Menu

Últimas notícias

Fique informado

Direito e Tecnologia são temas de evento de tecnologia em São Paulo promovido pela ANCert

25/06/2019

A ANCert – Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital promove, em 5 de julho de 2019, a segunda edição do evento Integra Brasil Digital, no Hotel Braston em São Paulo

 

Durante o dia, serão promovidos debates e um ciclo de painéis sobre Certificação Digital, iniciativas de Governo Eletrônico, Proteção de Dados, Segurança de Informação, Direito e Tecnologia, entre outros temas.

Para esta edição, já está confirmada a participação de Marcelo Buz, Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, no painel sobre Governo Digital.

Marcelo Buz | Presidente-Executivo do ITI

Buz apresentará o case de sucesso da Certificação Digital no país e como essa tecnologia pode facilitar as iniciativas de Governo Eletrônico.

Neste painel, também estará presente André Tomiatto de Oliveira, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Luis Carlos Vendramin Junior, participará em conjunto com o consultor da associação, Cláudio Machado, do painel “Direito e Tecnologia: Identidade Digital e Blockchain”.

Para debater sobre Segurança da Informação e Proteção de Dados, estará presente Sergio Amadeu, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e membro representante da Comunidade Científica e Tecnológica no Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.

O evento, que conta com o apoio da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, promete ainda promover o encontro de advogados, pesquisadores da área de tecnologia e empresários do setor de Certificação Digital, além de impulsionar os debates sobre esta e outras tecnologias que impactam positivamente o dia a dia dos cidadãos e empresas.

 

  O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site da ANCert

 

Palestrantes que participarão do evento

Painel: Governo Digital

Marcelo Buz

Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação-ITI.

André Tomiatto Oliveira

Coordenador de Gestão de Tecnologia – Secretaria de Inovação e Tecnologia – Prefeitura de São Paulo. Confira o Currículo completo aqui.

Renan Vinícius de Souza

Debatedor/Mediador Presidente da ANCert Formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Formando em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Empresário sócio da Polomasther Corretora de Seguros e Certificação Digital, com experiência de 14 anos atuando como Autoridade de Registro da ICP-Brasil.

Painel: Segurança da Informação e Proteção de Dados

Sérgio Amadeu

Mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). É membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Membro representante da Comunidade Científica e Tecnológica no Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Confira o Currículo completo aqui

Rodolfo Avelino

Especialista em Segurança da Informação e Professor do Insper. Doutorando no programa de pós graduação em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC; Mestre em TV Digital pela UNESP (2014), pós graduado em Design Instrucional para EAD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá e Docência no cenário do ensino para compreensão pela Universidade Cidade de São Paulo (2010). Confira o Currículo completo aqui.

Joyce Souza

Doutoranda e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Comunicação Digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC (LabLivre/UFABC). Confira o Currículo completo aqui

Ruy Coppola Jr.

Advogado e consultor jurídico do escritório FCTK Advogados. Doutor em Direito e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito Empresarial pela PUC/SP, em Planejamento Societário e Negociação pela FGV. Professor e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em Direito Empresarial, e de pós-graduação em Direito Processual Civil. Curso de Negociação pela Universidade de Michigan. Presidente da Comissão de Inovação e Empreendedorismo da OAB/Santo André. Foi presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/SBC, e Membro da Comissão de Direito Bancário da OAB/SP. Autor de artigos jurídicos, e parecerista da Thomsom-Reuters (Revista dos Tribunais). É o responsável pelas áreas de direito empresarial, direito digital, direito bancário e de planejamento de empresas (societário e sucessório). Confira o currículo completo aqui

Thaís Covolato

Debatedora/Mediadora Especialista em Marketing e Comunicação Integrada e graduada em Comunicação Social – Jornalismo, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Comunicação Organizacional, Marketing e Relacionamento com o Cliente. Consultora de Marketing para empresas de Certificação Digital desde 2013. Confira o currículo completo aqui

Painel: Inteligência Artificial e IoT

Carla Oliveira

Especialista em Análise e Integração de Sistemas e pesquisadora independente de IA. Analista de Sistemas na CAS Tecnologia e mestranda em Ciências Humanas e Sociais, na área de Comunicação, Redes Digitais e Aprendizado de Máquina, pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Confira o Currículo completo aqui.

