O DINAMO Pocket é o primeiro Hardware Security Module (HSM) de pequeno porte no Brasil, a receber a certificação FIPS 140-2
Um grande presente de natal acaba de chegar ao mercado. Depois de passar por uma avaliação internacional de segurança bastante criteriosa do National Institute of Standards in Technology (NIST), o mais importante órgão tecnológico governamental americano, foi publicada a certificação FIPS do cofre digital DINAMO Pocket, muito utilizado por contadores, escritório de advocacia e clínicas médicas.
O equipamento, que também é homologado pelo INMETRO no Brasil, é o primeiro dispositivo portátil do mercado para guarda segura e gerenciamento de múltiplos certificados digitais (substituindo smart cards e tokens), pois guarda em um mesmo hardware até 200 certificados.
“Todos eles podem ficar armazenados em um único local com segurança e facilidade de acesso. Além disso, é possível receber um alerta de uso por e-mail, SMS e WhatsApp, e permitir o acesso simultâneo de múltiplos usuários”, explica Ronaldo Eschiezaro, diretor comercial da DINAMO Networks, fabricante do DINAMO Pocket.
Idealizado para micro, pequenas e médias companhias, o dispositivo de segurança que atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se adequa tanto pelo preço e modelo de negócio (locação/aquisição), quanto pelas funcionalidades às características deste mercado.
Para Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, a certificação FIPS é um reconhecimento internacional importante de segurança.
“Parabenizo toda a nossa equipe de engenharia e P&D, que trabalha ininterruptamente no processo de inovação e no aperfeiçoamento das melhores práticas e requisitos de segurança de nossas soluções em appliances e na nuvem”.
O executivo complementa: “Nos dedicamos a oferecer aos médios e pequenos clientes, a mesma alta tecnologia em Cyber Security que oferecemos aos grandes bancos”.
Em julho deste ano, a Fenacon – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – fechou parceria com a DINAMO Networks para, através dos SESCAPs e SESCONs de todo o Brasil, oferecer o Pocket gratuitamente aos seus associados, por 12 meses.
“Somos parceiros do Sescap/PR e da Fenacon e já estamos utilizando o DINAMO Pocket. Facilitou muito a gestão dos nossos certificados digitais e nos deu mais tranquilidade e segurança”, afirma Alceu Dal Bosco, sócio da Padrão Assessoria Empresarial Ltda e Presidente do Sescap/PR.
Vale lembrar que, como a responsabilidade da guarda dos certificados digitais são dos portadores, é recomendado que os certificados sejam armazenados em um ambiente apartado do servidor, que é vulnerável, para estar em conformidade com as normas de segurança.
O SESCAP-PR é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná que é a entidade que representa mais de 38 mil empresas de serviços no Estado.
Sercap-PR tem atuado junto a parlamentares estaduais e federais para salvaguardar interesses e solucionar problemas inerentes às categorias econômicas representadas. Participa efetivamente de ações que visam amenizar os problemas sociais, promovendo diversas campanhas socioambientais.
Entenda as principais funcionalidades do Pocket
Guarda de Certificados Digitais
O Pocket pode guardar todos os certificados digitais da empresa ou escritórios dentro dele. O Pocket mantém a guarda, a proteção e ainda controla o acesso individual aos certificados.
Todas as estações, servidores e aplicativos irão automaticamente usar os certificados dentro do Pocket. Não é necessário copiar os certificados para pendrive e nem utilizar os tokens ou smart cards para certificados A3.
O Pocket é compatível com certificados A1, A3 e todos os demais homologados pela ICP-Brasil.
Acesso individual aos Certificados Digitais
O Pocket controla o acesso individual aos certificados. Cada usuário tem senha e conta pessoal de acesso.
Desta forma sempre que alguém utilizar um certificado do Pocket, ele irá registrar o horário e o usuário automaticamente. Permitindo consulta e auditoria posterior.
É possível cadastrar novos usuários ou revogar o acesso a qualquer momento. Isso tudo sem alterar o certificado. A empresa pode ter um ou mais certificados com acesso individual.
Por exemplo: O time do Financeiro tem acesso ao certificado para NFE e SPED. O time Comercial tem acesso ao certificado digital para assinatura de contrato de venda de produto ou serviço.
Backup na nuvem dos Certificados Digitais
É possível manter um backup (cópia de segurança) de todos os certificados na nuvem. Caso aconteça qualquer imprevisto com o Pocket, o administrador poderá restaurar o conteúdo a partir da nuvem. Poderá restaurar no mesmo Pocket ou em outro equipamento novo se for necessário.
A empresa não precisa se preocupar com a cópia de segurança dos certificados digitais, o Pocket garante essa tranquilidade para a empresa.
Importação de Certificados A1 para dentro do Pocket
É possível importar os seus certificados A1 já em uso para dentro do Pocket. Após a importação todos os benefícios do Pocket estarão funcionando automaticamente.
A empresa pode até apagar as cópias dos certificados das estações, servidores e pendrives. O acesso ao Pocket é transparente a partir da estação ou servidor.
Uso de Pockets simultâneos em várias localidades
Caso a empresa tenha presença em diversas localidades, ela poderá manter Pockets em todas elas. Garantindo o acesso sem depender da Internet ou outra forma de comunicação entre os escritórios
Todos os Pockets irão compartilhar os mesmos certificados e usuários, tornando o acesso transparente mesmo para aquele usuário que constantemente está em um ou outro escritório da empresa.
Geração de Certificados A1 e A3 dentro do Pocket
A empresa pode gerar novos certificados A1 e A3 diretamente dentro do Pocket. Não é necessário adquirir tokens ou smart cards. A geração acontece dentro do Pocket.
O Pocket é compatível com a sua rede WiFi ou cabo, tanto faz. O Pocket tem acesso WiFi e também tem porta para conexão física para redes com cabo (Ethernet).
Rede elétrica 110V ou 220V, isso também é automático.
O DINAMO Pocket é fabricado no Brasil e atende as normas nacionais e internacionais de segurança. Para mais informações do DINAMO Pocket, acesse o link: https://www.dinamopocket.com.br, ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 97424-6682.
Sobre a DINAMO NETWORKS
DINAMO NETWORKS é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud.
Leia outros artigos sobre a Dinamo aqui!
Para saber mais sobre a Dinamo Networks acesse: https://www.dinamonetworks.com/