes autoridades do mercado financeiro.
A DINAMO Networks, especialista em segurança digital que atua no projeto piloto do Drex e fornece infraestrutura de segurança das transações do PIX, participa de mais uma edição do Febraban Tech 2025 – o maior congresso de tecnologia e inovação do mercado financeiro no Brasil que acontece entre os dias 10 e 12 de junho, no Expo Transamérica, em São Paulo.
Por ser cotada como a maior edição da história, em seu estande, a DINAMO Networks lança o seu mais potente Hardware Security Module (HSM), DINAMO NG (Next Generation) – dispositivo de hardware quântico, utilizado para assinatura digital de transações, criptografia de dados, guarda de chaves criptográficas, geração de senhas fortes, anonimização de dados, entre outras funcionalidades.
A partir de agora com os novos algoritmos pós-quânticos aprovados pelo National Institute of Standards and Technology (NIST). Vale ressaltar que até 2030, os principais algoritmos de criptografia como RSA, ECDSA e DH serão descontinuados. Até 2035, estarão proibidos.
Novos métodos de autenticação biométricas, o uso de tecnologia blockchain e a disseminação da IA são apontados como os grandes agentes transformadores de mudanças no cenário corporativo de cibersegurança dos próximos anos. E por esse motivo, durante o Febraban Tech, os visitantes ainda poderão ter contato com a nova solução de pagamento por biometria da DINAMO, por meio da palma da mão, tecnologia presente em países como China, Índia, Japão e Coreia do Sul.
Outra solução de alta performance será o novo módulo PIX, que permite a guarda segura de chaves criptográficas, a gestão do ciclo de vida dos certificados, assinador ISO 20.022, performance e diversas camadas de segurança em todas as transações de pagamento instantâneo. Por meio de uma console amigável de gerenciamento, a empresa cria chaves criptográficas e utiliza as API´s, (Interface de Programação de Aplicativos) nativas com diferentes funcionalidades, de acordo com a sua necessidade.
A DINAMO Networks é a empresa que forneceu a tecnologia para a infraestrutura de segurança das transações do PIX dos principais bancos brasileiros e também para o Banco Central.
Identidade Descentralizada (DID)
A solução DID, desenvolvida com base em blockchain, resolve um problema de confiança entre transações ao validar dados de fontes confiáveis das credenciais do usuário e garantir que as pessoas tenham domínio sobre a liberação de suas informações para o meio digital.