Aderlei Filho

Possui graduação sanduíche em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC (2015) e Ciência da Computação pelo Instituto Coreano Avançado de Ciência e Tecnologia – KAIST (2013-2014). Engenheiro de software com experiência em computação móvel, internet das coisas e sistemas distribuídos. Foi engenheiro na plataforma de Internet das Coisas da IBM, onde atuou no time de que desenvolveu a funcionalidade de autenticação com certificados digitais. Confira o Currículo completo aqui.

Rafael Sandroni

Mestrando em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO pela USP. Graduado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO pela FATEC. Especialista em Inteligência Artificial e proprietário da Grana Personal Finance. Confira o Currículo completo aqui.

Rafael Caporali

Mediador/Debatedor Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Corretor de Seguros habilitado pela SUSEP desde 2010, Ex-Presidente e atual diretor de Relações Institucionais da ANCert.

Painel: Direito e Tecnologia: Identidade Digital e Blockchain

Luís Carlos Vendramin Junior

Formou-se em Direito na Universidade São Francisco, em 1998. Começou no serviço extrajudicial em 1992, como oficial substituto no cartório de Registro Civil de Itatiba. Em 2007, após aprovação em concurso público, assumiu o Registro Civil do 2° Subdistrito de São José dos Campos. Atualmente, é Presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo – ARPENSP. Confira o Currículo completo aqui.

Cláudio Machado

Especialista em gestão de identidade do cidadão, interessado em todo ecossistema da identidade legal: o Registro Civil, a Identificação Civil, Cadastros Administrativos e Identificação Digital. É assessor da Arpen Brasil e vem desenvolvendo pesquisas sobre as boas práticas de Good ID junto ao ITS.Rio. Anteriormente, foi gestor de projetos no Governo Federal nos ministérios da Saúde e Planejamento, além da Dataprev. Confira o Currículo completo aqui.

Adriana Unger

Engenheira Mecatrônica e mestranda em Engenharia de Produção/Gestão da TI na Escola Politécnica da USP, professora e pesquisadora nos temas de BPM/Gestão por Processos, Sistemas de Informação Gerencial e Processos de Desenvolvimento de Software. Consultora em gestão empresarial e profissional certificada CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP (Association of Business Process Managment Professionals), atuando na modelagem e melhoria de processos no Quinto Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo e no Sétimo Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo. Atuou como líder da equipe de modelagem de processos de negócio do projeto – Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário (SREI) para o Conselho Nacional de Justiça – CNJ. É também consultora em Qualidade de Software na Fundação Vanzolini. Confira o Currículo completo aqui

Sara Coraini

Mediadora/Debatedora Especialista em Direito e Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica USP, POLI USP e em Ciências Forenses pela Oswaldo Cruz. Graduada em Direito pela Universidade Padre Anchieta. Advogada e consultora em Direito Digital. Vice-Presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert. Dedica-se aos estudos em Direito Constitucional, Direto Digital, Privacidade de dados pessoais, Vigilância, Identificação Digital. Confira o Currículo completo aqui

Painel: Novas aplicabilidades da assinatura digital

Assista o vídeo.

Sobre a ANCert

Fundada em 2011, a ANCert – Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital reúne Autoridades de Registro credenciadas na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A associação tem o objetivo de representar as Autoridades de Certificação nos diversos fóruns de discussão, proposições e formulação de políticas e regulamentos sobre a atividade de certificação digital no país.

Sobre o 2º Integra Brasil Digital

O evento INTEGRA BRASIL DIGITAL foi criado com o objetivo de reunir, inicialmente, as Autoridades de Certificação Digital no país para discutir as recorrentes mudanças do mercado de Certificação Digital.

Devido ao sucesso da primeira edição do evento, este ano a pauta foi estendida para outros temas, como Direito e Tecnologia, Governança Eletrônica, CyberSecurity, entre outros. A programação completa do evento está disponível no site da ANCert. 

Pular para a barra de ferramentas