Últimas notícias

Fique informado
Entenda o eSocial

Entenda o eSocial

09/03/2015

Para quem está se inteirando agora a respeito do mundo da certificação digital já deve ter “esbarrado” pela internet com o termo “eSocial”, mas você realmente sabe do que se trata esse projeto?

O CryptoDicas de hoje vai lhe auxiliar a tirar suas dúvidas sobre essa iniciativa que pretende unificar e tornar o contato entre trabalhadores e governo menos burocrático e mais digital. Confira:

O que é o eSocial?

O eSocial é um projeto que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal que tem como objetivo consolidar as obrigações da área trabalhista em uma única entrega.

Com o projeto é possível reunir e fazer a quitação de diversas obrigações que atualmente são enviadas em momentos e formas distintas.

Está inclusa no eSocial o envio de todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos referentes a relação trabalhista e previdenciária, assim como informações relevantes sobre os contratos de trabalho.

Os benefícios da implantação desse plano é tanto para os trabalhadores que poderão ganhar mais tempo devido a diminuição da burocracia, assim como para o fisco que conseguirá ter maior visibilidade para encontrar erros tanto no prazo como nas declarações.

Para as empresas o eSocial exigirá maior atenção referente aos prazos, principalmente no que se refere aos Registros de Eventos Trabalhistas – RET – ou seja a comunicação do empregador com seu funcionário a respeito de mudanças e direitos que ele possui.

Outra mudança que o programa trará é a multa e averiguação automática, logo as empresas precisarão estar organizadas para cumprir com suas obrigações tempestivamente.

Entre as informações que serão enviadas de forma centralizada pelo eSocial estão:
Admissões
Demissões
Horas extras
Diferenças salariais obtidas nos dissídios coletivos
Acidentes de trabalho
Informações ligadas à saúde do trabalhador
Afastamentos do trabalho
Controle das atividades desempenhadas
Tributos retidos
Informações para recolhimento do FGTS e INSS
Serviços prestados por autônomos e demais prestadores de serviço
Folha de pagamento

Para saber mais a respeito do programa e conhecer o regulamento e cadastrar-se basta clicar aqui.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<