“Atualmente toda transação de compra ou mesmo de abertura de conta demanda uma verificação em múltiplos sistemas para validar que o usuário é quem diz que é e isso incorre em um custo elevado para as instituições.
Com a nossa solução DID, o usuário libera estas credenciais sensíveis de forma controlada, através do acesso de um aplicativo que já terá estas credenciais validadas de fontes confiáveis, reduzindo a zero o custo de verificação das instituições e garantindo uma rede de proteção de dados mais robusta”, comenta o CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini.
Criptografia Pós-Quântica (PQC)
O tema Criptografia Pós-Quântica (PQC) se destaca no Febraban Tech devido ao seu impacto em termos de segurança para o sistema bancário nacional.
“Estamos tratando de um conjunto de algoritmos que visa substituir ou complementar os métodos de criptografia atuais, vulneráveis a ataques de computadores quânticos”. Apesar da expectativa em torno dos computadores pós-quânticos rondarem os próximos cinco anos, os avanços em segurança já se fazem presentes, inclusive pela demanda de regulamentação do National Institute of Standards and Technology (NIST). Nesta edição do Febraban Tech, a DINAMO realiza o lançamento do HSM DINAMO NG, cuja performance atinge 23K ops/seg assinaturas RSA e 10K ops/seg em assinaturas PQC.
“Quanto à criptografia é necessário estarmos sempre a frente das vulnerabilidades. Neste momento todo o sistema bancário está em fase de inventário, identificando e localizando chaves utilizadas em diversas aplicações e que deverão ser substituídas e além da nova tecnologia pós-quântica a DINAMO oferece uma camada extra de segurança: o barramento criptográfico que permite o gerenciamento e a centralização destas chaves, aumentando a segurança e a performance”, declara o executivo.
Custódia Institucional Segura
Entre as soluções DINAMO também apresentadas no FEBRABAN TECH 2025 estará a Custódia Institucional Segura que reflete um grande desafio do sistema bancário como um todo.
Com a crescente demanda por criptoativos, cada vez mais o processo de custódia deve ser entendido e assimilado de forma institucionalizada, garantindo que sua gestão estará protegida de ações individuais”, comenta Zanini. Ainda segundo ele, a companhia oferece soluções para que todo tipo de transação contenha uma custódia ativa, sendo ela “fria” (off-line), para casos de transações de grandes montantes com necessidade de acessos físicos (quente), para transações rotineiras.
Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial também será destaque nas soluções da DINAMO e tem sido um fator ofensivo para a segurança do sistema bancário e um desafio no combate à fraude.
“Falamos que fraudes com IA devem ser combatidas com a própria IA na análise comportamento e gerenciamento de todo o ciclo de vida dos usuários’, comenta o CEO.
Com base em machine learning – nossa solução rastreia padrões comportamentais a cada transação e reportar de forma supervisionada incoerências que podem acarretar fraudes e desvios. A partir disto, bancos e instituições financeiras podem se munir de ações secundárias de validação ATP e programar uma orquestração na qual todos os pontos de contato com clientes e usuários estejam centralizados para uma experiência com mais flexibilidade e segurança.
Biometria
Já a biometria coloca o Brasil entre os principais expoentes em tecnologia para sistemas bancários. O país tem adotado essa forma de verificação como um caminho sem volta para autenticação de identidade, geração de chaves de acesso e redução de riscos.
A biometria ajuda a diminuir vulnerabilidades causadas por ataques de phishing — uma forma de crime cibernético que engana as pessoas para obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários, por meio de e-mails, mensagens, sites falsos e outros meios.
Também contribui para combater engenharia social — técnica que manipula indivíduos a revelar informações sigilosas, realizar ações prejudiciais ou permitir acessos não autorizados. Ambas as práticas podem resultar em invasões e roubos. A biometria surge, assim, como uma ferramenta essencial de proteção.
Um levantamento da FGV aponta que se a tecnologia de autenticação a partir da biometria fosse desligada, haveria perda de R$4,7 milhões por dia no PIB e R$1,6 bilhão em um ano.
“Enquanto cartões e tokens contam com fricção de posse, a biometria pode ser facilmente autenticada através dos aparelhos celulares dos usuários, que realizam o uso de câmeras e digitais para acessar os serviços oferecidos. A tendência é que a biometria avance para a próxima camada de consumo, sendo um validador no momento de compras presenciais e online, tal como já é possível observar em outros países como a China”, destaca Zanini.
Para concluir Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks afirma que as empresas que estarão no Febraban Tech 2025 trarão muitas oportunidades de transformação digital para setor financeiro brasileiro e na promoção da inovação tecnológica e sustentável
“Temos a certeza de que a DINAMO com seu expertise tecnológico e de negócio, adquirido nos principais projetos nacionais como Drex, Pix, SPB, LGPD, entre outros estará contribuindo para inovação das instituições financeiras do País”.
Podcasts Tecnológicos

Mediados por Teco Medina, colunista da rádio CBN (Grupo Globo), os Podcasts Tecnológicos da DINAMO Networks no Febraban Tech 2025 prometem ser um dos destaques do evento.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e formação em Finanças pelo Insper, Medina conduzirá conversas com CEOs e diretores de importantes instituições financeiras e de tecnologia do país. Entre as confirmações estão os executivos da AB Token, Banco BV, Banco Central, Banco Inter, Banco VR, Bee4, Bradesco, Caixa Econômica, Foxbit, Sicoob, Valid e outras empresas.
As conversas abordarão temas estratégicos e altamente relevantes para o mercado, como: Evolução do Pix, Custódia Institucional Segura, Computação Pós-Quântica, Drex (Real Digital), Inteligência Artificial no Combate à Fraude e Identidade Descentralizada (DID)
Para a edição 2025 espera-se mais de com 180 empresas participantes e um público de mais de 55 mil visitantes.
Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/

Criptografia forte é o padrão que mantém bilhões de pessoas seguras todos os dias. O Crypto ID, como membro da Global Encryption Coalition, defende a criptografia forte como padrão para proteger a segurança de pessoas, empresas e nações.
Acreditamos que o debate sobre privacidade e segurança deve ser contínuo e transparente.
Acesse agora a Coluna Criptografia e mantenha-se atualizado.
O Crypto ID é um Parceiro Oficial de Mídia do FEBRABAN TECH em mais essa edição!
Inscreva-se no FEBRABAN TECH 2025 aqui e utilize nosso cupom de desconto.
C-CRYPTOID2025
