Temos visto o aumento no número de ataques, como é o caso das doações online, que têm se popularizado cada vez mais
Por Luiz Felipe Gheller
O uso da tecnologia tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, mas isso não é segredo para ninguém e você já deve ter lido muito sobre o assunto.
Essa mudança tem acontecido em diferentes setores da economia e algumas áreas que eram consideradas arcaicas ou que ninguém imaginava que pudessem ser automatizadas, estão se transformando digitalmente.
Ao mesmo tempo que estão ocorrendo essas transformações com base tecnológica, temos visto o aumento no número de ataques cibernéticos e ação de pessoas malfeitoras querendo se aproveitar de diferentes situações de vulnerabilidade, como é o caso das doações online, que têm se popularizado cada vez mais e sendo usadas por grande parte da população.
De acordo com um estudo feito pela Stone, em janeiro de 2021, o Brasil registrou um crescimento de 192% no número de ações solidárias e doações online durante o período de pandemia de Covid-19, em comparação com o período pré pandemia, em 2020.
Mas ao mesmo tempo que isso vem acontecendo, as ações dos criminosos também têm aumentado significativamente e nesse caso o uso de ferramentas como WhatsApp e redes sociais para fazer pedidos aleatórios e extorquir dinheiro vem crescendo.
Por conta disso, as plataformas digitais proporcionam mais segurança, transparência nas transações financeiras e dão a certeza de que as campanhas atingem um grande público, o que aumenta a chance de qualquer inconsistência ser identificada e o correto direcionamento dos valores arrecadados.
É importante que as plataformas tenham uma equipe responsável por acompanhar a evolução de cada vaquinha, disponibilizar todas as informações nas páginas de doação, analisar cada transação financeira e utilizar outros meios de comunicação, como e-mail, para encaminhar a comprovação de pagamento e prestação de contas e ainda explicar tudo de forma detalhada.
Além disso, é fundamental para quem promove a vaquinha divulgar alguns depoimentos e dados sobre os últimos doadores, visando promover ainda mais credibilidade. Isso fará toda a diferença para as pessoas interessadas em doar também.
Além disso, elas devem checar se a história da vaquinha está sendo contada de forma clara, se tem fotos e vídeos na página e se o criador presta contas do que já foi arrecadado.
Por fim, concluo que todos esses fatores vão ajudar a dar mais credibilidade para todas as partes envolvidas e aumentar sua visibilidade para atingir o valor final e principalmente evitar fraudes e ação dos criminosos.
Portanto, a transparência é o que move esse setor e que faz toda a diferença neste importante ecossistema.
Sobre o autor
Luiz Felipe Gheller, CEO do Vakinha, considerado o maior site de doações online da América Latina.
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