Forcepoint estende as políticas de DLP diretamente no WhatsApp por meio da plataforma Tuvis, permitindo que as organizações protejam dados
A Tuvis, provedora reconhecida de soluções de conformidade e segurança para comunicação corporativa multicanal, firmou parceria com a Forcepoint, empresa global em segurança de dados, para reforçar a proteção e a governança de dados no WhatsApp Business.
Com essa colaboração, a Prevenção contra Perda de Dados (DLP) da Forcepoint será integrada diretamente ao WhatsApp via plataforma Tuvis, garantindo a proteção de dados sensíveis em tempo real, sem comprometer a produtividade dos usuários.
De acordo com o WhatsApp Business, mais de 50 milhões de empresas utilizam a plataforma pela facilidade de comunicação. No entanto, essa conveniência traz um risco oculto: mensagens e arquivos frequentemente circulam sem o devido controle ou visibilidade, o que pode resultar em vazamentos de dados sensíveis ou no compartilhamento não intencional de propriedade intelectual.
Para enfrentar esse desafio, a Tuvis agora integra seus recursos de visibilidade e inteligência às modernas capacidades de DLP da Forcepoint, a fim de proteger dados sensíveis em repouso, em uso e em movimento — garantindo segurança de dados em todos os lugares, de acordo com a forma como as equipes trabalham atualmente.
Com a Forcepoint, os clientes podem entender quais dados estão em risco, adaptar políticas com base no contexto e aplicar a proteção por meio de uma estrutura unificada de políticas em todos os ambientes — incluindo o WhatsApp.
Proteção em tempo real para plataformas de comunicação dinâmica

Embora muitas plataformas de mensagens priorizem a privacidade dos usuários finais, carecem geralmente de controles corporativos robustos que imponham limites ou assegurem a confidencialidade em trocas com clientes, parceiros ou terceiros — o que expõe as organizações a vazamentos e riscos de conformidade.
“Essa parceria estabelece a primeira base abrangente para empresas que buscam proteger suas trocas de mensagens — seja com clientes ou fornecedores — sem abrir mão da agilidade na comunicação”, afirma Deborah Wanzo, CEO da Tuvis. “Nossa integração com a Forcepoint permite capturar e proteger todas as mensagens, anexos, áudios e arquivos compartilhados no WhatsApp Business em tempo real, garantindo uma experiência de colaboração e comunicação realmente segura.”

“À medida que empresas digitais adotam IA, soluções SaaS e plataformas de comunicação em tempo real como o WhatsApp Business, proteger dados em todos os seus fluxos se torna ainda mais essencial,” afirma Tim Puccio, Vice-Presidente de Canais Globais da Forcepoint. “Com a parceria com a Tuvis, estamos expandindo a arquitetura da Forcepoint Data Security Cloud para proteger dados sensíveis também em aplicativos de mensagens — permitindo que os usuários trabalhem onde for necessário, mantendo conformidade e controle contínuos.”
Como a Tuvis e a Forcepoint protegem dados no WhatsApp:
- Segurança de dados em qualquer lugar: amplia o DLP comprovado da Forcepoint para ferramentas de mensagens não gerenciadas, mantendo a experiência nativa do WhatsApp preferida pelos colaboradores, com proteção sempre ativa.
- Conformidade por design: atende a regulamentações como GDPR, LGPD, FINRA e SEC por meio de mecanismos automatizados de detecção, bloqueio e trilha de auditoria.
- Visibilidade operacional: reduz pontos cegos com monitoramento contínuo em canais de chat de alta velocidade.
- Alertas de incidentes em tempo real: envia notificações automáticas em casos de violação de políticas.
Sobre a Forcepoint
A Forcepoint é uma empresa global em segurança cibernética. As soluções baseadas em comportamento da Forcepoint se adaptam ao risco em tempo real e são fornecidas por meio de uma plataforma de segurança SASE nativa da nuvem que protege usuários, dispositivos e redes conforme as pessoas acessam a web e a nuvem. As soluções evitam o roubo ou perda de dados confidenciais e propriedade intelectual, independentemente de onde as pessoas estão trabalhando e eliminam violações causadas por pessoas internas. Com sede em Austin, Texas, a Forcepoint cria ambientes seguros e confiáveis para milhares de clientes empresariais e governamentais e seus funcionários em mais de 150 países.
INSS passa a usar procuração eletrônica para reforçar proteção de dados e segurança digital
Segurança de dados e conformidade: o papel do ERP

Leia mais sobre Privacidade e Proteção de Dados em nossa coluna dedicada a esse tema. São artigos sobre o que acontece no Brasil e no Mundo. Aqui!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























