A empresa Arqit inventou um sistema que usa satélites para distribuir chaves quânticas para centros de dados
A Arqit desenvolveu um novo sistema de criptografia e o testou com alguns dos usuários governamentais e empresariais mais avançados do mundo.
Essas chaves são fornecidas usando um novo protocolo patenteado chamado ARQ19, que resolve o problema “Global versus Trustless” que anteriormente impedia a adoção do Satellite Quantum Key Distribution (QKD).
Arqit inventou ainda um método, chamado QuantumCloud ™ para traduzir os benefícios desta distribuição de chave quântica para qualquer forma de terminal ou máquina em nuvem, sem a necessidade de nenhum hardware especial. A primeira versão do QuantumCloud ™ será lançada para atendimento ao vivo para clientes comerciais em 2021.
Os clientes governamentais normalmente têm requisitos mais rigorosos de controle e estão mais inclinados a comprar “Instâncias privadas” de tecnologia de nuvem em vez de serviços gerenciados. A Arqit, portanto, projetou uma versão diferente de sua tecnologia para atender a essa necessidade e recrutou uma forte comunidade de parceiros de países aliados para colaborar na implementação do sistema FQS.
Os parceiros de colaboração incluem BT, Sumitomo Corporation, Northrop Grumman, Leonardo, QinetiQ Space NV, qtlabs e Honeywel. Outros países aliados ocidentais devem anunciar sua inclusão em 2021.
O FQS foi desenvolvido com o apoio da Agência Espacial do Reino Unido (UKSA, por meio de seu Programa Nacional de Inovação Espacial).
O sistema consiste em satélites dedicados, sistemas de controle e software QuantumCloud ™. Será fornecido aos governos aliados “Five Eyes” do Reino Unido e a outros parceiros internacionais, permitindo proteção soberana de ativos nacionais estratégicos e interoperabilidade para operações conjuntas.
Os primeiros satélites FQS serão integrados e testados no National Satellite Test Facility em Harwell perto de Oxford e devem ser lançados no LauncherOne da Virgin Orbit de Newquay na Cornualha em 2023, após o lançamento dos primeiros satélites comerciais Arqit. O papel da Virgin Orbit em fornecer serviços de lançamento responsivos para clientes governamentais de qualquer local é um acréscimo ao plano de implantar muitos satélites FQS para atender às necessidades de uma lista crescente de parceiros de países aliados.
O Presidente e CEO da Arqit, David Williams, disse: “O FQS permite a colaboração entre governos aliados da OTAN em todo o mundo para formar uma versão federada da infraestrutura QuantumCloud ™ . Também permite que a visão de Comando e Controle de Todos Domínios Conjuntos ganhe vida. O sistema FQS é global em sua natureza, e agora há um forte impulso em um consórcio internacional que une forças para colocá-lo em uso. “
O general Stephen Wilson, Diretor da Arqit Inc., disse: “Para os Aliados trabalharem juntos, o Comando e Controle Conjuntos de Todos os Domínios (JADC2) é essencial. Para o JADC2 funcionar, devemos ter uma identidade real, credenciamento e solução de gerenciamento de acesso. Tecnologia da Arqit torna possível a segurança de dados confiáveis. “
A Ministra da Ciência, Pesquisa e Inovação, Amanda Solloway MP, acrescentou: “Como uma superpotência científica global, o Reino Unido continua a fazer avanços na ciência quântica que está revolucionando a segurança cibernética em todo o mundo. Apoiado por financiamento do governo, a Arqit está abrindo o caminho no desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias quânticas de defesa contra ataques cibernéticos sofisticados contra governos nacionais, fortalecendo nossa resiliência e ajudando a todos nós a se recuperar melhor da pandemia. “
O CEO da Agência Espacial do Reino Unido , Graham Turnock , acrescentou: “As tecnologias espaciais foram incorporadas em quase todos os aspectos de nossas vidas diárias, e o financiamento da Agência Espacial do Reino Unido está acelerando nosso desenvolvimento como líder mundial em tecnologia espacial. Os avanços da Arqit em tecnologias quânticas fortalecerão o A resiliência do Reino Unido contra ataques cibernéticos prejudiciais, ajudando-nos a proteger nossos serviços essenciais. O anúncio de hoje mostra a atração do modelo da Arqit para nossos parceiros. “
Sobre Arqit Limited:
Arqit inventou uma tecnologia única de criptografia quântica que torna os links de comunicação de qualquer dispositivo em rede seguros contra formas atuais e futuras de hackers – até mesmo um ataque de um computador quântico. O produto da Arqit, chamado QuantumCloud ™, cria chaves de criptografia de software inquebráveis, usando satélite para fornecer informações quânticas aos data centers. As chaves são fáceis e eficientes de usar remotamente, sem necessidade de hardware ou interrupção do software. O software tem aplicação universal para todos os dispositivos de ponta e máquinas em nuvem do mundo. Com sede no Reino Unido e subsidiárias nos Estados Unidos, a Arqit foi fundada em 2017 pelo veterano da indústria de satélites do Reino Unido, David Williams. Visite-nos em www.arqit.uk.
FONTE Arqit
O Crypto ID é a maior fonte de consulta sobre criptografia no Brasil e na América Latina
Criptografia forte é o padrão que mantém bilhões de pessoas, empresas e nações seguras todos os dias
O Crypto ID é a sua porta de entrada para o mundo fascinante da criptografia, com conteúdos que exploram desde os fundamentos da cripto-agil até as mais recentes inovações em criptografia pós-quântica a geração de chaves baseada em fenômenos quânticos com o comportamento de partículas subatômicas.
Acesse agora a Coluna Criptografia e mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em segurança da informação.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e colegas!
Computação quântica: entenda por que essa tecnologia precisa estar no horizonte de todo CIO
A importância da segurança digital na evolução da computação quântica
Criptografia pós-quântica foi tema de palestra da Kryptus em evento de segurança da cibernética
Com a computação quântica, a criptografia nada perde. Ela evolui. Ouça