O Fórum RNP 2025 divulga iniciativa que se soma à infraestrutura que recebe e processa grande volume de dados de projetos e universidades
A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) – em parceria com a Elea Data Centers – lançou nesta terça-feira (16), no Fórum RNP 2025, o Centro Nacional de Dados de Brasília (CND). Parte do Programa Conecta, o CND garante o armazenamento e processamento de grandes volumes de dados para as instituições de ensino e pesquisa.
A solenidade contou com a presença de representantes dos Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC) e das Comunicações (MCOM), além da RNP e da Elea Data Centers.

Para o diretor-geral da RNP, Lisandro Granville, o novo CND “representa um passo importante para o futuro digital do país e coloca o Brasil em um novo patamar de soberania digital”.
O lançamento do Centro Nacional de Dados aconteceu durante painel que detalhou as ações do Programa Conecta. A iniciativa do MCTI, executada pela RNP, visa fortalecer o ambiente tecnológico de instituições públicas de pesquisa e de ensino, ampliar a capacidade de armazenamento científico e facilitar a colaboração entre pesquisadores em todo o Brasil.
“O Programa Conecta transforma o presente e prepara o país para as próximas décadas. É um projeto de futuro que sustenta a ciência, a educação e a inovação no Brasil”, disse Granville. O diretor-geral da RNP afirmou ainda que “a união entre Estado, Academia e setor produtivo é o que garante uma infraestrutura dinâmica, preparada para acompanhar as transformações tecnológicas e sociais e capaz de projetar o Brasil para o futuro”.
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI e presidente do Conselho de Administração da RNP, Inácio Arruda, destacou o papel da RNP diante da necessidade de ampliação da conexão digital no país.
“Por meio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), buscamos garantir os meios para que a RNP possa ampliar sua capacidade de oferta de serviço de alta qualidade. Parabéns à RNP e ao país, que vai alcançando essa capacidade de ter mais segurança, mais controle e mais eficiência no uso das tecnologias digitais”, concluiu.
O diretor de Política Setorial do MCOM, Juliano Stanzani, disse que “conectar é a razão de existir do MCOM e, por meio do Programa Conecta, o ministério já entregou conectividade a 39 cidades de sete estados diferentes”.
Já Juscelino Pereira Silva, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, ressaltou a importância da RNP e do Conecta para as instituições federais de educação superior. “A RNP tem um histórico muito grande na cooperação com a educação superior no Brasil, com muito êxito na expansão da conectividade, o que reverbera na construção de cursos de qualidade em grandes e pequenos centros”

A diretora de Relações Institucionais da Elea Data Centers, Caroline Ranzani, comemorou a parceria com a RNP na implementação do CND-DF. “Para a Elea, essa parceria reflete uma visão comum: que a infraestrutura só faz sentido quando se traduz em valor para a sociedade. Ao lado da RNP, estamos criando não apenas datacenters, mas a base para uma economia digital mais robusta, sustentável e inclusiva no Brasil.”
Centro Nacional de Dados de Brasília
O CND de Brasília é o segundo de três centros previstos pelo Programa Conecta e foi implementado a partir de um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers – empresa líder no Brasil em construir e gerir data centers sustentáveis.
A infraestrutura será de fundamental importância para garantir o armazenamento e processamento de grandes volumes de dados para as instituições de ensino e pesquisa do Sistema RNP, especialmente para aplicações de alto desempenho computacional (HPC) e Inteligência artificial (IA).
A parceria com a Elea Data Centers é um fator estratégico para a RNP não só pela capacidade tecnológica, mas também pelo compromisso da companhia com a sustentabilidade. A Elea opera com 100% de energia renovável e certificada, diferencial importante que alinha o CND-DF às práticas de responsabilidade ambiental.
O primeiro CND foi inaugurado em 2024, em São Paulo. A RNP ainda prevê a instalação de um terceiro centro em Fortaleza (CE) com estimativa para início da operação no fim deste ano. Os CNDs ajudam na transformação digital das instituições acadêmicas brasileiras e apoiam o avanço científico no país.
Fórum RNP 2025
O Fórum RNP é promovido anualmente para estimular debates sobre os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco especial em assuntos estratégicos para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (SNCTI). A essência do evento está na colaboração. O encontro, que vai até quinta-feira (18), busca promover a conexão entre indivíduos e instituições, além de maximizar o impacto positivo das tecnologias emergentes no cenário socioeconômico brasileiro. Neste ano, a programação conta com palestras, painéis, workshops e flashtalks, além de uma área dedicada a negócios, com exposição de produtos e soluções.
Sobre a RNP
A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação. Seu sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, beneficiando 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores.
CrowdStrike oferece proteção de dados unificada para a era da IA
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























