As atualizações regulares de sistema e segurança enviadas pela Apple garante que o iPhone permaneça protegido contra tentativas de hackers
Por Adriano da Silva Santos
O iPhone é considerado por muitos o celular mais seguro do mundo, principalmente se comparado com qualquer outro smartphone Android.
No entanto, a sua segurança aprimorada não significa que se deva fechar os olhos para a proteção do dispositivo.
Embora seja muito raro, ele pode ser sim hackeado, especialmente se estiver sem bloqueio.
Com isso em mente, é importante que se saiba remover os vírus de telefones, caso necessite ou que o aparelho não esteja funcionando corretamente devido a um ataque lançado por hackers. Pensando nisso, separei sete dicas interessantes para ajudar nessa questão:
1. Remova aplicativos indesejados do seu iPhone
A primeira coisa a se fazer é remover os aplicativos do iPhone que não são usados regularmente. Isso garantirá que os dados não sejam enviados para desenvolvedores de aplicativos que podem não saber como lidar com eles da maneira certa.
Indico nesses casos fazer uma lista dos aplicativos que se usa diariamente e livrar-se de todos os aplicativos que ocupam espaço desnecessários.
2. Use uma VPN
É sempre a melhor opção navegar na Internet depois de conectar o telefone a um serviço VPN confiável.
Os hackers podem tentar rastrear um endereço IP e roubar seus dados importantes, seja o usuário conectado ao WiFi de casa ou a uma rede pública.
Uma conexão VPN máscara o endereço IP e torna quase impossível para hackers rastrear a identidade. Entretanto, é imprescindível também certificar-se de escolher uma conexão de internet confiável para poder navegar na internet com segurança.
3. Mantenha o iPhone atualizado
As atualizações regulares de sistema e segurança enviadas pela Apple garante que o iPhone permaneça protegido contra tentativas de hackers.
Caso não queira perder dados preciosos é interessante também atualizar o serviço sempre que uma grande atualização for lançada.
4. Ative o recurso “Encontrar meu iPhone”
Existe uma opção bastante prática que poucos clientes sabem, a possibilidade de habilitar “Find My iPhone”.
Essa função permite que o dispositivo seja recuperado caso perdido. Find My iPhone é o software de rastreamento integrado da Apple que usa a funcionalidade GPS para localizar o aparelho.
Quando esse recurso está ativado, a pessoa que encontra o iPhone não pode acessar ou limpar os dados do dispositivo.
5. Crie senhas fortes
Usar uma senha de quatro dígitos no seu iPhone não é uma opção segura. Para isso, se deve alterar as configurações de senha numérica para uma alfanumérica, que aumente a segurança do dispositivo.
Depois de entrar no aplicativo de configurações, localize Touch ID e senha, até definir uma senha personalizada. Aqui estão algumas dicas para criar uma senha forte:
-Nunca use nome como senha.
-Evite uma sequência de números ou caracteres.
-Inclua números e caracteres especiais.
6. Revise as configurações de privacidade
O menu Privacidade presente no aplicativo “Configurações” oferece a possibilidade de se rastrear todos os aplicativos que têm permissão para acessar dados privados.
Portanto, é melhor verificar a lista de aplicativos de vez em quando para garantir que nenhum aplicativo indesejado tenha acesso não supervisionado às informações confidenciais.
Verificar esta lista também ajudará a desinstalar todos os aplicativos do aparelho que não estejam sendo usados regularmente.
7. Criptografe os dados
A criptografia de dados é a coisa mais importante que se pode fazer para manter seus dados seguros. Ao usar um iPhone, se deve criar dados dos quais podem ser feitos backups em algum lugar seguro. A melhor maneira de criar cópias de informações sigilosas é usar o iTunes e seu recurso de criptografia.
Para executar esse processo é só iniciar o aplicativo iTunes na área de trabalho e conectar o iPhone ao computador.
A partir daí, selecione o dispositivo no menu e, ao criar uma cópia de dados, verifique a segurança ao clicar no recurso “Criptografar backup do iPhone”.
Isso criará cópias criptografadas que os hackers não podem acessar.
ChatGPT: Um futuro promissor ou caótico para estratégias de defesa?
A indústria precisa de um novo perfil de líderes na cibersegurança
Afinal, como unir ESG e cibersegurança em busca de governança efetiva?
Sobre Adriano da Silva Santos
O jornalista e escritor, Adriano da Silva Santos é colunista colaborativo do Crypto ID. Formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina.
Adriano Silva (@_adrianossantos) / Twitter
Leia outros artigos escritos por Adriano da Silva Santos aqui!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.