De acordo com dados da pesquisa “NSFOCUS Global Threat Hunting System”, a alta de ataques DDoS (negação de serviço) no território brasileiro, nos últimos dois meses, está diretamente relacionada às eleições deste ano
Entre 1º de julho e 31 de agosto, foram cerca de 225 mil sites atacados, com destaque para agências governamentais e de notícias, instituições educacionais e operadoras de comunicação
. No mesmo período, em 2021, foram rastreadas cerca de 150 mil invasões, o que equivale a um aumento de 50%.
Entre os alvos que sofreram com as ofensivas virtuais, então a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (17 de julho), 16 prefeituras (31 de julho), Portal Globo e Kyatera (ambas em 10 de agosto) e o site do Governo Federal (29 de agosto).
Em relação as regiões mais afetadas, o estado do Rio de Janeiro concentrou 36,71% das ameaças, seguido pelo Espírito Santo, com 35,51%.
Segundo os dados analisados, o setor de operadoras de fibra ótica representou 86,35% das vítimas, sendo que boa parte dos alvos são instalações críticas e áreas governamentais.
“O tipo de ataque que observamos pode facilmente paralisar todos os meios de comunicação nacional, causando graves consequências não somente para as empresas e órgãos públicos, como também para toda a população. A cada ano que passa, as infraestruturas essenciais continuam sendo o principal alvo de ataques DDoS em grande escala”, ressalta André Mello, vice-presidente da NSFOCUS na América Latina.
Além da aceleração da era digital alimentar a intensificação dos crimes cibernéticos, a maior parte das ofensivas durou menos de 5 minutos, com uma alta proporção de ataques transitórios, o que indica que os invasores atribuíram grande importância a ação, além de mostrarem eficiência e investimento no confronto técnico, com ataques de curta duração.
Sobre a NSFOCUS
Fundada em 2000, a NSFOCUS é reconhecida como uma das líderes do mercado mundial em soluções de rede e segurança cibernética.
Hoje, opera globalmente com mais de 5.000 funcionários em duas sedes em Pequim e uma em Milpitas, na Califórnia, além de 40 escritórios espalhados pelo mundo.
Iniciou suas operações na América Latina em 2016 pelo Brasil e, desde então, já expandiu os negócios para o Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Equador e México.
Dentre os mais de 9 mil clientes, seis dos 10 líderes globais de telecomunicações, e quatro das cinco maiores instituições financeiras do mundo, são protegidas pela empresa. Para obter mais informações, consulte o site da NSFOCUS e siga o LinkedIn.
Como machine learning pode evitar fraudes em pagamentos
Mais de 40% das empresas não têm controle sobre os próprios dados
Cibersegurança e o protagonismo nas instituições de saúde
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.