Sobre o SPB versão 3.0, convidamos Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks para falar sobre as alterações necessárias e também sobre o módulo DINAMO SPB dos HSMs fabricados pela Cia e utilizados pelo sistema financeiro
O novo protocolo de segurança do Sistema de Pagamento Brasileiro com novos algoritmos criptográficos serão obrigatórios, a partir de 02 de Outubro de 2021, conforme as regras do Banco Central do Brasil.
O objetivo das mudanças é aumentar ainda mais o nível de segurança das transação financeiras.
A partir de 14 de Maio de 2021 os preparativos para sua implementação terão início para que em 08 de Setembro o ambiente de homologação esteja disponível para os testes finais de operação.
Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB
O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é uma estrutura formada por diversas entidades, instituições e operações interligadas pelo Banco Central – BACEN.
O SPB interliga os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários, chamados, coletivamente, de entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF). Além das IMF, os arranjos e as instituições de pagamento também integram o SPB.
Simplificadamente a função do SPB é permitir a transferência de recursos financeiros, o processamento e liquidação de pagamentos para pessoas físicas, jurídicas e entre governamentais. Toda transação econômica que envolva o uso de cheque, cartão de crédito, ou transferência eletrônica passa pelo SPB.
Zanini, cita durante a entrevista o Algoritmo AES 256. Veja a seguir a definição do NIST:
“O Advanced Encryption Standard (AES) especifica um algoritmo criptográfico aprovado pelo FIPS que pode ser usado para proteger dados eletrônicos. O algoritmo AES é uma cifra de bloco simétrico que pode criptografar (codificar) e descriptografar (decifrar) informações.
A criptografia converte os dados em uma forma ininteligível chamada texto cifrado; descriptografar o texto cifrado converte os dados de volta em sua forma original, chamada de texto simples.
O algoritmo AES é capaz de usar chaves criptográficas de 128, 192 e 256 bits para criptografar e descriptografar dados em blocos de 128 bits.”
Links citados por Zanini durante a entrevista:
NIST: National Institute of Standards and Technology
Padrão de criptografia avançado: o que é e como funciona
Zanini fala sobre o PIX e como será o Webinar Executivo sobre PIX e LGPD
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
Desvende o Futuro da Criptografia com o Crypto ID!
Você está preparado para a era da criptografia pós-quântica?
O Crypto ID é a sua porta de entrada para o mundo fascinante da criptografia, com conteúdos que exploram desde os fundamentos da cripto-agil até as mais recentes inovações em criptografia pós-quântica a geração de chaves baseada em fenômenos quânticos com o comportamento de partículas subatômicas.
Fique por dentro das últimas novidades do NIST e FIPS!
Acompanhe as últimas atualizações dos padrões de criptografia do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) e os Padrões Federais de Processamento de Informações (FIPS), que ditam o futuro da segurança da informação. Entenda como ess as novas diretrizes impactam a proteção de dados e a privacidade em um mundo cada vez mais digital.
Dominamos todos os aspectos da criptografia, incluindo: Criptografia de ponta-a-ponta – E2EE, Criptografia simétrica e assimétrica, Criptografia quântica e Criptografia homomórfica.
O Crypto ID é a maior fonte de consulta sobre criptografia no Brasil e na América Latina.
Acesse agora a Coluna Criptografia e mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em segurança da informação.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e colegas!
Confira entrevista com o CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, sobre o PIX e pagamento instantâneo