Últimas notícias

Fique informado
Cresce a adoção de Certificados Digitais nos Serviços Públicos

Cresce a adoção de Certificados Digitais nos Serviços Públicos

01/09/2017

Certisign investe no segmento público

 A Certisign, Autoridade Certificadora líder da América Latina, patrocina e participa dos dias 13 a 15 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, um dos maiores fóruns de TI para a gestão pública do País. No evento, a empresa apresentará soluções para os órgãos públicos transformar a comunicação e a prestação de serviço aos cidadãos.

De acordo com Pedro Luiz Bezerra, assessor da vice-presidência executiva da Certisign, por meio da migração dos processos físicos para o eletrônico, órgãos podem conquistar uma gestão  e operação ainda mais eficientes e, ainda, reduzir custos.

“Um dos caminhos é adotar a assinatura digital para formalização de documentos. Ela é gerada a partir do uso do Certificado Digital e tem o mesmo valor jurídico da manuscrita”.

Segundo dados do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), mais de 7,1 milhões de pessoas possuem um Certificado Digital e, portanto, podem assinar digitalmente documentos.

 Benefícios

As vantagens de utilizar uma aplicação com assinatura digital atinge tanto quem oferece o serviço, como quem usufrui, porque o cidadão pode realizar serviços no meio eletrônico com agilidade, assim como o órgão inicia e finaliza um processo em instantes.

“Basicamente funciona assim: o órgão define os documentos; o cidadão acessa o sistema do computador, celular ou tablet, faz o envio ou acessa um arquivo e assina-o. O documento é finalizado e enviado aos interessados e pode ser armazenado em nuvem ou onde desejar. Tudo resolvido sem papel, caneta, portador, deslocamentos e armazenamento físico”, comenta Pedro Luiz.

 Implementação

A assinatura digital pode ser implementada em sistemas novos ou legados por meio de códigos simples sem interferir na infraestrutura tecnológica da plataforma. Ou o órgão pode utilizar um portal de assinaturas customizado com suas próprias regras de negócio

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

Apenas usuários registrados podem comentar.