31 de outubro de 2008 marca o nascimento do Bitcoin como o conhecemos hoje, depois que Satoshi publicou um artigo intitulado: Bitcoin: “A Peer-to-Peer Electronic Cash System .”
Às 14h10 de 31 de outubro de 2008, o desconhecido criador do Bitcoin, sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, escreveu:
“Eu estive trabalhando em um novo sistema de dinheiro eletrônico que é totalmente peer-to-peer, sem intermediários de confiança.
As principais características
*Gasto duplo é prevenido com uma rede peer-to-peer.
*Sem banco central ou outro intermediário de confiança.
*Os participantes podem ser anônimos.
*Novas moedas são criadas por proof-of-work ao estilo Hashcash.
*O proof-of-work para geração de novas moedas também empodera a rede para prevenir gasto duplo.”
O white paper Bitcoin explica o problema com sistemas de pagamento eletrônico centralizado, como bancos e instituições financeiras, ao mesmo tempo que propõe como um protocolo ponto a ponto descentralizado e à prova de violação resolve o problema.
Simplificando, a solução de Satoshi no papel foi eliminar completamente o sistema terceirizado centralizado, que permitirá que as pessoas se tornem seus próprios bancos e negociem entre si sem depender de um “terceiro” para processar a transação.
Dois meses após a publicação do white paper, o primeiro bloco de Bitcoin foi extraído em 3 de janeiro de 2009.
A criptomoeda não apenas cresceu e se tornou muito dinheiro, mas também gerou uma indústria de trilhões de dólares do zero em pouco mais de uma década.
De acordo com o CoinMarketCap, o mercado total de criptografia vale mais de US $ 2,5 trilhões, com o Bitcoin detendo 44,2% desse valor com uma capitalização de mercado de US $ 1,1 trilhão, tornando-o a criptomoeda mais valiosa, como sempre foi.
O Bitcoin cresceu mais de 2.066.670.000% desde 2010, com o primeiro preço de negociação registrado sendo $ 0,003 no agora Exchange Bitcoinmarket.
Curiosamente, ao contrário da maioria dos projetos de criptografia, Satoshi Nakamoto não conduziu nenhuma venda pública ou captação de recursos para o lançamento do Bitcoin. A criptomoeda primária foi extraída pela comunidade criptográfica e, mais tarde, por grandes empresas de mineração de bitcoins como acontece atualmente.
Quem é Satoshi Nakamoto?
Até hoje, ninguém sabe a verdadeira identidade do pseudônimo que criou o Bitcoin porque ele sumiu de cena em 2010.
Independentemente de quem criou o protocolo, os relatórios afirmam que ele possui mais de um milhão de BTC, que vale mais de US $ 60 bilhões a preços de mercado atuais.
E, se você ainda nunca leu o white paper do Bitcoin, veja a versão traduzida no link a seguir e comece a leitura hoje mesmo!
Garanta a segurança de seus ativos digitais e de suas operações em Blockchain com o cofre digital mais confiável do mundo
As operações em Blockchain movimentam milhões diariamente, seja em criptomoedas, criptoativos e produtos como o NFT. Mas a segurança de seus ativos depende de uma guarda segura de sua chave privada e da inviolabilidade de sua hot wallet.
DINAMO Blockchain, a solução certa de segurança para seus Ativos Digitais
Blockchain é uma realidade que transformou o mundo financeiro e comercial. Mas, é preciso estar atento. Mais de US$ 7 bilhões já foram roubados em criptomoedas desde 2012, principalmente por meio do furto das chaves privadas. Ou seja, garantir a segurança dos ativos digitais passa por garantir a segurança das chaves privadas. E a DINAMO Networks vai ajudar você a manter as suas transações de ativos digitais seguras.
Fonte: Dinamo Networks
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/
Acompanhe artigos sobre Criptoativos, Tokenização, Criptomoedas em nossa coluna Crypto News!