No Dia Mundial da Criptografia DINAMO reforça que criptografia é alicerce invisível da economia moderna e oferece confiança no futuro
O Dia Mundial da Criptografia, ou mais comumente celebrado como Global Encryption Day, foi instituído pela Global Encryption Coalition em 2021 como uma data anual para sensibilizar o público e os governos sobre a importância de proteger e valorizar práticas de criptografia fortes.
A data serve para reforçar que fraquezas ou exigências de backdoors (acesso especial forçado) podem não só comprometer dados de cidadãos comuns, mas também pôr em risco a privacidade, a segurança cibernética e até a integridade de sistemas governamentais e corporativos.
No mercado financeiro, a criptografia tem papel central para prevenir fraudes, garantir sigilo em transações, proteger dados sensíveis dos clientes e atender a requisitos regulatórios. Por exemplo, no Brasil, houve um crescimento nas tentativas de fraude bancária de 10,4 % em 2024 em comparação ao ano anterior, estimando-se prejuízos em torno de R$ 51,6 bilhões caso essas fraudes se concretizassem.
A utilização de Hardware Security Modules (HSMs) e de sistemas de criptografia robusta reduz muito essa exposição, ao garantir que chaves criptográficas, assinaturas digitais e canais de comunicação permaneçam controlados, invioláveis ou, ao menos, extremamente difíceis de comprometer devido à necessidade de uso de permissões simultâneas e até mesmo pelos mecanismos físicos de proteção.
A DINAMO Networks, empresa brasileira com mais de 20 anos de atuação no setor de segurança digital e criptografia, destaca-se por prover infraestrutura criptográfica (HSMs), identidades digitais, gestão e guarda de certificados e chaves, geração de senhas fortes, anonimização de dados, orquestração antifraude, biometria completa, entre outras soluções de missão crítica para instituições financeiras, setor de saúde e educação.
A empresa, que conquistou recentemente sua certificação ISO 9001, fabrica seus próprios módulos de segurança de hardware (HSMs) certificados internacionalmente, incluindo certificação FIPS 140-2, nível 3, que são utilizados para criptografar dados, assinar transações financeiras como a do PIX, Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), processar cartões EFTs, entre várias outras aplicações. Essas soluções ajudam a mitigar fraudes, vazamentos e outros riscos financeiros e operacionais, reforçando a confiança de usuários, reguladores e parceiros.
Mas novas tecnologias como a Computação Quântica quebram inúmeros paradigmas da computação clássica e inova o modo de processar as informações, levando o mercado para outro patamar de evolução.
Por isso, os HSMs da DINAMO já contam com os novos algoritmos pós-quânticos aprovados pelo National Institute of Standards and Technology (NIST). Ressaltando que até 2030, os principais algoritmos de criptografia como RSA, ECDSA e DH serão descontinuados. Até 2035, estarão proibidos. Marcando uma nova era da criptografia.

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, destaca que o sucesso do combate antifraude passa invariavelmente pela criptografia e reforça que empresas e órgãos públicos e privados também precisam ser atentos à métricas de compliance para aplicação das tecnologias hoje disponíveis.
“O Dia Mundial da Criptografia reforça algo que já deveria ser óbvio: em um mundo cada vez mais digital, a segurança, a privacidade e a integridade de dados não são luxos, mas fundamentos. No mercado financeiro, especialmente, onde as somas envolvidas são altas e os impactos de uma fraude ou vazamento de dados podem comprometer não só empresas, mas economias inteiras, a criptografia robusta salva milhões – às vezes bilhões – de reais e protege a confiança no sistema”.
Empresas como a DINAMO Networks cumprem papel vital nesse ecossistema, fornecendo infraestrutura, tecnologia de ponta e práticas em nível mundial, que elevam a segurança no Brasil. Celebrar esse dia é celebrar também a consciência de que precisamos seguir investindo, regulando, pesquisando e aplicando criptografia forte, não só como ferramenta técnica, mas como salvaguarda efetiva de proteção de dados e sigilo de informações.
Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
DINAMO Networks se consolida como referência em segurança digital no Brasil
Aumente a segurança das transações PIX da sua instituição financeira com o DINAMO HSM
Orquestração Antifraude e Pagamento com Palma da Mão revolucionam segurança das Instituições
Criptografia Forte é o Padrão que Mantém Bilhões de Pessoas Seguras Todos os Dias

O Crypto ID defende a criptografia forte como padrão para proteger a segurança de pessoas, empresas e nações. Leia mais sobre Criptografia e mantenha-se atualizado.
Acesse e Compartilhe o Ebook AES, O Guardião dos Segredos Digitais

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























