Últimas notícias

Fique informado

Felipe Santa Cruz em seu discurso de posse como presidente da OAB Federal fala sobre modernização

06/02/2019

Felipe Santa Cruz

Felipe Santa Cruz, tomou posse como presidente do Conselho Federal da OAB 

Felipe Santa Cruz tem 46 anos e é ex-presidente da OAB-RJ, onde ficou por dois mandatos seguidos. Também foi presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro. Se formou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e tem mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Aos 40 anos de idade, Felipe Santa Cruz tomou posse pela primeira vez como presidente da seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para o triênio 2013-2015 e foi reeleito para o triênio de 2016/2018.

Em seu discurso de posse, dirigindo-se aos advogados, falou sobre a modernização da carreira.

Dirijo-me aos colegas advogados de todo o Brasil: vamos trabalhar dia e noite para trazê-los de volta à Casa do Advogado. Vamos ouvi-los, vamos abrir canais de diálogo, vamos construir pontes. A Ordem precisa ser um veículo constante de melhoria do seu trabalho, de geração de oportunidades a todos, de modernização da carreira.”

Frente a OAB RJ, Felipe Santa Cruz incentivou fortemente a capacitação dos advogados para a prática da advocacia moderna com o uso de tecnologia da computação. Um programa completo que tem início com o primeiro contato do advogado com um computador até o uso dos sistemas dos tribunais. Os cursos também incluem módulos sobre utilização da certificação digital para atos praticados no meio eletrônico.

Como presidente Conselho Federal da OAB ele passa a presidir a Autoridade Certificadora OAB que tem grande representatividade na Infraestrutura de chaves públicas brasileiras, ICP-Brasil.

Autoridade Certificadora OAB, mesmo sendo exclusiva para a emissão de certificados para advogados, em 2018 representou 7% do total de emissões de Certificados Digitais ICP-Brasil – ITI divulga ranking de emissões  –  A AC OAB disponibiliza aos advogados cerca de 450 pontos de emissão em todo o Brasil segundo informações do ITI publicadas no Mapa da Certificação Digital da ICP-BRASIL.

Tudo indica que em sua gestão frente ao Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz deva dar atenção a projetos que façam uso da tecnologia, onde se incluí a de identificação digital, que facilitem cada vez mais rotina dos advogados em suas atividades diárias com valor legal  e com todas as garantias de confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e não repúdio aos atos assinados eletronicamente.

Foto: OAB Conselho Federal

  Conheça a coluna do Crypto ID sobre Direito.