DINAMO Networks debateu riscos cibernéticos e proteção digital no Fraud & Cybersecurity Finance Conference em SP mediado pelo Crypto ID
A DINAMO Networks, que é referência há 20 anos em segurança digital e soluções de criptografia e atua no PIX, no projeto piloto do Drex e em diversos projetos nacionais de segurança, uniu-se às discussões com o Banco Central do Brasil e os maiores bancos e instituições financeiras do país. O objetivo foi debater uma nova visão sobre o risco cibernético na estrutura do mercado nacional.
Diante dos recentes ataques hackers que geraram perdas bilionárias, as discussões sobre segurança foram alavancadas na busca por soluções que mitiguem os impactos financeiros em níveis B2B e B2C. A reunião das principais lideranças do setor ocorreu no Fraud & Cybersecurity Finance Conference, evento realizado em São Paulo, no WTC Centro de Inovações, na segunda-feira (20).

No painel sobre Gestão de Crises Cibernéticas, que analisou os principais cases dos últimos períodos, a empresa apontou os desafios enfrentados pelas instituições, as lições aprendidas e as boas práticas que devem ser adotadas a partir de então.

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks e painelista, discorreu sobre a relevância desses espaços para discussões e aprimoramentos que permitam o Brasil avançar, uma vez que o país está entre os principais focos internacionais de fraude e golpes financeiros.
“Nosso entendimento enquanto especialistas de segurança é que há negligência, uma vez que as instituições que atuam com o PIX e com o Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB) não instituem práticas claras de compliance, auditorias e uso de soluções como os HSM para criptografia e posse de chaves, para custódia segura. O elo mais fraco da corrente antifraude é sempre a ação humana e, quanto mais brechas neste sentido, maiores são os danos e mais complexa é a gestão de crises”, reforçou ele.

O painel Gestão de Crises Cibernéticas foi mediado pelo Crypto ID, com a participação de Susana Taboas, que considerou a discussão de grande relevância para o segmento, onde os participantes apresentaram indicações de cenários atuais e futuros para o setor financeiro.
Urgência Reforçada por Dados
Dados recentes reforçam a urgência dessas discussões. Segundo o relatório Global Economic Crime and Fraud Survey 2024, da PwC, 46% das organizações globais relataram ter sofrido algum tipo de crime financeiro nos últimos dois anos, número que sobe para 58% quando se trata de empresas brasileiras.
Além disso, o Brasil figura entre os países com maior volume de tentativas de fraude no setor financeiro, segundo a Serasa Experian. Esses números evidenciam que o mercado brasileiro é um dos mais visados por cibercriminosos, exigindo medidas cada vez mais robustas de proteção.
Nesse cenário, o Fraud & Cybersecurity Finance Conference consolidou-se como um evento estratégico. Com foco em soluções práticas e debates de alto nível, o evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior para compartilhar insights sobre ameaças emergentes, tecnologias de defesa e estratégias de mitigação de risco. A programação incluiu painéis sobre inteligência artificial, proteção de dados, evolução das fraudes e o papel da identidade digital.
Com esse encontro, houve não apenas o compartilhamento de conhecimento, mas também a consolidação de parcerias estratégicas para o fortalecimento da infraestrutura de segurança digital no Brasil. A troca de experiências entre setores público e privado é essencial para elevar o padrão de proteção das instituições financeiras e proteger milhões de consumidores dos riscos crescentes no ambiente digital.
Fonte: DINAMO Networks
Sobre a DINAMO NETWORKS

DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
DINAMO Networks se consolida como referência em segurança digital no Brasil
Aumente a segurança das transações PIX da sua instituição financeira com o DINAMO HSM
Dia Mundial da Criptografia, DINAMO Networks reforça linha de frente na segurança antifraude

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























