DINAMO Networks lançou recentemente o primeiro HSM com criptografia pós-quântica do Brasil e apresenta solução de custódia cripto institucional, identidade descentralizada (DID) e barramento.
A DINAMO Networks, referência nacional em segurança digital, participa de mais uma edição do Blockchain Rio 2025, um dos maiores eventos Web3 da América Latina, que será realizado nos dias 06 e 07 de agosto, no ExpoRio, no Rio de Janeiro.
Com foco em inovação, finanças digitais, infraestrutura e compliance, a empresa chega ao evento como um dos principais destaques do setor de segurança e custódia institucional segura com grandes parcerias e cases de sucesso como: Projeto Pix e Piloto Drex do Banco Central, Bee4, BitGo, Fireblocks, Hathor, Bitpanda Technology Solution , Taurus entre várias outras.
Inovação em custódia cripto e criptografia pós-quântica
Participantes de importantes projetos, como no PIX e o piloto do Drex – futura moeda digital brasileira, a DINAMO posiciona a custódia institucional segura como um dos pilares da nova economia digital. No evento, apresenta soluções robustas principalmente em Custódia Segura de Criptoativos, mas também em assuntos essenciais no contexto Web3 como Proteção Criptográfica para Blockchains Permissionadas; Criptografia Pós-Quântica (PQC); Identidade Digital Descentralizada (DID), e, Barramento Criptográfico de Segurança.
Entre os lançamentos, destaca-se o DINAMO NG (Next Generation) – o primeiro Hardware Security Module (HSM) com suporte à criptografia pós-quântica desenvolvido no Brasil. O equipamento já incorpora os algoritmos aprovados pelo NIST (National Institute of Standards and Technology), antecipando-se às mudanças regulatórias que preveem a substituição dos algoritmos clássicos (RSA, ECDSA e DH) até 2030 e sua proibição total até 2035.

“O sistema bancário nacional está em fase de mapeamento e substituição de chaves criptográficas. O barramento criptográfico da DINAMO permite centralizar e gerenciar essas chaves com segurança e performance”, afirma Marco Zanini, CEO da empresa.
Com performance de até 23 mil operações/segundo em RSA e 10 mil em algoritmos pós-quânticos, o novo HSM da DINAMO eleva o padrão de segurança exigido para o novo cenário digital.
A custódia digital como infraestrutura da confiança
Durante o evento, Jean-Michel Guillot, Diretor de Produtos e Ativos Digitais da DINAMO, ministrará no dia 07 de agosto, às 15h30, uma palestra “A Infraestrutura da Confiança: A Custódia Digital como Pilar da Nova Economia”, abordando o impacto direto da custódia segura na consolidação do ecossistema financeiro digital.
A empresa também participa de um painel estratégico com nomes relevantes do setor, como Casimiro Vieira – Prosegur; Ádrili Sato – Brinks; Álvaro Olivares – BitGo, e, Caroline Nunes – ABToken. O objetivo é debater as diretrizes que devem orientar o futuro da custódia institucional no Brasil, sobretudo frente ao crescimento da adoção de criptoativos.“Com o aumento da digitalização e da circulação de criptoativos, a custódia precisa ser estruturada institucionalmente, com garantias de proteção contra riscos operacionais e individuais”, destaca Zanini.
A DINAMO apresenta, ainda, sua solução de infraestrutura para custódia digital, com dois formatos integrados: Cold (off-line) – voltado a operações de alto valor com acesso físico controlado e ambientes isolados, e Hot (on-line) – para transações rotineiras com máxima agilidade, desempenho e segurança.
Dentro do universo Blockchain Rio a DINAMO Networks também participará do LFDT Day – Capítulo Brasil, que acontecerá no dia 06 de agosto, das 11h50 às 12h40, com o tema: Besu Hub Brasil: Construindo Conhecimento em Comunidade.
Esse painel irá destacar a trajetória, o impacto do estudo colaborativo na formação da comunidade e os próximos passos para fortalecer o ecossistema de desenvolvedores e administradores de blockchain no Brasil. O engenheiro de soluções da DINAMO, Alexandre Gomes, será um dos painelistas do debate.
Identidade Descentralizada (DID) e Eficiência Regulatória
Outro ponto de destaque no estande da DINAMO – que estará localizado A07- será a solução de Identidade Digital Descentralizada (DID), baseada em blockchain. A tecnologia permite ao usuário controlar suas próprias credenciais validadas por fontes confiáveis, otimizando processos de verificação de identidade e eliminando etapas redundantes nas instituições.
“O modelo atual exige múltiplas checagens de identidade, o que gera altos custos e riscos. Com o DID, o próprio usuário compartilha dados validados de forma segura, reduzindo o custo institucional e ampliando a proteção de dados”, explica Zanini.
Além das inovações tecnológicas, o estande da DINAMO será ponto de encontro para executivos, diretores e especialistas do mercado financeiro que buscam entender como implementar segurança digital de ponta em seus processos de inovação.
“A Blockchain Rio reúne os principais agentes da transformação digital. A DINAMO estará presente não apenas com tecnologia de ponta voltada a proteção de ambientes blockchain, mas com toda a experiência adquirida em projetos como Drex, Pix, SPB, LGPD, entre outros”, conclui Zanini.
Fonte: DINAMO Networks
Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
DINAMOCAST no Febraban Tech 2025: Web3 nas instituições — da teoria à prática
DINAMO Networks é destaque no Blockchain.Rio 2025 com soluções em Custódia Institucional Segura
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.
Nesta edição de 2025, o Crypto ID tem a honra de ser novamente Media Partner oficial do Blockchain.RIO, trazendo ao público leitor o conteúdo mais atual sobre a tecnologia blockchain. Nossa cobertura cobre todo o espectro do setor — da tecnologia à regulação, passando por soluções práticas de aplicação — reforçando nosso compromisso com a informação qualificada e o fortalecimento do ecossistema Web3.

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!






























