Últimas notícias

Fique informado
Dinamo Networks realiza evento sobre Pagamentos Instantâneos e anuncia treinamento sobre segurança dos HSMs para o SPI – Ouça

Dinamo Networks realiza evento sobre Pagamentos Instantâneos e anuncia treinamento sobre segurança dos HSMs para o SPI – Ouça

07/02/2020

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Hoje foi dia de discutir pagamentos instantâneos – Ouça

Luiz Gustavo Dutra, presidente da LogBank palestrou hoje – 6 de fevereiro

06/02/2020

Banco Central adquire solução da DINAMO Networks para pagamento instantâneo – Ouça

Banco Central trabalha no lançamento do Sistema de Pagamento Instantâneo utilizando os HSMs da DINAMO para segurança nas transações.

14/01/2020

Foi realizado ontem, 6 de fevereiro, em São Paulo no Hotel Renaissance evento organizado pela Dinamo Networks com o apoio do nosso canal sobre Pagamentos Instantâneos

A Dinamo Netwoks é especialista em segurança de identidade digital e criptografia e a maior fabricante brasileira de HSM – hardware security module.

Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), a forma de pagamento eletrônico mais próxima do dinheiro em espécie é a solução de pagamento eletrônico e por isso vem ganhando a atenção do mercado financeiro em todo o mundo.

Essa tendência segue o contínuo desenvolvimento tecnológico e a crescente expectativa dos usuários finais que priorizam operações em que tenham mobilidade para uso a qualquer hora e de qualquer lugar e que dispense dispositivos como máquinas especiais ou cartões e tokens.


A abertura do evento da Dinamo foi feita por Marco Zanni CEO da empresa anfitriã. Em seguida Ivo Mósca, coordenador da subcomissão de Pagamentos Instantâneos da FEBRABAN e Superintendente de Cash Management do Banco Itaú, falou sobre os desafios e benefícios do novo Sistema de Pagamento instantâneo Digitais.

Segundo Ivo Mósca, “A infraestrutura que permitirá fazer essas operações de pagamentos instantâneos no  Brasil foi nomeada pelo Banco Central como Sistema de Pagamentos Instantâneos -SPI.

O desenho dessa nova infraestrutura tem utilizado como referência diversos cases mundiais – já são mais de 30 países com o modelo de Pagamentos Instantâneos (PIs) em pleno funcionamento – e tem contado com a colaboração de instituições financeiras e não financeiras desde o final de 2018, quando o Banco Central divulgou os ‘Requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro’ (comunicado n° 32.927 e comunicado nº 34.085) e criou o Fórum de Pagamentos Instantâneos, que foi para sua 5ª edição no último 05 de Outubro de 2019.

O novo ecossistema em especificação trará uma série de benefícios além das conveniências aos clientes finais criando valor para o governo, empresas e até mesmo para os bancos.”

Em sua apresentação, Luiz Dutra, CEO LogBank também reforçou que os pagamentos são mais do que apenas transações financeiras, são ferramentas de impacto social. Sua palestra teve o tema: Carteiras Digitais e o Pagamento Instantâneo.

“Hoje, na LogBank, somos capazes de medir o número de famílias que já estão tendo suas rendas familiares incrementadas com a nossa solução, enquanto geramos EBITDA para as empresas a partir de um baixo CAPEX”, diz  Luiz Dutra, CEO Log Bank.

 

O futuro da economia mundial está no crescimento da renda familiar”, finaliza Dutra.

Marco Zanini em sua palestra abordou a segurança e proteção para o Ecossistema SPI – Sistema de Pagamento Instantâneo, e falou sobre a relevância de bons equipamentos para garantir a criptografia dos dados e velocidade das transações. Também falou sobre a PKI – Public Key Infrastructure, em português ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas, que no Brasil se denomina ICP-Brasil vai garantir que por meio dos certificados digitais embarcados nos sistemas de autenticação e a assinatura das transações como atualmente ocorre no SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro trará as garantias necessárias de criptografia e identificação digital a cada pagamento realizado.

