O usuário precisa ler as “letrinhas miúdas” e saber quais dados estão ou não autorizados a ser compartilhados
Em agosto deste ano o Google lançou um novo sistema operacional móvel, o Android 13. Algumas marcas já possuem essa nova tecnologia, como a Samsung e a Xiaomi. Entretanto, existem algumas configurações escondidas, que os usuários precisam prestar atenção e tomar cuidado.
Para Francisco Neto, CCO e fundador da Appreach, empresa especializada em mobile marketing para aplicativos, dependendo da situação, a privacidade dos usuários pode não se tornar algo muito preocupante, pois o impacto ainda é pequeno perto do que coletam os grandes players de mercado, ou perto do que postamos voluntariamente nas redes sociais.
“Acho importante a escolha, mas o desafio é fazer o usuário ler as “letrinhas miúdas” e saber quais dados está ou não autorizando de ser compartilhado.” pontua o especialista em mobile marketing.
Dentre os benefícios do Android 13, está a sensação de privacidade que o usuário Android terá daqui pra frente, pois a funcionalidade adequada de certas aplicações, o usuário terá de flexibilizar nas permissões da tecnologia. Um exemplo disso é a localização, conexão WIFI, ou permissões para aplicativos de jogos mobile.
Algumas configurações viáveis do Android 13, que não pode ser ignorado, são as permissões de dispositivo próximo que o Google disponibilizou, impedindo que aplicativos de ouvido solicitem sua localização precisa ao tentar se conectar sem fio aos fones de ouvido.
Além disso, a solução impossibilita que permissões de Wi-Fi coletem seus dados de localização.
A Atualização se expande também, para o Painel de Privacidade, que permite ao usuário visualizar permissões que os aplicativos possuem, contudo o Google atualizou de modo que mostrará quais aplicativos usam cada permissão nos últimos sete dias, em vez das últimas 24 horas.
“A configuração de qualquer aparelho ou tecnologia que o usuário esteja utilizando é inevitável para que o mesmo possa se sentir seguro e confortável em utilizar qualquer tecnologia. Essas configurações muitas vezes resultam na escolha do usuário em tratar e utilizar algo pessoal por meio da tecnologia, sem ter seus dados vazados.” destaca Neto.
Na seção Segurança , o Android fornece uma visão geral do status do seu dispositivo. Ele mostrará quando a última atualização de segurança foi aplicada.
Além disso, você pode configurar o aparelho a seu gosto na seção Privacidade, lá as configurações são em torno do o histórico de localização do Google e os controles de atividade, redefinição de ID de publicidade, exclusão do ID de publicidade, além do gerenciador de senhas.
O Google ainda fala sobre a utilização ID de publicidade que diversos aplicativos utilizam. Um código exclusivo atribuído ao seu dispositivo que deve declarar a permissão do ID do anúncio em sua documentação.
“Caso seu aplicativo não declare essa permissão ao segmentar o Android 13 ou superior, o ID de publicidade será removido automaticamente e substituído por uma sequência de zeros”, diz o Google.
O Android 13 pode impactar em outros modelos de negócio, como o Marketing Mobile, estratégia de marketing que com o tempo vem ganhando ainda mais força.
Um desses impactos pode acontecer no inventário, tendo menos celulares que passam uma fonte mais ampla de dados, impactam menos pessoas, tornando o leilão mais competitivo, e o usuário mais caro.
A partir desse momento, parceiros estratégicos se tornam muito importantes num plano de mídia diverso e saudável.
Francisco Neto, finaliza enfatizando que há algo a ser pontuado devido ao melhoramento do Android 13. “Algo que devemos ter atenção é atualização e manutenção dessas permissões ao longo do tempo. Elas não serão mais default, o que acarretará em mais tempo do usuário configurando seu celular.” finaliza Neto.
Grupo de cibercriminosos ameaça usuários de Android com aplicativos VPN falsos
Novo malware bancário para Android representa alto risco aos usuários de mobile banking
Aplicativos de espionagem para Android: uma ameaça cada vez mais perigosa
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.