Os ativos digitais é uma categoria de instrumentos financeiros exclusivos do ambiente digital que tem ganhado o gosto do brasileiro
A DINAMO Networks, empresa especialista em segurança digital e criptografia, participante do projeto de segurança digital PIX brasileiro e do piloto do DREX (nova moeda digital nacional), promove no próximo dia 21 de março, às 12 horas, na sala VIP do Templo da Carne Marcos Bassi, em São Paulo, um encontro para networking entre CEOs, CFOs, DPO´s e gestores de empresas do segmento financeiro sobre o tema “custódia segura e governança para seus ativos digitais”. Para participar, basta fazer o cadastro aqui até o dia 20/03.
Os ativos digitais é uma categoria de instrumentos financeiros exclusivos do ambiente digital que tem ganhado o gosto do brasileiro. Segundo dados da Receita Federal, mais de 4 milhões de pessoas físicas relataram operações com ativos digitais em julho de 2023, o dado mais atualizado. Já na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), para se ter uma ideia, a quantidade de investidores chega a 6,2 milhões de contas ao todo.
Diante da enorme aderência à moeda digital no Brasil, espera-se pela regulamentação dos provedores desses ativos, conhecidos no mercado pela sigla Vasps (Virtual Asset Service Providers), e para isso foi aberta uma consulta pública pelo Banco Central do Brasil (BACEN), iniciativa que a DINAMO Networks fez parte encaminhando sugestões voltadas às melhores práticas para a custódia das chaves criptográficas dos criptoativos (chaves privadas) e para as transações efetuadas com essas chaves (assinaturas digitais).
Segundo Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, o ponto de maior relevância neste cenário atual é a importância da utilização de dispositivos de criptografia chamados de Hardware Security Module (HSM), que garantem tanto o armazenamento, a governança, como a proteção (custódia segura) das chaves privadas desses ativos.
“O uso da tecnologia de HSM, proporciona proteção avançada contra os ataques físicos e lógicos, garantindo controle total de acessos, integridade, segurança e posse das chaves criptográficas envolvidas”, revela. O HSM, inclusive, foi citado na pesquisa “HARDWARE SECURITY MODULES MARKET – GLOBAL FORECAST TO 2028”, como uma das soluções mais procuradas pelas empresas no mundo hoje, em especial, pelo alto nível de proteção contra vulnerabilidades no campo virtual, com certeza um assunto que será aprofundado no evento do dia 21.
Os pontos que embasam a defesa do HSM como a tecnologia mais indicada para proteção de chaves/ativos transcendem a teoria.
As atuais utilizações desse módulo de segurança nas melhores práticas de cibersegurança da indústria financeira e entidades governamentais reforçam a relevância da tecnologia, pois assegura a conformidade legal e aprimora a reputação dos participantes, auxiliando na adesão às regulamentações e diretrizes de segurança, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a ISO 27001 (padrão para sistema de gestão da segurança da informação publicado em outubro de 2005 pelo International Organization for Standardization e pelo International Electrotechnical Commission) ou a resolução 4893 do Banco Central (política de segurança cibernética).
“O HSM é a solução mais assertiva para armazenar e assegurar esses ativos. Ela tem função de operacionalizar transações de ativos digitais de forma segura e certificada, inclusive para abordagens que utilizam algoritmos mais sofisticados como multi-assinaturas. Além disso, o HSM segue padrões mundiais de certificações, como o FIPS 140-2”, explica Zanini sobre a utilização da tecnologia, que emenda dizendo: “nos meios financeiros, a utilização de HSMs é uma prática consolidada há décadas, desempenhando um papel essencial na segurança das transações bancárias, na proteção de identidades, nos acessos e na salvaguarda de informações sensíveis”, finaliza o CEO da DINAMO Networks.
Ainda direcionado ao universo dos ativos digitais, a companhia possui a DINAMO BLOCKCHAIN – uma solução criptográfica completa que garante 100% da segurança de seus ativos digitais, e que também será apresentada aos participantes do encontro. Trata-se de um cofre digital que, junto às regras e mecanismos de controle especializado, garante a gestão e segurança das chaves criptográficas usadas em blockchain e ativos digitais, podendo ser adquirido no modelo on-premise ou em Cloud (SaaS). Sem dúvida outro assunto que será pauta neste almoço.
Serviço:
Almoço DINAMO NETWORKS com executivos sobre “Custódia segura e governança para seus ativos digitais”
Local: Templo da Carne Marcos Bassi – R. Treze de Maio, 668 – Bela Vista, São Paulo – SP
Data: 21 de março
Horários: 12h
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
Maurício Balassiano assume o cargo de Diretor de Alianças na DINAMO Networks
DINAMO Networks promove encontro sobre transformação digital na área da saúde