 

Autenticação é o grande desafio do mundo nesse momento,” diz Zanini.

Para finalizar o evento houve um rico painel de debate com: Diogo Carneiro, CTO Picpay, Ivo Mósca, Coordenador da Subcomissão de Pagamentos Instantâneos da FEBRABAN, Luiz Dutra, CEO Log Bank e Marco Zanini.

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, Diogo Carneiro, CTO Picpay, Ivo Mósca, Coordenador da Subcomissão de Pagamentos Instantâneos da FEBRABAN e Luiz Dutra, CEO LogBank .

Segundo Zanini após a Dinamo ter vencido a licitação do Banco Central para o fornecimento dos HSM’s – equipamento que garantirá a segurança e melhoria de performance do processamento criptográfico do  SPI – a empresa vem sendo procurada pelo mercado financeiro para falar sobre os rígidos padrões de segurança do Banco Central do Brasil. Com isso, adiantou Zanini, “a Dinamo está preparando um treinamento* em que abordará as especificações técnicas dos HSMs para Instituições de pagamento operarem o pagamento Instantâneo. O treinamento será ministrado por nossos profissionais   de segurança da informação que em seu dia dia implementam projetos de segurança nos maiores bancos brasileiros.”

O que é Pagamento Instantâneo?

Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

A implementação do ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil, prevista para novembro de 2020, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Esse modelo está em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel.

A movimentação de valores se dá entre contas (corrente, salário, de poupança ou de pagamento), com os recursos imediatamente disponíveis para o recebedor em qualquer dia e hora, inclusive fins de semana e feriados.

Pagamentos instantâneos – infográfico do Banco Central do Brasil

Pagamentos instantâneos podem ser utilizados para várias formas de transferências

  • entre pessoas (transações P2P, person to person);
  • entre pessoas e estabelecimentos comerciais (transações P2B, person to business);
  • entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business).

Também podem ser utilizados para transferências que envolvam entes governamentais, como

  • pagamentos de taxas e impostos (transações P2G e B2G, person to government e business to government);
  • pagamentos de salários e benefícios sociais (transações G2P, government to person);
  • pagamentos de convênios e serviços (transações G2B, government to business).

Entre os benefícios para o pagador, ressalta-se o aprimoramento da experiência e a facilidade em iniciar pagamentos.

Novas formas de endereçar os pagamentos e previsão de confirmação de envio e de recebimento dos recursos são características importantes para melhorar a conveniência e a usabilidade para os pagadores.

Iniciar um pagamento instantâneo deverá ser tão simples quanto selecionar uma pessoa na lista de contato do telefone celular ou ler um código único de identificação, como um QR Code, por exemplo. Outro benefício dos pagamentos instantâneos é que eles poderão ser realizados por contas de pagamento.

Essa possibilidade faz com que a manutenção de uma conta bancária tradicional não seja necessária para a realização de pagamentos instantâneos.

Abre-se, assim, oportunidade para que instituições de pagamento possam atuar em nichos de mercado, com potencial para desenvolver produtos específicos para a população mal servida e excluída dos serviços tradicionais de pagamento, propiciando maior inclusão financeira.

O principal objetivo do BCB é criar um ecossistema de pagamentos instantâneos eficiente, competitivo, seguro e inclusivo.

Estiveram presentes no café da amanhã da Dinamo cerca de 120 convidados, em sua maioria, do mercado financeiro e como as inscrições para o evento excederam muito a expectativa a gerente de Marketing Kathia adianta que a empresa realizará eventos em outras capitais brasileiras.

Com informações de publicações do Banco Central do Brasil.

DINAMO Networks realizará treinamentos para Bancos e Fintechs sobre como utilizar o módulo de assinatura do SPI. O  treinamento é gratuito para uma inscrição por empresa e o investimento para a segunda inscrição terá o valor de R$ 990,00. Para outras informações sobre descontos progressivos, data, local etc entre em contato pelo telefone 11 3320 3136

 

Confira essa curta entrevista com Ronaldo Eschiezaro e Kathia Poli

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks falou exclusivamente com o Crypto ID