Últimas notícias

Fique informado

Zanini, CEO da Dinamo Networks fala sobre o SPB 3.0

13 de maio de 2021

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

AES – Padrão de criptografia avançado: o que é e como funciona

O NIST estabeleceu o AES como um padrão de criptografia há quase 20 anos para substituir o antigo padrão de criptografia de dados (DES).

13 de maio de 2021

Zanini fala sobre o PIX e como será o Webinar Executivo sobre PIX e LGPD

O CEO da DINAMO Networks, empresa fabricante de HSMs, conversou com o Crypto ID sobre o funcionamento e outras questões sobre o PIX, novo sistema de pagamento instantâneo.

17 de setembro de 2020

Confira entrevista com o CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, sobre o PIX e pagamento instantâneo

Conversamos com Marco Zanini, especialista em segurança da informação, CEO da Dinamo Networks.

2 de julho de 2020

Sobre o SPB versão 3.0, convidamos Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks para falar sobre as alterações necessárias e também sobre o módulo DINAMO SPB dos HSMs fabricados pela Cia e utilizados pelo sistema financeiro

O novo protocolo de segurança do Sistema de Pagamento Brasileiro com novos algoritmos criptográficos serão obrigatórios, a partir de 02 de Outubro de 2021, conforme as regras do Banco Central do Brasil.

O objetivo das mudanças é aumentar ainda mais o nível de segurança das transação financeiras.

A partir de 14 de Maio de 2021 os preparativos para sua implementação terão início para que em 08 de Setembro o ambiente de homologação esteja disponível para os testes finais de operação.

Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é uma estrutura formada por diversas entidades, instituições e operações interligadas pelo Banco Central – BACEN.

O SPB interliga os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários, chamados, coletivamente, de entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF). Além das IMF, os arranjos e as instituições de pagamento também integram o SPB.

Simplificadamente a função do SPB é permitir a transferência de recursos financeiros, o processamento e liquidação de pagamentos para pessoas físicas, jurídicas e entre governamentais. Toda transação econômica que envolva o uso de cheque, cartão de crédito, ou transferência eletrônica passa pelo SPB.

Zanini, cita durante a entrevista o Algoritmo AES 256. Veja a seguir a definição do NIST:

“O Advanced Encryption Standard (AES) especifica um algoritmo criptográfico aprovado pelo FIPS que pode ser usado para proteger dados eletrônicos. O algoritmo AES é uma cifra de bloco simétrico que pode criptografar (codificar) e descriptografar (decifrar) informações.

A criptografia converte os dados em uma forma ininteligível chamada texto cifrado; descriptografar o texto cifrado converte os dados de volta em sua forma original, chamada de texto simples.

O algoritmo AES é capaz de usar chaves criptográficas de 128, 192 e 256 bits para criptografar e descriptografar dados em blocos de 128 bits.”

contato@dinamonetworks.com

Links citados por Zanini durante a entrevista:

NIST: National Institute of Standards and Technology

Padrão de criptografia avançado: o que é e como funciona

ISO 20022 | ISO20022

Dinamo Networks reforça importância dos serviços de segurança digital e criptografia com a validade da LGPD

Zanini fala sobre o PIX e como será o Webinar Executivo sobre PIX e LGPD



Sobre a DINAMO NETWORKS

Fabrica diversos modelos de Hardware Security Module (HSMs), ou, cofres digitais, para guarda segura e gerenciamento de certificados e chaves criptográficas. Os equipamentos conferem sigilo e garantem integridade de informações críticas aos negócios dos clientes, por meio de diversas funcionalidades.

Para o mercado SMB a DINAMO Networks desenvolveu o HSM DINAMO Pocket, que faz a guarda e a gestão segura de 200 certificados digitais. Em 2021 lançou a primeira plataforma mundial de soluções de segurança de criptografia e identidade digital em nuvem, a DINAMO Super Cloud, com ofertas de anonimização de dados, para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e projetos do PIX.

Visite o DINAMO Market Place

Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, fala sobre as novidades do mercado e a nova plataforma Supercloud

O que é Criptografia?

Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original.

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e  soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.

Explore a coluna sobre Criptografia aqui no Crypto ID!

Confira entrevista com o CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, sobre o PIX e pagamento instantâneo